6 passos para identificar o real uso da Computação em Nuvem
Atualmente, temos várias palavras em voga no universo empresarial. “Nuvem” é uma das delas e está se popularizando rapidamente. Todos estão encantados com a possibilidade de armazenamento de dados sem restrições geográficas, protegidos com segurança e podendo ser acessados em qualquer lugar. Um CRM na nuvem, por exemplo, dá às empresas a possibilidade de gerenciar o relacionamento com o cliente de maneira fácil e flexível.
Cloudwashing (“lavagem da nuvem” em uma tradução livre), é a tentativa intencional e por vezes enganosa de ressuscitar um produto ou serviço, associando a palavra “nuvem” a eles.
Muitos provedores de softwares anunciam “soluções cloud” que não são bem o que parecem, explorando a terminologia popular enquanto escondem custos e complicações.
A seguir, apresentamos o teste de seis etapas que mostra que é preciso atenção redobrada na hora de escolher soluções cloud de CRM:
1. Quais são os requisitos de conexão?
Cloud verdadeira: Necessita apenas de conexão com a internet. Geralmente roda em seu navegador.
Cloud falsa: Precisa de softwares instalados em seu computador ou de um servidor local.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
Mais fácil de abrir e executar;
-
Menores chances de dar errado;
-
Problemas mais fáceis de resolver.
Segundo pesquisa da empresa americana ElasticHosts, 83% das empresas tem de cortar seu investimento em marketing para utilizá-lo em pesquisas que buscam saber quais fornecedores são verdadeiramente cloud e quais são meramente empresas de hospedagem que usam a palavra “cloud” em seus produtos e serviços.
2. Que tipo de software é necessário?
Cloud verdadeira: Nenhum software local precisa ser instalado.
Cloud falsa: Um “Software Cloud” precisa ser instalado.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
Não há necessidade de instalação de software local, reduzindo o tempo e os custos de configuração para a sua empresa;
-
Se o software estiver instalado de forma local, não há benefícios além das soluções de CRM tradicionais “on site”.
3. Onde estão os servidores
Cloud verdadeira: Usa servidores espalhados em diferentes regiões ao redor do mundo.
Cloud falsa: Instalado em um único servidor.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
Maior segurança em caso de desastre local;
-
Menor chance de perda de dados;
-
Maior disponibilidade, permitindo o acesso aos seus dados a qualquer momento e de qualquer lugar.
4. De que forma é cobrado?
Cloud Verdadeira: Cobra por usuário ou outra unidade semelhante.
Cloud falsa: Cobra encargos adicionais, como “taxa mensal”.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
As verdadeiras soluções cloud computing devem cobrar apenas pelo que você usa.
-
A separação do preço total é feita no primeiro momento, deixando claro o que você terá para o valor que pode pagar.
“Para realmente seguir o modelo Cloud, o software deve ser vendido com base em métricas de uso que façam sentido para o usuário final.”
Thoran Rodrigues, TechRepublic
5. Você pode adicionar ou remover serviços facilmente?
Cloud Verdadeira: Os serviços podem ser adicionados ou removidos de acordo com as suas necessidades através de um ambiente virtual self-service.
Cloud Falsa: Os serviços exigem intervenção manual significativa do provedor.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
Adição de serviços como e quando necessário – isto quer dizer, não ter que esperar para ficar online.
-
Plataformas de autoatendimento e atendimento final pelo telefone para finalizar a resolução do problema.
-
Os custos são menores, uma vez que seu fornecedor não precisa contratar tantos funcionários para atender ao cliente.
6. Funciona em qualquer lugar?
Cloud verdadeira: Facilidade de acesso em qualquer lugar com conexão a Internet..
Cloud falsa: Muitas vezes precisa de uma configuração com rede VPN ou de produtos de terceiros para oferecer acesso mobile.
Vantagens de uma solução cloud legítima:
-
Um software de CRM, por exemplo, só é eficaz se seus funcionários conseguem mantê-lo atualizado com informações relevantes.
-
Fácil acesso de qualquer lugar, para que o seu sistema CRM permita o aumento da produtividade, garantindo que sua equipe possa usar todos os recursos do CRM e ver as informações mais recentes de clientes em qualquer lugar, a qualquer hora.
É importante lembrar que:
-
Softwares na nuvem oferecem uma série de benefícios, como a redução de custos, manutenção mais fácil e menor vulnerabilidade.
-
Softwares na nuvem também são mais escaláveis, o que significa que você mesmo pode atualizar seus sistemas de forma muito simples, conforme o crescimento de sua empresa.
-
Porém, não tome apenas a palavra do vendedor como a verdadeira – nem todos os softwares “cloud” são aplicações na nuvem legítimas. Certifique-se de que eles possam responder todas as perguntas sobre o funcionamento, onde o servidor está instalado e a facilidade de atualização.
Artigo original: Is it real cloud or fake cloud? The 6-step test