Aplicativos do Kubernetes do Google Cloud

Enquanto a virtualização resolveu os problemas de dimensionamento, a conteinerização transformou o desenvolvimento de software. Hoje é possível lançar aplicativos em ambientes isolados que funcionam com os princípios semelhantes aos das máquinas virtuais (VMs): os contêineres.

Em relação à virtualização padrão, os contêineres garantem um desempenho mais eficiente e são mais fáceis de mover entre a nuvem e os sistemas. Portanto, um aplicativo pode ser dividido em diferentes contêineres sem prejuízo à sua performance. Só é preciso, no entanto, contar com uma ferramenta para gerenciamento satisfatório de projetos como esse: o Kubernetes.

Desenvolvido pelo Google e lançado como código aberto em 2014, o Kubernetes é uma plataforma para automação de processos relacionados ao desenvolvimento, implementação, dimensionamento e gerenciamento de softwares conteinerizados.

Com o Kubernetes, você pode gerenciar quantos contêineres quiser, bem como monitorar os processos e alterações na aplicação. A solução também garante uma alta disponibilidade do aplicativo. Caso uma instância de contêiner seja interrompida, por exemplo, o Kubernetes a substitui por uma nova.

Mas neste e-book nós vamos falar dos aplicativos do Kubernetes disponíveis no Google Cloud: softwares que aumentam a produtividade dos desenvolvedores.

Clique no botão abaixo para acessar o conteúdo completo!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.