É possível aumentar a competitividade com armazenamento na nuvem?

Todo aspecto empresarial depende da conectividade e a maioria deseja mobilidade. Tanto no trabalho quanto em nossas vidas pessoais, precisamos ou esperamos ter acesso imediato a textos, bancos de dados, notícias, aplicativos e outras tantas funcionalidades online.

armazenamento na nuvem traz muitos benefícios para empresas de qualquer tamanho. Os principais benefícios incluem a redução de custos, o controle de gastos e a melhora na eficiência e funcionalidade dos processos empresariais e em todo esse contexto agrega-se a competitividade.

Razões para reformular a produtividade por meio do armazenamento na nuvem

A computação em nuvem oferece excelentes possibilidades para incrementar a produtividade das operações empresariais. A seguir descrevemos algumas delas:

Escalabilidade

As pequenas e médias empresas são as mais favorecidas nesse aspecto, pois conseguem prosperar sem aumentar os custos básicos operacionais, moldando-se com facilidade às necessidades do negócio. A nuvem pode adaptar-se a diferentes requisitos de escalabilidade:

  • Carga: a expansão pode ocorrer sem perda de desempenho para atender a demanda.
  • Geográfica: o desempenho é mantido, independentemente da extensão geográfica.
  • Administrativa: independe do tipo e formato de dados que são compartilhados, pois um único sistema pode gerenciar tudo.

Controle de produtividade

A tecnologia é fundamental para o desenvolvimento, e o armazenamento na nuvem mantém todos os dados e informações em um único local, facilitando a gestão empresarial em qualquer lugar, a qualquer hora, por meio de um dispositivo móvel com simplicidade, conexão, inteligência e confiabilidade.

mobile-phone-and-computer-screen

Gestão de TI

A gestão de TI necessita de um gestor com conhecimento especializado na área, demanda tempo e, normalmente, os orçamentos são restritos. Com uma plataforma de cloud computing o gerenciamento fica aos cuidados do provedor que controla a implantação, as atualizações e a manutenção do software. Dessa forma, a gestão de TI não despende tempo nem provimento de recursos para sua manutenção e controle. Assim, as empresas estão sempre atualizadas em termos de computação, de modo a desenvolver a produtividade por meio da mobilidade, colaboração, relacionamento e pesquisa de dados.

Segurança

A gestão de risco de TI inclui a defesa de sistemas empresariais (riscos aos dados e redes dos sistemas de informação) e a garantia de sua disponibilidade. Existem muitos tipos de ataques, e no caso do armazenamento em nuvem, o principal é o de adulteração de dados. Essas atividades demandam a necessidade de um profissional especializado, o que representa custos e pode dificultar a produtividade das empresas. Por outro lado, a infraestrutura de segurança da nuvem oferece a atualização constante contra novas ameaças 24 horas por dia, nos 7 dias da semana e durante todo o ano e vem se tornando uma das maneiras mais seguras em se trabalhar.

segurança na nuvem

Recuperação de dados

A computação em nuvem ajuda a garantir a produtividade e agilidade na recuperação de dados, pois protege além das ameaças cibernéticas. Queda de energia elétrica, qualquer tipo de sinistro ou problemas gerais internos na empresa não alteram os dados armazenados em nuvem, pois estão seguros e acessíveis a partir de qualquer dispositivo móvel (tablet, celular, notebook). A proteção das informações é tranquila e os gestores podem recuperá-las a qualquer momento.

O armazenamento na nuvem é uma solução que viabilizava tranquilidade, redução de custos e mobilidade aos gestores empresariais, permitindo que a tecnologia da informação não seja o empecilho para o seu desenvolvimento e crescimento nesse mercado globalizado.

Para conhecer mais sobre essa solução, dê uma olhada no nosso e-book sobre cloud computing!

QI_CTA_eBook21_CloudComputingSeguranca


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.