Controle datas e prazos com funções do Google Planilhas

Já pensou como seria ter todas as planilhas da sua empresa salvas na nuvem, possibilitando seu acesso e sua edição a qualquer momento e de qualquer lugar? Pois saiba que com o Google Docs esse sonho já se transformou em realidade! Cada vez mais, os programas comuns — com necessidade de instalação, atualização e de realização de constantes cópias — estão sendo substituídos por programas completamente na nuvem, operando pela internet. Dessa forma, o acesso aos documentos é bastante facilitado e há uma maior flexibilidade na execução do trabalho.

 

 

 

 

 

 

 

O Google Docs é um escritório virtual extremamente eficiente, que reúne todas as vantagens de uma ferramenta on-line, além de apresentar funcionalidades atualizadas e várias novas tecnologias. E o melhor? É gratuito! Ficou curioso para conhecer melhor os recursos dessa revolucionária ferramenta? Então confira agora mesmo algumas de suas funções de trabalho com datas e prazos por meio do Google Planilhas:

Now e Today

Quer saber quando a planilha foi alterada pela ultima vez? O comando “Now” faz esse trabalho para você. Basta digitar o comando “=NOW()” em uma célula qualquer para que sempre que a planilha for alterada de alguma forma, o Google atualize a data e o horário da modificação mais recente.

Quando uma planilha é usada por muitas pessoas, por exemplo, é preciso manter um controle maior, a fim de que se possa saber não só quem alterou como quais informações foram efetivamente mudadas. Se você não quiser saber o horário, mas apenas verificar a data da ultima alteração, use o comando Today. Basta digitar “=TODAY()” para que o Google Planilhas determine automaticamente a data da última alteração na planilha.

NetworkingDays

Quer calcular quantos foram os dias úteis de um determinado período de tempo sem precisar contar um por um? Pois a função NetworkingDays faz esse trabalho por você. Isso pode ser especialmente útil se você trabalha com RH ou se precisa remunerar alguém pelos dias efetivamente trabalhados. Confira como funciona esse comando:

Sintaxe = NETWORKDAYS.INTL (data_inicial, data_final, [final_de_semana], [feriados]), sendo que a data inicial é a data de começo do período a ser calculado, representado por “(DATE(valor))”, a data final equivale à data de término do período considerado para o cálculo, representado por “(DATE(valor))”, o final de semana representa quais são os dias de folga na semana — da seguinte forma: 1 significa dia de folga e 0 significa dia de trabalho.

Vale ressaltar que, para que essa função funcione, as datas devem estar no modo americano de formatação, ou seja, na ordem invertida — ano, mês, dia.

Como exemplo, teste essa formula no Google Planilha: =NETWORKDAYS(DATE(2014;7;16);DATE(2014;7;24))

Datedif

Precisa calcular quantos dias, meses ou anos se passaram entre duas datas distantes sem precisar usar o calendário? Então use a função Datedif, que funciona da seguinte forma:

Sintaxe = DATEDIF (data_de_início; data_de_término; “unidade”), onde a data de início é realmente a data de começo a ser considerada no cálculo, a data de término corresponde à data final a ser considerada no cálculo e a unidade é a abreviação de qualquer que seja a unidade de tempo a ser usada — “Y” para número de anos, “M” para meses, “D” para dias, “MD” subtrai o número de anos e meses inteiros, mostrando somente os dias, “YM” subtrai os anos inteiros, mostrando a quantidade de meses e “YD” supõe que o valor entre a data de início e a data de término é menor do que 1 ano, assim, essa função mostra os dias.

Vale ressaltar aqui também que as datas devem estar no modo americano de formatação para que tudo funcione perfeitamente — ano, mês, dia.

Como exemplo, teste essa formula no Google Planilha:
=DATEDIF(DATE(2014; 8; 16); DATE(2014; 10; 15); “D”)

Entendeu como o Google Planilhas pode ser usado para gerenciar mais ágil e facilmente seus prazos? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco!

QI_CTA_eBook18_GooglePlanilhas


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.