Conheça as vantagens de usar o Google Drive para fazer seu TCC

Os computadores surgiram para facilitar o nosso trabalho, certo? Porém, ainda era possível que surgissem problemas de desorganização, com múltiplos arquivos para o mesmo projeto, revisões desencontradas e muitos outros problemas. Felizmente, hoje vivemos em um mundo muito mais conectado e com uma tecnologia que nos ajuda a trabalhar de forma cada vez mais eficiente. O Google Drive, um dos principais produtos da gigante da internet, é um exemplo de ferramenta que facilita bastante o trabalho de muita gente, tanto na esfera profissional como na estudantil.

Para a época do desenvolvimento de um TCC, por exemplo, o Google Drive é uma ferramenta simplesmente indispensável. Já na criação de um documento, percebe-se que não há maiores dificuldades em se utilizar a plataforma, que é extremamente intuitiva. A interface é muito parecida com a do Word, com botões para mudar a fonte, o tamanho, utilizar negrito, itálico e assim por diante. Uma das enormes diferenças desse recurso é que o documento fica salvo na nuvem, sendo acessível por meio de seu navegador de internet, sem a necessidade da instalação de programas.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa plataforma super facilitadora de procedimentos? Então confira agora mesmo nosso post e desembole seu TCC com muito mais facilidade! Dê só uma olhadinha:

Documentos na Nuvem

Esqueça discos rígidos e pendrives, que podem estragar e, assim, comprometer todo o seu trabalho. Porém, se você coloca seu TCC na nuvem, ele fica muito mais seguro e acessível, sendo possível acessar seu trabalho de qualquer lugar — seja em outro computador ou até pelo smartphone ou tablet — e a qualquer momento, bastando contar com um acesso à internet. Além disso, você nunca mais vai se perder em meio a múltiplas versões e revisões do trabalho, já que todas as modificações são aplicadas a um só arquivo, não se criando cópias e mais cópias para cada vírgula trocada.

O fato de os documentos serem salvos automaticamente a cada modificação pode livrá-lo de muita dor de cabeça enquanto trabalha no seu TCC. Uma simples queda de energia, por exemplo, já seria motivo para desespero há algum tempo. Mas, hoje, com o Google Drive, basta pegar seu smartphone, notebook ou tablet para perceber que, independentemente de percalços, seu trabalho está lá, na nuvem, intacto e do jeitinho que você o deixou no instante em que a força caiu. Conte com todas essas vantagens de segurança para a integridade dos seus arquivos e não passe mais por desespero!

Colaboração em Tempo Real

A maioria dos projetos de TCC é desenvolvida por grupos. Só que, com uma rotina super atarefada, acaba sendo difícil reunir todos os membros no mesmo lugar para desenvolver o trabalho adequadamente, não é verdade? Pois, felizmente, o Google Drive possui uma funcionalidade que elimina essa necessidade — e dificuldade! — dos encontros presenciais, oferecendo a possibilidade de acrescentar ainda mais produtividade ao grupo. Todo documento do Google Drive pode ser compartilhado com outros usuários. Isso significa que essas outras pessoas podem entrar no seu documento e editá-lo junto com você, ao mesmíssimo tempo, e você verá as edições dos outros em tempo real.

O Google Drive possui ainda um comunicador interno que permite que os usuários conversem entre si enquanto editam o documento. Você não vai mais precisar ficar dividindo e unindo várias partes do seu trabalho! Todos poderão editar o conteúdo como um todo, de forma sincronizada e extremamente conveniente.

Histórico de Revisões

Fato é que, em todo e qualquer projeto, podem surgir erros. É importante que encontrar alguma forma de evitá-los, mas é muito mais produtivo aprender a lidar com eles de forma eficiente, não concorda? E o Google Drive pode ajudar — e muito! — nesse caso. Todas as alterações feitas em um documento são registradas em seu histórico, sendo possível restaurar quaisquer uma delas. Apagou sem querer todo o seu trabalho? Não se preocupe: basta restaurá-lo para a última versão em que estava completo! Um baita alívio, não é mesmo?

O Google Drive também avisa, na parte superior da interface, quando foi feita a última alteração em cada documento. Esse controle é super vantajoso, uma vez que é possível trabalhar juntamente com outras pessoas no mesmo projeto. Assim você fica logo sabendo se foi você a última pessoa a editar o documento ou se foi algum outro membro do seu grupo. Aí é só dar uma olhadinha no histórico, ver o que foi mudado, adicionar um comentário, se for o caso e assim por diante. O processo é muito mais dinâmico!

Sempre que for iniciar um novo projeto, seja um TCC ou qualquer outro trabalho, lembre-se da importância de utilizar as ferramentas certas para fazer tudo da forma mais produtiva e organizada possível. Acesse o Google Drive hoje mesmo e confira todas as suas funcionalidades!

Agora comente aqui e nos conte qual das vantagens oferecidas por essa ferramenta chamou mais sua atenção! Já conhecia essa plataforma? Compartilhe conosco suas impressões e experiências!

QI_CTA_eBook18_GooglePlanilhas


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.