Computação sem servidor: tecnologia para criar, consumir e integrar aplicativos em nuvem

Serverless ou computação sem servidor, é um modelo de arquitetura onde a execução dos códigos é feita através de recursos alocados na nuvem de forma individual. Portanto, ao contrário do que o nome sugere, essa tecnologia faz sim uso de servidores, porém de provedores Cloud. 

Presente constantemente no nosso dia a dia, a computação sem servidor tem se mostrado uma excelente alternativa para a escalabilidade das aplicações, sem necessidade de provisionamento e gerenciamento de infraestrutura. Dessa forma, uma empresa pode concentrar-se apenas no desenvolvimento dos seus aplicativos.

Neste post, saiba mais sobre serverless, suas vantagens e diferenças para outras tecnologias de virtualização e conheça também as soluções sem servidor do Google Cloud.

Leia também: Servidor parado: como migrar para nuvem do Google com agilidade e segurança

O que é computação sem servidor?

A computação em nuvem é uma nova maneira de criar, consumir e integrar aplicativos e serviços sem a necessidade de gerenciar a própria infraestrutura. A execução do código é totalmente gerenciada por um provedor de serviços em nuvem, o que elimina a carga de gerenciamento do servidor pelos seus desenvolvedores.

A função serverless conhecida como Function Platform as a Service (FPaaS), permite o desenvolvimento de aplicações sem qualquer envolvimento com a infraestrutura. É uma solução que não substitui contêineres ou VMs — máquinas virtuais —, mas oferece suporte a requisitos de lógica de utilitário, demanda imprevisível, requisitos orientados e eventos.

De acordo com o Gartner Top 10 Trends Impacting Infrastructure & Operations, a computação sem servidor é a principal tendência de suporte à infraestrutura digital, com previsão de se tornar predominante entre 2020 e 2022.

Principais recursos

A computação sem servidor é eficiente para acelerar o desenvolvimento de aplicações visto que automatiza tarefas e desloca desenvolvedores das funções de manutenção e provisionamento de infraestrutura. Esses profissionais podem, então, se concentrar em escrever o código, automatizar mais as atividades e aperfeiçoar o design do aplicativo.

Veja os principais recursos da computação sem servidor:

  • Execução de códigos como funções: o usuário não precisa provisionar e gerenciar a infraestrutura.
  • Provisionamento e dimensionamento automático do ambiente de tempo de execução, assim como dos outros recursos como computação, armazenamento, rede e ambiente de execução de linguagem.
  • Recursos adicionais para ambientes de teste e desenvolvimento, monitoramento, registro, rastreamento e depuração.

Cenários de uso

A computação sem servidor pode ser adotada para o desenvolvimento de aplicativos baseados em serviços modernos e acoplados fracamente. Seus serviços otimizam a produtividade da equipe de desenvolvedores, o que facilita a formação de times pequenos. Já os administradores do sistema podem aproveitar a tecnologia para automatizar operações, de maneira ágil, fácil e por etapas.

A computação sem servidor é utilizada nas seguintes áreas:

  • Processamento computacional;
  • Armazenamento;
  • Proxy para APIs – também conhecido como as APIs Gateway;
  • Orquestração;
  • Analytics e monitoramento;
  • Inteligência artificial e machine learning;
  • DevOps;
  • Integração de aplicativos.

 

Diferença para outras tecnologias de virtualização 

As diferenças para outras tecnologias de virtualização dependem da arquitetura e de como os componentes de computação são escalados em cada um dos ambientes.

Um hipervisor virtualiza o hardware e escalona por meio de VMs. Os contêineres virtualizam o sistema operacional. Já o FPaaS virtualiza o tempo de execução e dimensiona através de funções. Por isso, as soluções serverless são indicadas para projetos com características específicas:

  • Baixa frequência de execução;
  • Vinculados a eventos externos;
  • Requisitos de escala altamente variáveis ou desconhecidos;
  • Funções discretas, pequenas e de curta duração;
  • Opera sem estado em todas as invocações;
  • Conecta outros servicos juntos.

Benefícios para as empresas

Você já sabe que com a computação sem servidor, não é necessário gerenciar servidores e tampouco há tempo de execução para instalar, manter ou administrar a infraestrutura. Mas ainda há outras vantagens.

  • Pagamento por utilização: serviços serverless são cobrados de acordo com a quantidade real de recursos consumidos pelo aplicativo, isto é, o pagamento é feito e partir da taxa de transferência ou pela duração de execução. 
  • Escalabilidade flexível: a infraestrutura é dimensionada automaticamente com o ajuste da capacidade por meio da alteração de consumo — taxa de transferência, memória e processamento. Assim, servidores não são sub ou sobrecarregados.
  • Alta disponibilidade: arquitetura serverless traz na sua raiz a disponibilidade e a tolerância a falhas.
  • Arquitetura dos recursos definidas: você não vai precisar definir a arquitetura, pois os servidores que executam o software já oferecem isso.
  • Diversidade de linguagens suportadas: cada equipe de criação pode trabalhar com a linguagem que preferir, como C#, Go, Javascript, NodeJS, PHP, Python, Ruby, entre outras.
  • Deploy facilitado: é possível integrar o Continuous Delivery e o Continuous Integration mais facilmente.


Com esses benefícios, as equipes podem se dedicar somente ao desenvolvimento dos aplicativos e evitam atividades operacionais.

Soluções da plataforma sem servidor do Google Cloud

Com as soluções da plataforma serverless do Google Cloud, sua empresa pode otimizar o desenvolvimento dos seus aplicativos de forma personalizada. Veja o que você pode fazer:

  • Escrever códigos como preferir: sua equipe tem liberdade para usar a linguagem que preferir, assim como o ambiente de execução, framework e bibliotecas. É possível também, implementar o código como funções, aplicativos, código-fontes ou contêineres.

 

  • Criar aplicativos sem servidor de forma fácil e ágil: as soluções Google Cloud garantem a configuração, provisionamento, balanceamento de carga, fragmentação, escalonamento e gerenciamento de infraestrutura. Assim, você só precisa se concentrar no desenvolvimento dos aplicativos.

 

  • Executar cargas de trabalho serverless onde você estiver: suas cargas de trabalho podem ser transferidas para qualquer plataforma. O Knative é uma plataforma baseada no Kubernetes que permite criar, implantar e gerenciar cargas de trabalho modernas serverless de qualquer lugar. 

 

Principais ferramentas

App Engine

O App Engine permite a criação de aplicativos altamente escalonáveis. Com essa tecnologia, seus desenvolvedores têm mais liberdade com a eliminação de servidores e a implantação de configuração. A agilidade é outra vantagem, pois há suporte para diversas linguagens e muitas ferramentas disponíveis.

Cloud Functions 

Cloud Functions são escalonáveis e de pagamento por execução do seu código, sem gerenciamento de servidores. As cargas de trabalho são automaticamente escalonadas, há recursos de monitoramento, geração de registros e depuração, segurança integrada no nível do papel e por função, e recursos de redes para cenários híbridos e de várias nuvens.

Cloud Run

Totalmente gerenciada e serverless, a Cloud Run é ideal para desenvolver e implantar aplicativos em contêineres altamentes escalonáveis. Também permite o uso de código em linguagens diversas e toma conta de todo o gerenciamento da infraestrutura. Criada com o padrão aberto do Knative, os aplicativos podem ser usados em diferentes sistemas.


Inove com serverless, inove com a Qi Network

Investir na computação em nuvem é investir na inovação organizacional, estratégia fundamental para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. E os benefícios  da inovação são muitos:

  • Otimização dos resultados;
  • Vantagem competitiva;
  • Criação de uma cultura organizacional inovadora;
  • Visão sistêmica da empresa;
  • Melhoria contínua.

 

Portanto, inovar com serverless faz parte desse processo, e muitas empresas têm alcançado resultados significativos com essa tecnologia. 

Com uso de funções do Google Cloud Platform, a Smart Parking reduziu pela metade a instalação de IoT de smart parking e o esforço de suporte operacional, habilitou sua plataforma Smart Cloud IoT em apenas quatro meses e democratizou o acesso e uso de dados em toda a organização. 

Mas para usufruir de todos os benefícios das funções serverless mais indicadas para seu negócio, é preciso contar com uma empresa parceira como a Qi Network, especialista em inovação na nuvem.

Leia também: Cocriação e inovação estratégica: a importância de parceiros para transformação de processos

O diferencial da Qi Network: Programa Jornada da Inovação na Nuvem

A QI tem expertise em produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura e é focada em contribuir para a Jornada de Inovação das empresas. Nosso grande diferencial é o Programa Jornada de Inovação na Nuvem, em que facilitamos a implementação de um programa de inovação nas empresas com metodologia própria e personalizada para atender cada cliente.

Auxiliamos empresas inovadoras na estruturação estratégica, tática e operacional de um programa exclusivo, de acordo com suas demandas.

Que tal inovar em computação sem servidor com a gente? Entre em contato conosco agora mesmo!

Dúvidas? Deixe seu comentário! E para acessar mais conteúdos sobre inovação em nuvem, acompanhe nosso blog!


Por Henrique Augusto

15 de Dezembro, 2020


Você também pode gostar de...

Google Cloud

Por que escolher uma solução em nuvem?

Optar por uma solução em nuvem é apostar no que há de mais atualizado para a praticidade, a segurança de dados e a redução de custos. Saiba o porquê!