Dica: Como conciliar trabalho e estudos

Para quem já está exercendo uma profissão, dedicar-se aos estudos pode ser um tanto complicado. Afinal de contas, trata-se de uma rotina cansativa e cheia de responsabilidades. Entretanto, em um mundo de negócios cada vez mais exigente, a busca por aperfeiçoamento profissional tem sido um caminho inevitável para quem deseja uma carreira de sucesso.

Tudo isso requer um jogo de cintura para conciliar trabalho e estudos. Você sabe como lidar com esse tipo de situação? Separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar conta de tudo sem perder o ânimo. Dê uma olhada!

Não confunda as coisas

Evite levar volumes de livros e apostilas para seu posto e trabalho. No horário comercial, concentre-se nas demandas da sua função. A intenção é que o trabalho siga em harmonia com os estudos, sendo assim, deixe os livros para o momento da pausa.

Aproveite o tempo livre

Sabe aquela hora do intervalo? Que tal torná-la produtiva? Para você que tem dupla jornada, cada momento livre pode ser bastante precioso para colocar atividades e leituras em dia. Fazer os trabalhos do curso aos poucos, ou seja, a cada período livre, será menos cansativo do que acumular para executar tudo em um dia de folga.

Comece pelos estudos

Havendo a possibilidade, opte por estudar antes de ir trabalhar. A intenção é garantir que você compareça à aula e fique atento ao que está sendo discutido. Se optar em ir após o trabalho, a preguiça ou a sensação de extremo cansaço podem ser maior do que você. E o caminho após o expediente pode ser a sua casa em vez da sala de aula.

Converse com o seu chefe

Está fazendo um curso de especialização? Por que não deixar seu superior saber? Essa é uma forma de mostrar que você é um profissional dedicado e em busca de aperfeiçoamento profissional. Além disso, fica subentendido que você tem obrigações fora do ambiente de trabalho, evitando ser escalado para atividades extras.

Use a tecnologia a seu favor

Em uma rotina cheia de cobranças e um milhão de coisas para fazer, chegará um momento em que confiar na memória será arriscado. Para evitar problemas, basta recorrer à tecnologia, fazendo do seu smartphone um aliado. Aqui vai uma pequena lista de aplicativos que podem ajudar a conciliar trabalho e estudos:

  • Freetime: uma agenda com ênfase nos horários sem compromisso. Ou seja, a ideia é fazer o usuário perceber o tempo livre;
  • Google Calendar: uma agenda convencional e com possibilidade de receber alertas em vários canais. É possível programar um ano inteiro de atividades;
  • Instapaper: permite salvar coisas interessantes que você encontra enquanto navega na internet pelo celular.

 

Conciliar trabalho e estudos não é uma tarefa fácil, mas com dedicação e esforço é possível fazer as duas coisas muito bem. Você tem uma estratégia especial que nós não falamos? Deixe seu comentário.

 

Fonte: Certificação Apps for Work – Como conciliar trabalho e estudos

QI_CTA_TrabalheComoVive


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.