Como otimizar a análise de dados para tomada de decisão nas empresas

Os dados estão presentes por toda parte de uma empresa, sejam eles internos ou externos, organizá-los de forma inteligente é fundamental para otimizar o processo de análise de dados para tomada de decisão eficiente. Porém, muitas empresas ainda são reféns de ferramentas manuais e pouco intuitivas, ou dependem de profissionais capacitados para realizar a interpretação de estatísticas de forma correta e estratégica. 

Segundo o estudo realizado pela Global DMA, The Global Review of Data-Driven Marketing and Advertising, “informação relevante é um ativo indispensável nas tomadas de decisão e a análise de dados é imprescindível para ditar o rumo do planejamento estratégico dos negócios.”

Mas, ainda é muito comum encontrar empresas que se baseiam somente na intuição ou experiências pessoais na hora de tomar uma decisão importante. Já parou para pensar nos riscos que esse tipo de conduta pode acarretar?

Para minimizar as chances de falhas, a análise de dados para tomada de decisão de forma precisa é imprescindível, pois com as informações corretas e bem analisadas em mãos, é possível ter uma visão real da atual situação dos negócios e, principalmente, como essa decisão poderá impactar em um cenário futuro.

Análise de dados para tomada de decisão: por onde começar?

O primeiro passo para ter uma cultura de análise de dados para tomada de decisão eficiente, é mapear as formas que a empresa armazena e organiza as informações geradas. Contar com tecnologias especializadas de modo prático, ágil e objetivo, como é o caso dos sistemas inteligentes, é um grande diferencial que minimiza os riscos de perda de informações, otimizando tempo para encontrar os dados necessários e iniciar a leitura correta desse material.

Para obter todas as vantagens da inteligência de dados e tomar decisões estratégicas de forma ágil, é possível encontrar sistemas inteligentes de diferentes tecnologias que vão auxiliar nesse processo, podendo optar por planilhas avançadas do G Suite ou até mesmo com ferramentas mais avançadas como BigQuery, Looker e Analytics do Google. 

Vantagens da otimização da análise de dados

De nada adianta colher um grande volume de dados se não houver planos do que fazer com eles depois. Quando a tomada de decisão de uma empresa é orientada por dados reais, uma série de oportunidades e inovações organizacionais podem surgir, basta ter clareza de quais objetivos se espera atingir por meio deles.

Uma das vantagens de otimizar a análise de dados para tomadas de decisão mais eficientes é poder compreender onde estão os gargalos na operação da empresa e visualizar cada área de forma independente, apontando possíveis lacunas que impedem o crescimento. 

Otimizar essa análise com sistemas inteligentes organiza e estrutura os dados, identificando tendências e comportamentos importantes para novos passos. Quando a cultura de análise de dados para tomada de decisão é instalada, os dados são protagonistas para direcionar novos caminhos que a gestão da empresa pode seguir com mais segurança.

Uma análise de dados bem feita pode ser responsável por grandes ganhos, tais como:

  • Otimização operacional;
  • Elevar a experiência do cliente;
  • Potencializar conversões;
  • Aumentar a produtividade das equipes;
  • Prever tendências;
  • Redução de custos.

Tecnologias para análise de dados 

Veja a seguir 4 ferramentas que poderão auxiliar o processo de otimização de análise de dados para tomada de decisão na sua empresa. Confira:

G Suite

O G Suite do Google é uma ferramenta extremamente capaz de auxiliar tomadas de decisões de forma inteligente e estratégica. Para aqueles que são mais familiarizados com planilhas, existem ainda mais possibilidades em que o G Suite poderá contribuir para análises profundas e inteligentes. Com ele é possível:

  • Apresentar dados resumidos com as tabelas dinâmicas;
  • Criar gráficos de forma fácil e intuitiva;
  • Trabalhar com dados compartilhados de forma independente;
  • Monitorar as atualizações dos documentos em detalhe;
  • Pesquisar grandes conjuntos de dados;
  • Rever e reverter alterações de documentos para uma versão anterior;
  • Importar dados de outra planilha;
  • Fazer cálculos rapidamente usando fórmulas.

Essas e outras funcionalidades trazem grande agilidade na otimização da análise de dados para tomadas de decisão dentro da empresa.

BigQuery

O BigQuery é um data warehouse empresarial que resolve o problema do armazenamento e consultas de grandes conjuntos de dados com mais agilidade e de forma menos onerosa, permitindo consultas SQL com rapidez usando o poder de processamento da infraestrutura do Google. Com o BigQuery é possível controlar o acesso ao projeto e aos seus dados com base nas necessidades do seu negócio, e também, fornecer acesso de visualização de dados para outras pessoas que também têm participação na análise de dados para tomada de decisão.

Looker

Outra ferramenta interessante nesse para análise estratégicas é o Looker, que foi desenhado para ampliar as experiências de dados em uma organização. Essa tecnologia funciona perfeitamente bem como um Business Intelligence moderno com análises incorporadas e também com integrações de fluxo de trabalho e apps de dados personalizados. Para facilitar ainda mais, o Looker conta com uma plataforma única que otimiza o acesso aos dados independentemente do seu local de armazenamento, conectando plataformas de outras nuvens de ponta a ponta.  

Definição de objetivos


Independentemente de qual tecnologia você optar para auxiliar no processo de análise de dados, é fundamental que a estratégia seja feita a partir de objetivos bem definidos para todos os envolvidos. Somente assim, a leitura dos dados apresentados contribuirá positivamente para as tomadas de decisão da empresa. Afinal, toda tomada de decisão está diretamente ligada com a capacidade de alcançar os objetivos estipulados para a própria organização.

Por outro lado, quando uma boa análise de dados não é realizada, há grandes chances de tomadas de decisões ruins, baseados em um cenário distorcido ou mal interpretado, levando a gestão a cometer erros de direcionamento, distanciamento das metas e até mesmo, grandes perdas operacionais e financeiras.

Qi Network e a otimização de análise da dados para a tomada de decisão

Como destacamos durante esse artigo, para que as tomadas de decisão sejam realizadas acertadamente, é fundamental que sejam baseadas em dados precisos e concretos, de modo ágil e objetivo. Para que isso aconteça, contar com tecnologias inovadoras é um fator primordial para garantir a qualidade do processo do início ao fim.


Nesse cenário, a Qi Network, parceira Premier do Google Cloud no Brasil, e especialista em inovação na nuvem, têm apoiado diversas empresas a modernizar o controle de dados para tomada de decisões estratégicas.


A partir de ferramentas inovadoras e um Programa de Inovação exclusivo, nossos especialistas desenvolvem soluções e aplicam ferramentas para auxiliar os líderes e gestores de diferentes segmentos a inovarem na nuvem.


Conheças os nossos cases de sucesso!

Para conhecer mais sobre o nosso Programa de Inovação, entre em contato!



Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.