Como o G Suite pode ajudar na gestão de empresas?
Os serviços da Google são referência no mundo inteiro devido à qualidade e agilidade no manuseio dos seus serviços e aplicativos. No contexto empresarial, isso não é diferente. O apoio que o G Suite oferece a uma gestão de empresas é excelente.
Até poucos anos atrás, o trabalho era extremamente dividido e cada pessoa trabalhava somente em uma tarefa. Com o G Suite, você tem sua plataforma disponível toda hora e em todos os lugares, dentre muitas outras facilidades possibilitadas pelos serviços Google. Você sabe quais são elas? Confira, a seguir, como o G Suite pode ajudar na gestão da sua empresa:
1. Armazenamento em nuvem
O Google Drive for Work oferece armazenamento em nuvem ilimitado. As vantagens dessa ferramenta são as inúmeras vantagens para a gestão:
- O compartilhamento de arquivos entre equipes se tornará mais simples. Bastará que um funcionário avise, por meio do Google Hangouts, que o arquivo está disponível em determinada pasta e, assim, o outro funcionário poderá baixá-lo;
- Não há risco de perda de informação: quando armazenamos informações localmente, corremos uma série de riscos como roubo dos equipamentos, vírus, falhas técnicas, etc;
- Por fim, esse serviço oferece uma maior segurança de dados, já que a maior empresa de tráfego de dados do mundo tem uma equipe em constate defesa contra ameaças virtuais.
2. Mudanças nos paradigmas de gestão de deslocamento
Uma das grandes ferramentas é o Google Hangouts. Através dele, você pode fazer reuniões de equipes distantes sem que cada um saia de seu escritório.
Se, antes, uma empresa com diversas filiais gastava cerca de R$ 5.000 por funcionário para um dia de reunião de planejamento nacional. Com o Hangouts, é possível realizar essa reunião online com muito menos custos financeiros e operacionais. É muito mais difícil colocar 100 pessoas em um auditório do que em uma sala para chats online!
3. Maior facilidade de treinamento de suas equipes
Com o mesmo Hangouts, você poderá oferecer treinamento para seus funcionários sem que seja necessário o deslocamento da equipe e do profissional que fará o tratamento.
Assim, os custos diminuem, além de poder ser mais frequente. Se, antes, você precisava de um profissional ir em suas 30 filiais treinar. Hoje, ele vai somente a uma e transmite para as demais.
4. Melhor fluxo de comunicação para a gestão de empresas
Há uma ferramenta chamada Google Groups, em que criam-se grupos de e-mail e de compartilhamento de arquivos com toda a sua empresa ou com determinados grupos, além de fóruns de discussão.
Por exemplo, se você precisa enviar um recado para todos seus funcionários, basta que você crie um grupo adicione todos eles. Também é possível criar nichos específicos, como “equipe de marketing”.
5. Mais economia com o Google for Work
Esse serviço oferece diversas ferramentas de criação de textos, slides, planilhas gráficos, gerenciamento de e-mails, dentre outros. Oferece tudo que um pacote Office oferece e ainda com a vantagem de ser gratuito e com compartilhamento em nuvem, salvo automaticamente.
Você não precisará mais salvar no pen drive ou enviar por e-mail para que outras pessoas tenham acesso ao arquivo.
6. Maior gerenciamento do e-mail corporativo com o Google Vault
Com essa ferramenta, você gerencia seus e-mails rapidamente, estabelecendo o tempo que eles devem ficar retidos no Vault para futura recuperação de informações.
Você também poderá controlar as configurações de cada domínio de e-mail controlado por você. Além disso, todas as informações ficam concentradas, o que permite a exportação de mensagens para formatos padrões, que podem tanto ser salvos quanto impressos para futuras auditorias.
Ainda tem alguma dúvida a respeito dos benefícios do G Suite para a sua empresa? Compartilhe sua opinião ou dúvida nos comentários abaixo!