Toda empresa precisa armazenar dados de suas operações e dos seus fluxos de trabalho, seja de forma digital, seja anotando em planilhas manuais. O excesso de dados e a dificuldade de gerenciá-los, porém, tem feito boa parte das organizações migrarem dos tradicionais servidores físicos, baseados em computadores dentro da empresa, para a chamada computação em nuvem (ou cloud computing, no conceito original), que permite o acesso de arquivos de qualquer lugar do mundo sem a necessidade de instalação de programas e aplicativos. Bem mais prático, não?
Para se ter uma ideia da popularização de cloud computing, 33% das pequenas e médias empresas brasileiras são usuárias da computação em nuvem, conforme apontou uma pesquisa da Microsoft. Os resultados são satisfatórios: elas argumentam ter aumentado a eficiência operacional, a produtividade, a segurança e a rapidez nas decisões estratégicas. Estes índices positivos também geram frutos: 45% das demais organizações entrevistadas devem aderir à tecnologia até o fim de 2015. Abaixo, elencamos cinco motivos que mostram como a computação em nuvem pode auxiliar no crescimento da sua empresa:
Por causa da escalabilidade, na computação em nuvem a empresa paga apenas pelo que usa. Imagine depois de comprar um servidor poderoso com grande capacidade de armazenagem e processamento em uma época em que havia um grande pico de dados, sua empresa não precisasse mais de tudo isso e ficasse com a capacidade ociosa? Esse cenário era muito comum quando ainda não existiam soluções cloud. No modelo de nuvem, é possível alugar uma capacidade desejada por um período acordado com a provedora do serviço. Ou seja, sua empresa paga apenas pelos recursos que precisa e pelo tempo que necessitar.
Como já abordado no tópico acima, a flexibilidade de armazenamento contribui para uma enorme redução de custos. Se a empresa apresenta crescimento rápido, é só solicitar mais espaço, sem precisar comprar servidores ou instalar recursos fisicamente. Para organizações que trabalham com negócios muito sazonais, que tem picos e vales de demanda e movimentação, essa escalabilidade é fundamental.
Mesmo as pequenas empresas podem ter acesso à tecnologia mais moderna no mercado. Como cada organização paga apenas por aquilo que consome, todos terão acesso aos benefícios do servidor, mesmo que em parcelas menores.
Aqui vale ressaltar a importância de contratar um servidor com proteção de dados garantida. Além disso, é recomendada a assinatura de um contrato de sigilo sobre as informações entre os parceiros. Dessa forma, os dados ficam seguros contra roubos e ataques maliciosos. Antes do cloud computing era comum os servidores queimarem por questões ambientais (descargas elétricas, umidade, temperatura) e a empresa perder informações estratégicas para o negócio. Com a computação em nuvem, o risco de perda de dados é quase nulo.
Outra grande vantagem para a empresa que está crescendo é a possibilidade da troca de fornecedor se este não atende aos requisitos de qualidade acordados no momento da contratação. Como é facilmente alterável, o modelo exige a excelência do serviço prestado contínua. Caso sua empresa não esteja satisfeita com o serviço prestado – por quedas no servidor, falhas, suporte técnico ruim – pode simplesmente trocar de fornecedor, sem impactar o negócio negativamente.
Além dessas razões para apostar na computação em nuvem existem outras dezenas. Ficou com alguma dúvida sobre como o cloud computing pode ajudar a sua empresa a crescer? Deixe a sua pergunta na área de comentários.