9 motivos para criar um e-mail personalizado agora mesmo

A internet simplesmente revolucionou a comunicação e a forma de se fazer negócios, implementando novas práticas e perspectivas que mudaram completamente os hábitos da população mundial. E um dos conceitos desses novos tempos diz respeito aos endereços de e-mail usados profissionalmente por aí. Nesse caso preferimos até já adiantar: por mais que seja extremamente fácil obter um e-mail gratuito com @gmail.com, esse tipo de endereço não oferece — nem de longe! — a mesma credibilidade de um legítimo @nomedaempresa.com.br. Até sem o endereço completo já faz diferença, não acha?

E são diversas as vantagens para uma empresa usar um e-mail próprio, que incluem transmitir mais credibilidade, captar mais negócios e até servir de acesso fácil ao site. Além disso, ter um e-mail próprio proporciona funcionalidades únicas à empresa, que poupam não só tempo como recursos. E ainda tem mais: se você gosta da interface do Gmail, não precisa abandoná-la para usar um e-mail corporativo, afinal de contas, o G Suite oferece todas as vantagens do sistema Google para endereços personalizados!

Pronto para investir nessa solução o quanto antes e já sair na frente da concorrência no mercado? Então confira no post de hoje 9 excelentes motivos para criar um e-mail personalizado agora mesmo:

Serve de cartão de visitas

Um contato por e-mail pode servir como uma excelente via de negócios, até mesmo se não tiver as vendas como assunto inicial. Ao se deparar com um e-mail do tipo @nomedaempresa.com.br, o destinatário se sentirá suficientemente seguro para fazer negócios com aquela empresa, muito mais do que ficaria se recebesse exatamente a mesma proposta de um endereço pessoal. Seu e-mail serve como um ótimo cartão de visitas, chegando a contatos muito estratégicos já causando uma boa primeira impressão.

Transmite mais seriedade

Coloque-se no lugar do seu destinatário: você encara com mais credibilidade uma mensagem de remetente @servidor.com ou @nomedaempresa.com.br? É claro que o segundo, mesmo que inconscientemente, transmite muito mais seriedade para o destinatário, mostrando que a empresa realmente existe. Por passar mais credibilidade, esse passo também serve para legitimar o negócio diante das pessoas com quem você se comunica.

É extremamente acessível

É uma ilusão pensar que um e-mail personalizado para uma empresa custe caro. Em geral, é inclusive uma possibilidade oferecida juntamente com a hospedagem do site. Assim, se você já possui uma página na web, é muito possível que tenha direito a um ou até mais endereços de e-mail personalizados. Além disso, os negócios obtidos graças às vantagens de se ter um endereço único compensarão esses gastos em um piscar de olhos.

Oferece mais privacidade

Quando uma empresa passa a usar os serviços gratuitos de um sistema de e-mails, acaba confiando seus dados a esse servidor, o que pode não ser uma atitude muito estratégica para os negócios, já que qualquer vazamento de informações pode significar grandes problemas. Ao ter um e-mail personalizado, a empresa passa a ser a detentora dos seus próprios dados, o que proporciona muito mais privacidade e segurança para suas comunicações. Além disso, optando pelo Apps for Work você ainda tem a vantagem de contar com o sistema de segurança Google, que passa por constantes atualizações, estando sempre um passo à frente da concorrência.

Traz funcionalidades únicas

Um endereço de e-mail personalizado não serve apenas para criar uma conta para cada funcionário. A maioria dos serviços também consegue criar mecanismos que facilitam a vida da equipe, como o envio em massa. Com essa funcionalidade é possível criar endereços para departamentos, por exemplo, e fazer com que tudo o que for enviado para ele seja encaminhado para todos os membros da equipe. Assim você pode ter um endereço financeiro@nomedaempresa.com.br, por exemplo, de forma a fazer com que todas as mensagens mandadas para lá sejam encaminhadas automaticamente para os profissionais do dito setor.

Divulga seu negócio

Outra vantagem de ter um e-mail personalizado para a empresa é que o endereço do seu site consequentemente acaba recebendo uma maior divulgação, afinal, ele já está ali, estampado no endereço do e-mail! Pense por um minutinho: é muito mais difícil para o destinatário saber qual é seu site se receber uma mensagem vinda de um @gmail.com ou @hotmail.com, não concorda? Ao ganhar visitas na sua página, você automaticamente abrirá mais uma porta para a possibilidade de fechamento de negócios.

Alcança seu concorrente

Para sempre obter boas perspectivas de negócios em sua área de atuação, você precisa estar sempre à frente dos seus concorrentes. Isso é fato. Nesse cenário, prever e antecipar tendências é simplesmente essencial para o trabalho eficiente. Portanto, ficar para trás só poderia gerar o efeito contrário! Por mais que você não veja problema algum em continuar a fazer seus contatos usando um e-mail @gmail.com, a verdade é que seu cliente em potencial se sentirá muito mais seguro tratando com seu concorrente, que possui um e-mail com o nome da empresa. Melhor não correr esse risco, certo?

Oferece mais armazenamento

Em geral, sistemas de e-mail gratuitos, como os que são mais popularmente usados, oferecem funcionalidades pensadas para o usuário médio lidar em sua vida pessoal. Uma empresa, por outro lado, possui necessidades bem maiores e mais sofisticadas. E aí entra a necessidade de mais espaço para o armazenamento de mensagens e dados. A maioria dos planos de hospedagem conta com boas reservas de espaço para corporações, exatamente tendo em vista essa maior demanda por envios e recebimentos de arquivos grandes.

Pode ser usado no Gmail

Se você usa um e-mail @gmail.com primariamente porque considera a plataforma do Google a melhor, ficará super satisfeito ao saber que é possível trazer todas as suas vantagens para o endereço personalizado. Usando o pacote G Suite, qualquer empresa pode utilizar toda a tecnologia da estrutura do Gmail com seu próprio endereço @nomedaempresa.com.br, uma vez que o G Suite permite acesso a todos os produtos Google, como Drive, Agenda, Hangouts e muito outros.

Sabendo que esses motivos são mais que suficientes para você perceber o quão importante é ter um e-mail personalizado para sua empresa, que tal começar já? Confira nossos posts sobre como criar um e-mail com o nome da sua empresa e como fazer um e-mail do Google com o nome do seu negócio! E aproveite para entrar em contato com um consultor para saber exatamente como trabalhar de forma mais estratégica!

 


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.