4 novas ferramentas para melhorar os métodos de ensino dos professores

Professores têm vários papéis dentro de uma sala de aula. São comunicadores, colaboradores, criadores, críticos, educadores, etc. Para capacitar os alunos com essas habilidades e criar os líderes de nosso futuro, um professor competente nesses quesitos se faz cada vez mais necessário. Ao mesmo tempo que a tecnologia se torna um componente indispensável das salas de aula, o papel dos professores torna-se ainda mais importante.

No último encontro da ISTE (International Society for Technology in Education), a Google anunciou mais quatro ferramentas para que os professores possam engajar e empoderar ainda mais seus alunos. Confira as novidades a seguir:

Lançamento do Aplicativo “Google Expeditions”

Desde que a Google lançou a versão beta do projeto Expeditions em setembro de 2015, mais de um milhão de estudantes em 11 países fizeram, pelo menos, uma das viagens virtuais disponibilizadas. E a melhor notícia: a partir de agora o aplicativo será disponibilizado gratuitamente para todos.

Para começar a utilizar o Expeditions, os professores devem baixar o aplicativo em todos os dispositivos que serão utilizados. Com mais de 200 opções de jornadas para escolher, os alunos podem viajar para lugares distantes e aprender por meio de experiências imersivas.

O número de parceiros criadores de conteúdo para o Expeditions também aumentou e agora fazem parte do projeto provedores de conteúdo educacional consolidados, como a Houghton Mifflin Harcourt e a Pearson. O aplicativo já está disponível para Android e, em breve, estará disponível para iPhones e iPads.

Ao mesmo tempo que o Expeditions pode ser utilizado pela maioria dos dispositivos que os alunos ou escola já possuem (smartphones com o Google Cardboard e/ou tablets com opção de imagem em 2D) o site Best Buy Educators já disponibilizou kits do Expeditions completos para que as escolas possam adquirir. Esse kit é composto pelos dispositivos dos alunos, roteador, tablet para o professor, óculos de realidade aumentada e uma case para transporte do material.

Expeditions-TeacherView-noCopy

Empodere aulas orientadas em sala de aula com o Google Cast for Education

A colaboração é a chave para o sucesso dos alunos, mas, atualmente, na maioria das salas de aula, a utilização de projetores ou telas maiores está fora do alcance dos alunos. Se algum estudante quiser ou precisar compartilhar sua tela com o restante da sala, ele deve ir fisicamente até o projetor e conectar seu computador utilizando um cabo.

Da mesma forma, quando os professores estão dando aula e precisam apresentar algo para a sala, acabam ficando vinculados ao projetor. Os educadores estão ansiosos para superar essa barreira, tanto é que o compartilhamento de tela sem fio para as escolas foi um dos principais recursos solicitados pelos professores em 2015 (dados obtidos em escolas norte-americanas).

Dessa forma, a Google divulgou o Cast for Education, um aplicativo gratuito que permite que estudantes e professores façam compartilhamento sem fio de suas telas de qualquer lugar de dentro da sala de aula. O app suporta a reprodução de vídeos e áudios mesmo com a complexidade das redes de algumas escolas, possui controles internos para professores e pode ser utilizado em conjunto com o Google Classroom, o que facilita o convite dos alunos para participarem das aulas. E como o aplicativo roda no navegador Chrome, não exige novo hardware.

image01

image02

Acelere o ciclo de feedback através de Quizzes do Google Formulários

O recebimento de feedbacks em períodos curtos ajuda alunos a aprenderem e professores a ensinarem. Recentemente os quizzes do Google Formulários passaram a permitir que professores automatizem os processos de feedback usando questões de múltipla escolha e caixas de seleção. Dessa forma, eles podem gastar menos tempo contabilizando resultados e mais tempo ensinando.

Educadores também podem adicionar materiais de estudo nos formulários, websites suplementares ou vídeos – assim os alunos podem rapidamente gerar um feedback construtivo. Além disso, os professores podem obter feedback instantâneo sobre o progresso dos alunos, para que eles saibam quais lições precisam de mais atenção e o que ensinar de novo. A Google também adicionou um pedido comum dos educadores para impedir os estudantes de enviarem a si mesmos uma cópia de suas respostas.

gif 3

Desperte a criatividade dos estudantes com os apps no Chromebook

A Google tem um objetivo onde ela pretende criar e descobrir ferramentas que possam estimular as aptidões do futuro, incluindo a resolução de problemas, alfabetização digital, liderança e criatividade. Por isso, ela está sempre atenta ao que os professores e profissionais da educação tem a dizer a respeito de suas necessidades e está sempre anunciando novidades e atualizações de todos os tipos.

Na última divulgação, foram apresentados 3 novos apps: Explain Everything, Soundtrap and WeVideo. Os três aplicativos incentivam a criatividade e ajudam os estudantes a demonstrarem sua compreensão sobre diversos temas usando suas próprias vozes. Em paralelo a isso, a Google trabalha próxima de seus parceiros para que os apps sejam oferecidos a um preço especial para as escolas.

O que achou dessas novidades? Não deixe de conferir nossas próximas novidade sobre G Suite for Education!


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.