O post de hoje trata a respeito de uma fórmula inovadora e bastante eficaz para as empresas: o Design Thinking.
Ele se apresenta como uma proposta interessante para as corporações, que estão sempre em busca de novas formas de produzir, compreender e explorar melhor as qualidades e dificuldades de seus funcionários e clientes – o tempo todo visando excelentes resultados.
Compreenda mais a respeito dessa nova forma de problematizar situações e buscar soluções acompanhando os tópicos abaixo. Vamos lá?
O Design Thinking é uma forma de pensar baseada no ponto de vista de um designer para chegar à resolução de um problema.
Com ele, é possível ter um entendimento diferenciado de uma situação, o que contribui para uma melhor organização de ideias e decisões a serem tomadas.
No âmbito empresarial, o Design Thinking pode ser utilizado desde pequenas organizações até as multinacionais. A intenção é que toda a equipe consiga pensar em alternativas que, antes de mais nada, estejam focadas na reação do público final.
O Design Thinking estimula a criatividade a partir do momento em que as soluções podem aparecer com a utilização de métodos totalmente inusitados.
Para que os resultados sejam alcançados, ele torna possível comparar qualquer tipo de alternativa imaginada pelos desenvolvedores, sejam elas mais conservadoras ou ousadas.
Quando devidamente explorado e utilizado em grupos com pessoas de diferentes mentalidades e expectativas de solução, o Design Thinking se torna bastante efetivo.
Ele é capaz de estimular decisões que agradarão a todos, em vez de serem apenas um denominador comum para as ideias do grupo.
O resultado disso é algo que realmente servirá muito bem ao dia a dia de todas as pessoas envolvidas em alguma parte do processo.
A comunicação na equipe é naturalmente beneficiada com o Design Thinking. Todos são estimulados a captar novas ideias e aprender novas informações ou experiências uns com os outros, exercitando a empatia e sempre se colocando no lugar da outra pessoa.
Com isso, surge uma facilidade de compreender sentimentos e dificuldades, sempre no intuito de buscar as melhores soluções nesse sentido.
A adoção dessa nova cultura melhora o relacionamento entre os membros da empresa. Os mapas mentais de cada pessoa do time acabam sendo melhor compreendidos e fica muito mais fácil de trabalhar.
Isso acaba influenciando diretamente na redução de conflitos e nas iniciativas de comunicação uns com os outros.
A resposta do nosso último tópico também é positiva. Com uma equipe que pensa junto e propõe soluções que são benéficas a todos de uma maneira satisfatória, nada mais natural do que o aparecimento de resultados mais expressivos diante de toda a motivação e benefícios provenientes do Design Thinking.
Agora é com você! Ficou com alguma dúvida sobre esse tipo de abordagem? Gostaria de descrever os diferenciais notados na sua empresa após a adoção do Design Thinking? Então deixe seu comentário e participe da conversa!