6 ferramentas de estudo online para seus alunos

Antes considerado artigo de luxo, hoje o acesso à internet se popularizou bastante no Brasil e no mundo, tornando-se parte indispensável do dia a dia de grande parte das pessoas, sobretudo dos mais jovens. Na web, você pode se conectar com amigos e família, jogar, conhecer curiosidades e detalhes sobre a cultura de países do mundo todo, distrair-se, assistir a filmes e séries e também estudar.

Para além das redes sociais e dos vídeos de comédia e animais fofos, a internet pode se tornar um grande aliado nos estudos e na construção do aprendizado para professores e estudantes.

Por isso, fique ligado nessas seis ferramentas de estudo online fantásticas para serem inseridas no dia a dia dos estudantes.

MECFlix1. MECFLIX

Pensando em alunos em fase de preparação para o vestibular, uma boa dica é o MECFLIX. Com nome inspirado em um famoso site de reprodução de filmes e séries, o Governo Federal lançou uma plataforma gratuita que traz uma série de videoaulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), principal forma de ingresso em grande parte das universidades brasileiras, que acontece neste ano nos dias 5 e 6 de novembro.

enem2. Enem 2016 Simulado Gabaritando

Ainda pensando no Exame Nacional, uma boa opção de aplicativo para smartphones com sistema Android é o Enem 2016 Simulado Gabaritando. Disponível na Google Play, ele conta com simulados preparatórios cronograma de estudos, notícias e dicas para a prova, além de videoaulas e resumos da matéria. O download é gratuito.

 

mesalva-red-home3. Me Salva

Outro auxílio para os estudos em casa é a plataforma Me Salva, que traz uma série de materiais, videoaulas e exercícios voltados principalmente para alunos do Ensino Médio. Nela, ainda é possível que o professor crie turmas online para disponibilizar de maneira mais rápida e fácil os conteúdos escolhidos.

unnamed4. Google Drive

Criado por um dos gigantes da internet para servir como um serviço de armazenamento e transmissão de arquivos, o Google Drive oferece inúmeras possibilidades para o ambiente da sala de aula. Gratuito, ele possibilita que mais de uma pessoa edite o mesmo material simultaneamente pela internet, em qualquer lugar. Com ferramentas de texto, apresentação de slides e planilhas, ele facilita os trabalhos em grupo, ao eliminar a barreira geográfica e facilitar a interatividade. Além de tudo, economiza espaço no computador e pode ser acessado até mesmo do smartphone.

Escola_Games5. Escola Games

A gamificação é uma nova maneira de se atrair a atenção dos alunos nessa nova era tecnológica, utilizando de jogos e competições para ensinar conteúdos educativos. Uma ferramenta que pode auxiliar nesse processo é o site Escola Games. Com mais de 80 games disponíveis para crianças acima de cinco anos, ele ensina conteúdos como língua portuguesa, matemática, história, geografia e até inglês por meio de jogos extremamente interativos.

 brasil escola6. Sites de estudo por conteúdo

Existe uma infinidade de sites especializados em determinadas áreas de conhecimento, trazendo inúmeros conteúdos exclusivos desenvolvidos por professores especializados e que podem ajudar em trabalhos de casa e em pesquisas. A web está cheia deles, basta procurar. Alguns exemplos são: Só Matemática, Só Física, Só Biologia, Só Geografia, além do Brasil Escola, que traz material diversificado sobre diversas vertentes de ensino.

E aí, gostou dessas dicas de ferramentas de estudo online? Para ampliar ainda mais a experiência e conquistar definitivamente os seus alunos, acesse esse artigo com 5 dicas para montar uma aula criativa usando tecnologia.

QI_CTA_GuiaIProfessores


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.