4 dicas de mobilidade para grandes empresas

Qualquer que seja o ramo de negócio de sua empresa, ela tem muito a ganhar com a mobilidade tecnológica. Imagine o vendedor em visita a um cliente. Ele se preparou para a visita, recolheu todas as informações que julgou relevantes sobre o produto e sobre as condições de negociação — mas, durante a conversa surge a oportunidade de negócio para outro produto.

Por mais que seja dedicado, o vendedor pode não saber tudo o que precisa sobre este outro produto, naquele momento. Então, o que ele faz — deixa passar a oportunidade? Pede para marcar uma entrevista em outro momento? Ou saca o celular e obtém, na hora, todas as informações que precisa para mostrar o produto e fechar a venda?

Se sua empresa adota estratégias de mobilidade tecnológica, certamente o vendedor escolherá a terceira opção. Quer saber como a estratégia pode ajudar sua empresa? Continue a leitura!

A mobilidade simplifica os processos

Ter as informações relevantes em tempo real, acessíveis em qualquer tempo e espaço, facilita o processo produtivo. É possível, por exemplo, capturar dados de forma bem mais eficiente e segura do que através dos tradicionais formulários de papel.

Além de reduzir os custos com papel e impressões, a mobilidade tecnológica também reduz as chances de erro no registro e na transcrição das informações.

Um corretor de imóveis, por exemplo, terá em suas mãos dados como unidades disponíveis, infraestrutura dos imóveis e preço. Poderá ter, também, as condições de financiamento oferecidas pelos bancos. Tudo isso contribuirá decisivamente para o fechamento do negócio.

Outra vantagem está no aumento das possibilidades de colaboração entre os diversos atores do processo produtivo.

A mobilidade facilita a gestão

Você é diretor de uma empresa e está visitando uma unidade de produção — portanto, longe do escritório —, quando surge uma demanda importante. Você precisa tomar uma decisão, mas, para isso, precisa de dados sobre o desempenho das vendas na última semana. Essa é mais uma situação em que a mobilidade tecnológica se mostra essencial.

Informações sobre o fluxo de caixa, ponto de  equilíbrio, evolução das vendas, lucratividade, etc., que são fundamentais na tomada de decisão, estão sempre à mão através dos smartphones ou tablets.

Dessa forma, nenhuma decisão precisa ser adiada. Consequentemente, a produtividade de sua empresa aumenta, e ela ganha condições privilegiadas de competitividade.

A mobilidade amplia a segurança das informações

Dois aspectos são importantes quanto à mobilidade tecnológica — a privacidade e a segurança das informações. Quão seguras estão as informações que circulam pela nuvem, nos celulares e tablets? Esses dois aspectos estão relacionados à capacidade do sistema de inspirar confiança em seus usuários.

As startups e demais empresas que oferecem soluções em mobilidade estão empenhadas em desenvolver aplicações que reduzam os riscos, aumentando a segurança e a privacidade das informações.

O uso de senhas fortes, a adoção da criptografia de dados, a possibilidade de autotravamento do aparelho e o seu bloqueamento remoto são algumas dessas soluções. É possível que o usuário, ao solicitar o primeiro acesso ao sistema através de determinado aparelho, tenha que confirmar o número PIN do smartphone, por exemplo.

Como começar a implantar a mobilidade tecnológica

Primeiramente, permita que sua força de venda utilize as ferramentas internas da empresa em seus dispositivos móveis, no exercício de suas funções.

Adote o BYOD — “bring your own device”, ou seja, “traga seu próprio dispositivo” — faça com que os colaboradores utilizem seus próprios dispositivos móveis, como smartphones, tablets e PDA.

Para aproveitar todo o potencial da mobilidade tecnológica, conheça o G Suite. Ele oferece um conjunto de soluções em mobilidade tecnológica para sua empresa, que a ajudarão a atingir seus objetivos com privacidade e segurança.

E você, está se preparando para adotar a mobilidade tecnológica na sua empresa? Tem dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto? Deixe seu comentário e participe da conversa!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.