4 usos para o Google Alerts na sua empresa

Você por acaso sabe como funciona um feed? Aquele serviço que você assina para receber por e-mail notificações sobre as últimas notícias de um determinado portal, posts de um certo autor e por aí vai. Então agora imagine um recurso parecido com esse, só que funcionando com palavras-chaves buscadas no Google. Imaginou? Pois essa ideia já foi desenvolvida e se chama Google Alerts. Quer entender melhor o que é esse aplicativo e que utilidades pode oferecer para sua empresa? Então confira agora mesmo nosso post:

Afinal, o que é e como funciona o Google Alerts?

Basicamente o Google Alerts é um serviço oferecido pela Google por meio do qual o usuário recebe e-mails sobre novidades — sites, notícias ou artigos, por exemplo — em relação a palavras-chaves predefinidas. Se o usuário escolhe, por exemplo, “Bovespa”, toda novidade lançada na rede relacionada ao assunto será enviada para seu e-mail. É ou não é uma excelente forma de se manter sempre atualizado a respeito de um tema específico?

O processo de criação de um alerta é bem simples! Olha só: primeiramente, acesse o site do Google Alerts. Aí você verá um campo de pesquisa escrito: “criar um alerta sobre…”. Nesse campo você vai digitar as palavras-chave sobre as quais deseja receber novidades. Devidamente definidas, clique em “mostrar opções” para configurar direitinho como você receberá esses e-mails — qual a frequência, a língua dos sites, entre outras diversas opções. Aí é só pedir para se criar um alerta e pronto, é só esperar para ver!

Quais as utilidades dessa ferramenta para a empresa?

Se um recurso como esse já oferece diversas excelentes utilidades para um usuário comum, imagine só como pode ajudar uma empresa! Com ele, você pode estar 100% do tempo atualizado sobre assuntos essenciais ao melhor funcionamento do negócio para, a partir daí, tomar as decisões mais acertadas em tempo hábil. Vamos dar uma olhadinha em algumas das várias funcionalidades do Google Alerts na sua empresa?

Saber a opinião do mercado

Bem intuitivo, certo? Defina o nome da sua própria empresa como uma das palavras-chave dos alertas para ficar sabendo, praticamente em tempo real, quando sua marca for citada na rede e exatamente o que estão falando sobre ela. Essa é uma excelente estratégia de monitoramento da sua imagem. Faça o teste e veja por si mesmo!

Acompanhar os concorrentes

Além de manter as antenas ligadas para os comentários sobre sua própria empresa, é sempre bom estar inteirado no que seus concorrentes estão trabalhando. E fazer esse monitoramento mais de perto com o Google Alerts se torna tarefa super simples e prática.

Checar a variação de preço de insumos ou serviços

Algumas empresas precisam de determinados serviços para se manterem bem no mercado, não é verdade? Nesses casos, procurar saber sobre os preços de tais necessidades é uma atitude extremamente eficaz na hora da negociação. Uma notícia divulgada sobre o preço menor de algum outro fornecedor pode gerar uma redução de custo por parte do seu próprio fornecedor, para manter o cliente, ou até a decisão mais radical pela mudança.

Informar-se sobre assuntos relacionados ao negócio

Manter-se conectado com a área relacionada ao seu negócio é crucial para qualquer empreendimento. Saber o que acontece além dos portões da sua empresa é extremamente necessário para se manter atualizado, a par das novidades em relação à tecnologia e às mais novas descobertas e pesquisas, informações que podem gerar novas perspectivas para sua empresa, mantendo-o devidamente preparado para o que está por vir.

Agora que você já conhece as maravilhas que essa ferramenta pode proporcionar à sua empresa, comente aqui e nos conte: você já conhecia o poder do Google Alerts? Para quais outras utilidades você imagina que ele serviria? Compartilhe suas impressões conosco!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.