Case Poly Log: infraestrutura na nuvem

Conheça o case da Poly Log, uma empresa de serviços de logística de Santa Catarina que enfrentou diversos desafios de e produtividade até ter sua infraestrutura na nuvem do Google.

Especialista em serviços logísticos, a Poly Log atende organizações de diversos segmentos e necessidades da cadeia de suprimentos. Há mais de uma década, a empresa, que tem sede no litoral norte de Santa Catarina, tem ajudado seus clientes a expandirem seus negócios, garantindo praticidade e segurança no transporte de produtos.

Em 2017, no entanto, os gestores da Poly Log perceberam que a plataforma de e-mail utilizada precisava ser substituída, pois mantê-la no servidor local não era mais seguro e exigia muito tempo da equipe de TI, um setor considerado estratégico para a empresa, que possui um software de gestão operacional próprio.

A organização decidiu então investir na nuvem e buscou a Qi Network para auxiliá-la na migração para o Google Workspace. Cerca de um ano depois, a Poly Log também levou seus ambientes de TI para o Google Cloud Platform (GCP) em um novo projeto com a Qi. 

Confira aqui todos os detalhes dessa parceria e veja como a Poly Log modernizou sua infraestrutura na nuvem e incentivou o trabalho colaborativo.

Boa leitura!

Poly Log: conhecimento profundo e especializado em logística

Localizada em Itajaí, Santa Catarina, a Poly Log conta com instalações modernas e software de gestão operacional com visibilidade total de processos para atender clientes de diferentes tipos e tamanhos em suas jornadas mundo afora. 

Seus profissionais possuem conhecimento profundo e especializado em logística, e são capazes de lidar com todas as variáveis e exigências do mercado para que os clientes se mantenham focados em seus negócios e não se preocupem com qualquer adversidade que possa surgir no transporte de suas mercadorias. A Poly Log oferece serviço de entrega até o destino final, utilizando estrutura e frota próprias, sem intermediários.

Um dos diferenciais da Poly Log é o serviço de cargas marítimas internacionais LCL, que inclui frente internacional, armazém alfandegado para desconsolidação de cargas e entrega na porta do cliente — garantindo o monitoramento de todos os processos de ponta a ponta. Hoje a empresa conta com 7 origens, incluindo, além do Brasil, países como Estados Unidos, Alemanha, Itália e China.

Conheça alguns dos principais serviços prestados pela Poly Log:

  • Operações de carga e descarga;
  • Armazenagem
  • Tancagem para granéis líquidos;
  • Operações customizadas;
  • Cargas de projeto.

O que levou a Poly Log a migrar sua infraestrutura para a nuvem do Google

A decisão de migrar para a nuvem foi tomada após gestores da Poly Log participarem de um workshop sobre computação em nuvem, onde assistiram a uma exposição de especialistas da Qi Network sobre as soluções do Google. O interesse pela tecnologia, no entanto, foi motivado por problemas relacionados à sua infraestrutura local.

Principais desafios da Poly antes da migração para a nuvem: 

Sustentação da plataforma de e-mail 

Os colaboradores e gestores da Poly Log utilizavam uma plataforma de e-mail hospedada em um servidor local mantido pela sua própria equipe de TI. Isso acabava sobrecarregando o setor, que precisava trabalhar na manutenção do servidor e também nas atividades estratégicas do negócio — especialmente no desenvolvimento do software de gestão operacional da organização. Os usuários constantemente viam a caixa de e-mail estourar a capacidade e relatavam dificuldades em localizar informações.

Portfólio de aplicações e ferramentas digitais

A Poly Log não possuía um portfólio padronizado de aplicações e ferramentas digitais, ou seja, os colaboradores utilizavam soluções diferentes. Além de dificultar a colaboração, isso aumentava a necessidade de troca de e-mails — como forma de compartilhamento de documentos — e impedia o controle de acesso e a rastreabilidade das informações — medidas fundamentais para estar em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Disponibilidade, segurança e proteção de dados

Manter uma infraestrutura local exige atenção especial à segurança e proteção de dados. Apesar da Poly Log ter uma equipe de TI competente, fatores externos colocaram sua infraestrutura em risco. As condições climáticas da região de Itajaí — onde são frequentes os temporais com descargas elétricas —, causaram a queda dos servidores em alguns momentos, o que criou uma insegurança quanto à perda de dados, além de períodos de falta de disponibilidade dos serviços. 

Escalabilidade

Em um mercado tão dinâmico e imprevisível como o atual, ter a possibilidade de aumentar a capacidade dos seus servidores é essencial para empresas de qualquer segmento. No setor de transporte e logística isso não é diferente. A infraestrutura da Poly Log não atendia às suas necessidades de crescimento, já que a escalabilidade de um servidor local não acontece de maneira muito rápida.

Custos com infraestrutura e equipamentos

Manter a infraestrutura atualizada e segura requer investimento. É preciso comprar e atualizar equipamentos, prover manutenção, adquirir licenças de uso de software, custear consumos de energia elétrica — para manter os servidores funcionando e garantir a climatização adequada do ambiente. E à medida que aumenta a demanda por mais servidores, cresce também a necessidade de espaço físico para armazená-los.

Parceria Poly Log e Qi Network: resultados da infraestrutura na nuvem do Google

Diante de tantos desafios, a Poly Log começou a buscar alternativas para otimizar sua infraestrutura. Após acompanharem, em um evento, a apresentação da Qi Network sobre o Google Workspace e o Google Cloud Platform, seus gestores se convenceram de que migrar para a nuvem do Google seria a melhor decisão.

Assim, em 2017 a Poly Log e a Qi Network iniciaram uma parceria para a migração das contas de e-mail da empresa de logística para o Google Workspace

Ao todo, 160 contas foram transferidas para a nuvem em 30 dias.

Como o Google Workspace transformou a Poly Log

Ao migrar para o Workspace, a Poly Log não fez apenas uma mudança de servidor de e-mail: a empresa adquiriu uma plataforma completa com recursos robustos que permitem a governança de todos os documentos, assim como promovem o trabalho colaborativo, já que documentos podem ser editados por mais de uma pessoa em tempo real e de forma simultânea.

“Com a migração para o Workspace, todos os usuários começaram a usar as mesmas ferramentas. As conversas permanecem na plataforma e tudo é melhor organizado e acessível. É possível também compartilhar documentos com facilidade e a equipe de TI não precisa oferecer suporte para diferentes aplicações. Isso fez muita diferença sobre a carga de trabalho do setor.”

Rodrigo Zimmermann, Gerente de TI da Poly Log

Aplicações incluídas no Google Workspace:

Gmail: e-mail comercial personalizado e seguro;

Agenda: agendas on-line integradas e compartilhadas;

Drive: armazenamento em nuvem para acesso de qualquer lugar;

Meet: vídeoconferência e chamada de voz seguras para as empresas;

Documentos: processamento de texto para equipes;Sheets: planilhas colaborativas, inteligentes e seguras;

Apresentações: criador de apresentações;

Chat: mensagens individuais e em grupo;

Formulários: pesquisa e formulários fáceis de criar;

Sites: criador simplificado de sites de alta qualidade;

Keep: para registro e organização de ideias e tarefas;

Apps Script: desenvolvimento de soluções empresariais;

Cloud Search: pesquisa de conteúdo;

Jamboard: esboço de ideias.

Segurança e gerenciamento

Admin: gerenciamento de usuários, dispositivos e segurança;

Endpoint: gerenciamento de endpoints para Android, iOS, Windows, Chrome OS, MacOS e Linux;

Vault: retenção de dados e exportação de de apps selecionados;

DLP: data loss prevention, ferramentas que permitem evitar a perda de dados;

Work insight: insights sobre adoção, padrões de trabalho e colaboração em diferentes aplicativos do Google Workspace.

Exemplo de uso do Google Drive: eliminação dos documentos impressos

Em suas rotinas, colaboradores da Poly Log precisam apresentar documentos quando abordados por órgãos de fiscalização, como o Ministério da Agricultura. Antes da migração para o Google Workspace, o profissional precisava carregar uma pasta com toda a documentação impressa. 

Agora, todos os documentos necessários são armazenados numa mesma pasta — de acesso controlado — no Drive. Assim, basta apenas acessá-la em um dispositivo móvel e abrir os arquivos necessários. Muito mais praticidade, segurança e agilidade.

Google Cloud Platform: infraestrutura na nuvem de forma flexível e segura

Após o sucesso do projeto Google Workspace, a Poly Log resolveu levar também seus ambientes de TI para a nuvem. Assim, novamente em parceria com a Qi Network, a empresa de logística de Itajaí iniciou um novo processo de migração, desta vez para o Google Cloud Platform (GCP).

“Levamos para o GPC tudo o que é fundamental para o funcionamento da empresa: a solução de ERP, nosso sistema de gestão operacional e o banco de dados. Queríamos eliminar de vez a preocupação com os dados devido a instabilidade dos servidores legados. E foi isso que conseguimos: segurança da infraestrutura na nuvem, facilidade para recuperação de dados e ótima disponibilidade.”

  • Rodrigo Zimmermann, Gerente de TI da Poly Log

As vantagens do Google Cloud Platform

Execução de app onde for necessário: GCP permite o uso de código aberto, por isso é possível executar dados e executar apps em qualquer nuvem ou ambiente.
Machine learning e recursos avançados de análise: geração de insights para facilitar a análise de dados e a automatização de processos.
Ferramentas avançadas de segurança: a mesma infraestrutura na nuvem de segurança usada pelo Google protege dados, aplicativos e infraestruturas dos clientes.
Otimização de custos: clientes pagam apenas pelo que usam e soluções GCP podem levar a um retorno do investimento (ROI) até 4,8 vezes maior

A equipe de TI da Poly está maior e ainda mais estratégica

A migração para o GCP reduziu a atuação da equipe de TI da Poly Log na manutenção da infraestrutura e, por isso, seus colaboradores podem agora dedicar mais tempo ao desenvolvimento da solução core da empresa. 

“Nossa TI sempre foi estratégica para o negócio. Mas antes da migração, o time precisava trabalhar muito na manutenção da infraestrutura, o que demandava muitos profissionais e terceirização do desenvolvimento. Hoje, nosso time aumentou, mas por conta do crescimento dos negócios. A equipe consegue focar muito mais no desenvolvimento do nosso software.”

  • Rodrigo Zimmermann, Gerente de TI da Poly Log

Invista em sua infraestrutura na nuvem com a Qi Network e concentre-se no seu negócio

Investir na nuvem é investir no seu negócio. As empresas mais inovadoras do mercado, como a Poly Log, estão migrando para a nuvem do Google e tornando suas equipes de TI ainda mais estratégicas. 

Mas vá para a nuvem com o apoio de quem tem experiência no assunto. A Qi Network é parceira Premier do Google Cloud no Brasil há mais de 10 anos. Ajudamos nossos clientes a implantar um Programa de Inovação na Nuvem de acordo com suas demandas. Você escolhe qual jornada iniciar:

  • Produtividade e Segurança: soluções do Google Workspace para seu time trabalhar de forma colaborativa, otimizar processos, aumentar o nível de segurança e a sustentabilidade do seu negócio.
  • Modernização de Infraestrutura na Nuvem: soluções GCP para migração, modernização e sustentação de infraestrutura na nuvem.
  • Inteligência de Dados: uso do GCP em soluções de armazenamento de grandes quantidades de dados (data warehouses e data lakes), assim como ferramentas para análise de dados em tempo real que ajudam a otimizar a gestão e as tomadas de decisões.

Entre em contato com um de nossos especialistas e vamos, juntos, facilitar a inovação na nuvem na sua organização.

Fale com um especialista


Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.