Conheça o Labs do Gmail

O Labs é um conjunto de ferramentas que ajudam você a ter a melhor experiência possível com o Gmail. Os recursos de ativação simples foram elaborados pensando, acima de tudo, em trazer praticidade à vida dos usuários.

 

Conheça alguns recursos do Labs:

 

1.Primeiro, encontre o Labs nas configurações

Abra as configurações do Gmail clicando no ícone da engrenagem no canto superior esquerdo da sua caixa de entrada e, em seguida, em “configurações”. Você verá “Labs” ao lado direito da lista.

 

configuracoes gmail

labs

 

 

2. Em seguida, habilite o Labs

Percorra a lista dos Labs ativados  e ative ou desative cada item. Você precisará salvar suas preferências após realizar suas mudanças. 

labs ativar

 

3. Chat ao lado direito

É exatamente o que você está pensando. Esta opção move o seu chat do lado esquerdo para o lado direito da sua caixa de entrada. Isto pode desconfigurar sua caixa de entrada, mas se você ampliar sua janela (ou utilizar dois monitores), você não deve ter muitos problemas.

O chat ao lado direito libera uma propriedade valiosa do lado esquerdo da lista de marcadores e outros Labs úteis.

chat gmail

 

4. Gadget do Google Agenda

Com este recurso, você visualiza informações instantâneas na tela de sua caixa de entrada. Embora esta ferramenta não seja ideal para planejamentos de longo prazo, ela permite que você confira sua disponibilidade do dia para as reuniões de última hora ou um convite para um café.

gadget google agenda

 

5. Gadget do Google Docs

Você provavelmente tem alguns documentos aos quais se refere uma vez ou outra. O Gadget do Google Docs exibe seus docs acessados recentemente no canto esquerdo, na sua janela da caixa de entrada. Com apenas um clique, você pode acessá-los da próxima vez que precisar olhar algo, poupando você de ter de procurá-lo no docs.

gadget google docs

 

6. Enviar & arquivar / Avanço automático

Estes dois labs são particularmente bem preparados para lidar com caixas de correio compartilhadas, ou para aqueles que processam milhares de e-mails.

O Enviar & Arquivar arquiva seus e-mails enviados e os originais, limpando sua caixa.

O Lab Avanço automático permite que você especifique como deseja que o Gmail aja após uma ação realizada por você em um e-mail. Ele pode abrir a mensagem seguinte ou levá-lo de volta à caixa de entrada.

avanco automatico

 

7. Respostas predeterminadas

Esta é outra ferramenta útil para aqueles que têm de lidar com muitos e-mails repetitivos. Você pode salvar uma resposta genérica e inseri-la em um novo e-mail, se for necessário.

Observação: Ao salvar uma nova resposta predeterminada, o programa captura qualquer coisa que esteja na janela. Então, se você precisa iniciar um e-mail completamente em branco.

 

Labs – melhorando o funcionamento das empresas

O Labs pode fazer você ganhar tempo e segurança dentro de seu ambiente de trabalho, com os recursos como o citado acima, respostas automáticas, tornar a opção “responder a todos” um padrão e o ajuste de assinaturas, que insere sua assinatura antes do texto citado nas respostas e remove aquela habitual linha divisória “–“.
Existe também um recurso que pode cancelar e-mails enviados, no caso de envios acidentais.

É importante ressaltar que pode haver instabilidade no funcionamento, assim como na exibição desses extras, e que os que funcionam perfeitamente são promovidos a recursos regulares.

 

Parte deste artigo é uma tradução de: http://mashable.com/2013/01/18/best-gmail-labs/  
Outras referências:
Suporte do Google
Dicas do Google – Melhores Labs empresariais no Gmail
Algumas imagens desse post são retiradas do próprio Labs do Google.
QI_CTA_GuiaGmail


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.