Como fazer uma pesquisa de clima organizacional com o Google Formulários

O clima organizacional é algo que todos os gestores o conhecem bem, por mais que poucos deem a atenção que merece. Tecnologia, gestão financeira e visão de negócios são, sim, importantes, mas sem um time coeso e harmônico simplesmente não é possível sonhar alto no longo prazo. Hoje vamos explicar a importância do monitoramento do clima organizacional, que influencia diretamente a performance da empresa, e mostrar como o Google Formulários pode auxiliar nessa gestão. Pronto? Então acompanhe:

Uma empresa feliz é igual a uma empresa produtiva?

Você sabia que só com a administração de conflitos de gerações as empresas perdem, em média, 12% de produtividade ao mês, fruto do tempo perdido na solução desses entraves? E olha que os conflitos em um negócio podem ocorrer não somente pela diferença de gerações, mas também pela competição interna, pela insatisfação com as lideranças, pelas metas impostas, pelo sentimento de desvalorização, pela ausência de perspectiva de crescimento e muito mais!

Como são inúmeros perfis, visões de mundo, ritmos e expectativas, harmonizar uma equipe multidisciplinar e multifacetada para que ela performe como o Brasil da Copa de 70 exige extrema habilidade das lideranças, além de um monitoramento permanente do clima organizacional. Tudo em prol da elevação dos índices de Qualidade de Vida no Trabalho (QTV) e, por consequência, do aumento da produtividade e do faturamento mensal!

Mas você sabe, de fato, o que é clima organizacional?

O clima organizacional nada mais é que o meio interno de uma empresa, a atmosfera característica de cada negócio. Embora não seja tangível, o clima organizacional é facilmente perceptível com uma simples visita. Conforme entendimento comum de diversos estudiosos do tema, esse clima está sempre sujeito a mudanças e depende, fundamentalmente, de fatores internos que cercam a dinâmica da organização, o modelo de direção adotado, a forma como as decisões são tomadas e a maneira como os colaboradores são coordenados por seus líderes.

Qual a diferença entre clima e cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de valores, conscientes e inconscientes, que estão impregnados no âmago da organização. Já o clima é simplesmente a percepção momentânea dos colaboradores em relação à empresa. Assim, enquanto a cultura é a personalidade, rígida e difícil de ser modificada, o clima é o estado de espírito, transitório, fluido e transformável por meio de ações positivas. Daí a validade de se trabalhar o gerenciamento dessa variável com uma ferramenta moderna e dinâmica como o Google Formulários!

Qual a importância de se aplicar pesquisas periódicas?

Uma pesquisa realmente bem feita de clima organizacional conseguirá diagnosticar se a relação da empresa com seu capital humano está sendo desenvolvida de forma a potencializar as capacidades de cada um em vez de neutralizá-las. Esse estudo mostrará se a comunicação interna está fluindo sem ruídos e se os colaboradores internalizaram a visão estratégica da organização. A partir desse raio-x — obtido com maior facilidade por meio de ferramentas eletrônicas, como o Google Formulários — poderão ser elaboradas medidas para a gestão de conflitos e para a melhora do clima da organização, visando:

  • Criar uma atmosfera afetiva na empresa;
  • Modificar a forma de abordagem dos gestores às suas equipes;
  • Desenvolver ações de estímulo à produtividade;
  • Esclarecer as percepções e a visão estratégica da companhia;
  • Focar em necessidades individuais e compartilhadas;
  • Implementar ações de empoderamento, visando ampliar a motivação individual;
  • Estabelecer acordos que envolvam benefícios mútuos.

E como exatamente implementar a pesquisa de clima?

Uma eficiente pesquisa de clima organizacional deve resguardar o anonimato e, de preferência, vir seguida de uma fase de entrevistas. Na pesquisa, deve-se buscar a opinião dos colaboradores com relação a tudo o que cerca o universo da empresa, como processos de trabalho, remuneração, forma de liderança, relacionamento inter e intradepartamental, treinamentos, comunicação, condições de trabalho e assim por diante. Após aplicada a pesquisa, os dados serão coletados e tabulados por meio eletrônico para, em seguida, serem convertidos em percentuais para cada resposta dada.

Consideremos então que, em uma base de 100 colaboradores, 50 respondem que estão totalmente satisfeitos com sua remuneração, 25 marcam que estão mais ou menos felizes e outros 25 dizem que estão realmente insatisfeitos. Com esses dados chegaremos, respectivamente, a 50%, 25% e 25%, percentuais usados como base para a posterior elaboração de gráficos que poderão ser feitos por meio do Google Apresentação ou do Google Docs.

Como o Google Formulários pode ajudar nessa tarefa?

Como você pôde ver, trata-se de um processo bastante trabalhoso para ser feito manualmente e ainda mais difícil de ser interpretado sem o auxílio de softwares ou apps especiais. E é aí que entra o trabalho do Google Formulários, que reduz em mais de 50% o tempo gasto na elaboração e na avaliação desse tipo de pesquisa, além de permitir uma maior organização, dando mais assertividade aos resultados.

O Google Formulários, entre outras vantagens, permite que:

  • Todo o trabalho de elaboração e manuseio da pesquisa seja feito de forma eletrônica, facilitando a agregação e o tratamento de dados;
  • O trabalho de criação da pesquisa e sua posterior análise sejam feitos a muitas mãos, já que existe um recurso de adição de usuários para inserções e alterações no conteúdo;
  • Haja o embaralhamento da ordem das perguntas, personalizando o formulário e evitando respostas automáticas;
  • Os dados sejam coletados de forma organizada e automática no Planilhas, gerando relatórios e gráficos em tempo real, economizando tempo dos gestores de RH;
  • Seja feita uma integração com o Google Docs ou com o Google Apresentações, o que assegura a posterior migração dos resultados para a elaboração de slides de altíssimo nível.

Será que facilita mesmo a análise de pesquisas corporativas?

O Google Formulários é usado por empresas de todos os portes e áreas de atuação na elaboração de pesquisas diversas, especialmente as de clima organizacional. Na explicação para o sucesso, para além dos argumentos citados acima está a imensa facilidade na criação dos formulários eletrônicos — que podem ser elaborados na mesma velocidade com que geramos um documento simples no Word.

Por fim, vale a pena citar também a importância do compromisso socioambiental na adoção dessa ferramenta, já que ela evita a impressão de pilhas e mais pilhas de papel, além, é claro, da apresentação profissional dos questionários enviados, tudo com muita rapidez e eficiência!

Você é gestor e quer implantar processos mais rápidos e eficientes para acompanhar o clima organizacional de sua empresa? Que tal distribuir rapidamente suas pesquisas para toda a organização e ainda coletar e analisar os dados diretamente no Spreadsheets? Tudo isso pode ser feito por meio do Google Formulários, sem qualquer custo adicional, ainda contando com a possibilidade de organizar apresentações profissionais por meio de outros recursos análogos, como o Google Docs ou o Google Apresentações!

Entendeu agora a importância das pesquisas de clima organizacional e como sua implementação pode ser mais fácil por meio do Googles Apps? Para saber mais continue navegando por nosso blog e, se gostou, não se esqueça de compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.