Como realizar pesquisas de mercado com o Google Formulários

A pesquisa de mercado é um recurso extremamente valioso para se adquirir informações relevantes para adotar ou modificar estratégias de negócios, já que é por meio dela que se consegue ter uma fotografia fiel a respeito da percepção do público sobre um produto, um serviço ou até mesmo uma ideia. Só que um levantamento competente sempre demandou muito trabalho, não é mesmo? Era preciso deslocar equipes para as ruas, todos munidos de pranchetas e papéis, preencher respostas de quem se propusesse a respondê-las, contabilizar resultados e, só então, analisar o cenário geral. Bem complexo.

Com a evolução da tecnologia, porém, passou a ser possível contar com mecanismos que tornam esse processo muito mais fácil, barato e preciso. Esse é o caso do Google Formulários, ferramenta da Google que permite a criação rápida e eficaz de formulários de pesquisas que podem ser facilmente respondidas por qualquer pessoa pela web. Além disso, o Google Formulários faz toda a parte de tabulação e organização dos resultados, trazendo gráficos automáticos com base nas respostas obtidas, ou seja, não é mais necessário ir às ruas ou gastar tempo e recursos contabilizando resultados.

Quer saber mais sobre essa ferramenta pra lá de útil? Então acompanhe agora mesmo nosso post e dê adeus às pranchetas:

Aprendendo a usar

Para usar o Google Formulários basta, antes de mais nada, acessar a ferramenta a partir do Google Drive. Assim como os demais documentos criados lá, tudo fica seguro na nuvem, podendo ser acessado por você de onde estiver e a qualquer momento. Na tela principal, é possível inserir as perguntas e demais opções da sua pesquisa. Dependendo do tipo de levantamento que você quer criar, pode ser que seja necessário incluir perguntas de múltipla escolha, caixas de seleção, um campo para inserção de texto livre e até a possibilidade de seleção de data e horário. Essa tela também permite a personalização do layout, trazendo como opção a inclusão de imagens, de quebra de página, vídeos e cabeçalho.

Como o Google Formulários busca trazer as opções de interação mais simples e rápidas para o usuário, conta com um layout minimalista, focado na melhor disposição das informações e na usabilidade. Utilizando o sistema de quebras de linha, o usuário consegue dividir a pesquisa em etapas, para que o público consiga respondê-la com mais calma, além de permitir que o formulário só seja respondido por membros de uma certa empresa ou que tenham sua identidade revelada, por exemplo.

Distribuindo a pesquisa

Depois de criar sua pesquisa de mercado usando o Google Formulários, finalmente chega o momento de distribuí-la de forma estratégica para obter os melhores resultados possíveis. E essa etapa vai depender da área de atuação do negócio e do perfil do público-alvo da pesquisa. Em geral, é possível apostar nas redes sociais e na distribuição via e-mail para se conseguir um bom volume de respostas.

Lembre-se de que é importante considerar o perfil do seu público antes de distribuir sua pesquisa. Se ele é muito segmentado, vale a pena considerar uma estratégia diferenciada para atingir essas pessoas. Uma opção seria o Facebook, por exemplo, que oferece grupos sobre os mais variados interesses, o que pode servir de plataforma para sua pesquisa encontrar o público certo. Caso isso não seja o suficiente, você pode investir em uma boa segmentação a partir de posts direcionados tanto do Facebook como de outras redes sociais.

Acessando os resultados

Os resultados obtidos com a pesquisa serão organizados por padrão em uma planilha associada ao formulário, que será atualizada em tempo real sempre que a pesquisa for respondida. Aí, por meio de colunas e filtros, é possível ordenar as respostas na ordem de sua preferência, com base nos resultados. O Google Formulários também gera gráficos que são atualizados conforme os dados da pesquisa mudam. Assim você consegue visualizar, em tempo real, o status da sua investigação.

Com essa funcionalidade fica muito mais fácil gerar dados visuais para montar uma apresentação mais explicativa para reuniões e relatórios, por exemplo. Para otimizar ainda mais seu trabalho futuro, você pode exportar os dados para uma planilha facilmente editável pelo Excel ou Google Planilhas, passando a ter os dados da sua pesquisa sempre à mão.

O Google Formulários é apenas uma das múltiplas possibilidades do G Suite, o pacote de aplicativos web do Google voltado para o ambiente corporativo. Já conhece as outras possibilidades? Comente aqui e divida suas impressões conosco!

 

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Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.