Muitas empresas globais estão revendo suas estratégias para gerir e analisar os grandes volumes de informações que têm aumentado nos últimos anos em virtude, principalmente, do crescimento do uso de aplicativos. Por isso, o investimento em soluções de segurança, processamento de dados e em banco de dados na nuvem, tem se tornado a escolha de companhias que desejam inovar e se manter no mercado.
Com o uso de hardwares e softwares de terceiros, as empresas podem otimizar custos, ter mais autonomia no controle dos seus dados, reduzir sobrecarga de trabalho, aumentar a capacidade de seus servidores e ampliar seus negócios.
Neste artigo, entenda melhor como gerenciar e usar os bancos de dados da sua empresa com o Cloud SQL, Cloud Spanner e Cloud Bigtable, serviços de nuvem oferecidos pelo Google Cloud Platform. Acompanhe!
Com a expansão da Internet das Coisas (IoT) as empresas passaram a coletar a acumular muito mais dados. Assim, gerenciar os bancos de dados se tornou uma das atividades mais importantes, exigindo não só tempo, mas altos níveis de segurança, durabilidade e desempenho.
Confira os principais desafios da gestão de banco de dados locais:
Para lidar com essas questões, as companhias devem inovar na modernização da infraestrutura de TI, isto é, na migração para a nuvem. Com isso, as organizações podem otimizar seus recursos, aumentar a velocidade de criação e lançamento de novos recursos, escalonar sua capacidade de armazenamento e tomar melhores decisões estratégicas.
Ao modernizar a infraestrutura de TI, você está promovendo a inovação organizacional na empresa, o que é um pré-requisito para negócios que desejam se manter no mercado. Não é por acaso que as estratégias de gerenciamento de dados têm se modificado tanto, pois as vantagens são muitas, tais como:
A tecnologia de segurança da nuvem é ampliada com recursos avançados de criptografia, sistema anti-invasores e de recuperação de dados. Outras ferramentas como firewall, antivírus e VPN também são utilizadas na infraestrutura de TI.
Todas as ferramentas para migração, modernização e transformação do banco de dados são acessadas pela internet. Assim, a equipe de infraestrutura pode trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora e de forma simultânea no mesmo documento.
O ambiente na nuvem é disponível para acesso em mais de 99,9% do tempo.
Num banco de dados gerenciado na nuvem, os processos são otimizados e os colaboradores podem dedicar seu tempo em atividades estratégicas.
Custos de backup e infraestrutura local são reduzidos em banco de dados na nuvem, pois não há necessidade de hardwares locais.
Diante desse de cenário de mercado, as empresas querem aumentar a velocidade da criação e lançamento de novos recursos, e facilitar a manutenção e o redimensionamento de banco de dados.
Além disso, estão inovando na adoção de bancos com APIs abertas para manter a portabilidade dos dados. Estes, aliás, também estão sendo alvo de novas leis quanto à segurança e proteção, como a recém sancionada Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD. Desse modo, na medida que as empresas necessitam escalonar globalmente, devem cumprir com as medidas determinadas pelas regulamentações.
Por essas razões, a mudança para a nuvem têm aumentado e o Google Cloud Platform (GCP) é a melhor solução para atender demandas em todas as três fases da jornada para a nuvem: migração, modernização e transformação.
Se você deseja acelerar o ritmo de inovação da sua empresa, gerenciar melhor seus custos ou encerrar totalmente seus bancos de dados locais, o GCP possui as ferramentas ideais para isso. E o melhor: você têm liberdade para escolher recursos de acordo com a estratégia do negócio e a fase da jornada.
Devido a qualidade do seus serviços, o GCP foi eleito o melhor provedor de soluções em gerenciamento de dados para análise no primeiro trimestre de 2020, tendo alcançado a pontuação mais alta em roteiro, desempenho, alta disponibilidade, escalabilidade, ingestão de dados, armazenamento e segurança.
Portanto, com o GCP é possível migrar, gerenciar e modernizar as informações com banco de dados com muito mais facilidade.
A seguir, conheça três bancos de dados do GCP: Cloud SQL, Cloud Spanner e o Cloud Bigtable.
O Cloud SQL é um serviço de banco de dados relacional totalmente gerenciado para MySQL, PostgreSQL e SQL Server, que ajuda a configurar, manter, gerenciar e administrar seus bancos de dados no GCP.
Principais recursos do Cloud SQL:
O Cloud Spanner é um serviço de banco de dados relacional de missão crítica, desenvolvido para proporcionar grande consistência e alta disponibilidade em escala global. É o único do tipo relacional projetado para ser amplamente distribuído em transações e semântica SQL.
Principais recursos do Cloud Spanner:
O Cloud Bigtable é um banco de dados não relacional, ideal para armazenar grandes quantidades de dados com latência muito baixa, pois oferece alto desempenho sob alta carga. Assim, grandes aplicativos e fluxos de trabalho ficam mais rápidos, confiáveis e eficientes.
Principais recursos do Cloud Bigtable:
Muitas empresas possuem um data lake para centralizar e armazenar dados mais brutos de todos os tipos. Geralmente estes são depositados sem processamento e análise, e mantidos porque ainda podem ser usados estrategicamente pela organização.
No CDP (Customer Data Platform) você pode modernizar seu Data lake para ingerir, armazenar e analisar grandes volumes de dados diferentes, com segurança, economia e fidelidade total.
Você pode migrar os dados para o Google Cloud para aumentar sua escalabilidade e economia se não quiser retirar seu data lake local ou redirecionar as cargas de trabalho que consomem mais recursos.
Principais recursos do data lake:
Os serviços oferecidos pelo GCP podem ser de grande valia para o seu negócio. Outras empresas já estão adotando-os para reduzir custos, otimizar processos e inovar seus negócios.
E para promover essa mudança, conte com a QI Network, especialista na modernização de infraestrutura na nuvem, com serviços para migração, otimização, segurança, planejamento, design e capacitação de colaboradores.
Dúvidas? Deixe seu comentário ou entre em contato conosco! E para saber de mais conteúdos sobre inovação organizacional, acompanhe nosso blog!