Como o Gmail reconhece SPAM

O termo SPAM surgiu a partir de Spiced Ham, ou “Presunto temperado”. O Spam é vendido nos Estados Unidos e na Inglaterra de forma enlatada, conservado em azeite temperado.Uma esquete do grupo humorístico inglês Monty Pyrthon, criada na década de 70, mostra um restaurante que possui SPAM em todos os pratos servidos. Enquanto uma cliente se irrita por não gostar do presunto temperado, vikings cantam uma música de adoração ao SPAM.

Mas o que isso tudo tem a ver com o conceito de SPAM que temos hoje?

Os primeiros programadores se inspiraram nesse quadro e deram o nome de SPAM àqueles e-mails que recebemos totalmente contra a nossa vontade. Algo chato, inconveniente e irritante, assim como o presunto que a cliente do vídeo humorístico não queria.

É graças ao que este termo representa para nós hoje que os filtros anti-spam estão cada vez mais eficientes no combate a mensagens indesejadas. A maioria dos serviços de e-mail atuais possuem uma pasta para onde vão os spams, sem passar pela caixa de entrada. Com o Gmail não é diferente. O Gmail analisa alguns itens padrão para identificar se um e-mail é SPAM.

Conheça alguns tipos de SPAM identificados pelo Gmail:

  • Golpes de phishing – São mensagens maldosas que tentam induzir o usuário a compartilhar informações pessoais, como número de cartão de crédito e senhas.

  • Mensagens de um remetente não confirmado – Alguns spammers forjam as mensagens de e-mail para que pareçam que foram enviadas por uma empresa confiável. O Google utiliza a autenticação de e-mail para verificar o remetente.

  • Mensagens que você marcou como spam – Quando você clica em “Denunciar Spam” ou “Denunciar phishing”, a mensagem que você denunciou também vai para a caixa de spam.

  • Semelhança com mensagens suspeitas – O Gmail possui sistemas de detecção automática de spam que analisam padrões (como palavras-chave comuns e mensagens enviadas por IPs que já enviaram spam anteriormente, por exemplo) e conseguem prever mensagens fraudulentas ou que possam prejudicar o usuário.

  • Políticas definidas pelo administrador – Se você utiliza uma conta de Gmail empresarial, o administrador do grupo do qual você faz parte pode decidir as mensagens que serão marcadas como spam.

  • O conteúdo da mensagem está vazio – Spammers podem mandar mensagens vazias de forma acidental ou proposital. No segundo caso, a mensagem é enviada apenas para coletar listas de endereços de e-mail. É por isso que algumas mensagens em branco e/ou sem título são marcadas como spam.

 Saiba mais sobre o sistema de filtros anti-spam do Gmail clicando aqui.

 


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.