Add-on: conheça o plugin que aponta fraudes no Gmail

No mundo digital, todo cuidado é pouco na hora de cuidar da segurança e evitar fraudes no Gmail.

Afinal, por ser uma ferramenta muito usada para a identificação do usuário, o e-mail costuma ser um grande alvo de ataques de phishing.

Para protegê-lo desse tipo de golpe, o Google disponibiliza gratuitamente em sua loja do Chrome o plugin chamado “Alerta de senha”. Assim, se a ferramenta detectar que você está acessando uma falsa página de login do Google, por exemplo, enviará um alerta antes que digite sua senha.

No post de hoje, conheça as vantagens de usar o plugin “Alerta de senha”, que aponta fraudes no Gmail.

Como ele funciona?

Depois de instalar o “Alerta de senha”, você deve inserir sua senha do Gmail, que é criptografada e armazenada. O plugin funciona apenas no navegador Google Chrome, que é um dos mais utilizados atualmente em desktops e dispositivos móveis.

Ele é similar a um serviço usado internamente pelo Google e disponível para o G Suite. A extensão levou três anos para ser criada, sendo um incremento a outros recursos de segurança elaborados pelo Google, como a tecnologia de navegação segura.

Minha senha será armazenada?

Não, o “Alerta de senha” não guarda a sua senha ou as teclas digitadas. Na realidade, o serviço armazena uma miniatura segura da sua senha, que é comparada a uma miniatura das teclas usadas recentemente por você no Chrome. Se o recurso estiver sendo utilizado dentro de uma conta do Gmail, nenhum dado é enviado de seu computador local.

Contudo, esteja atento que essa ferramenta não protege as janelas anônimas, aplicativos e extensões do Chrome ou senhas de serviços que não são do Google. Ela funciona apenas no navegador Chrome e quando o JavaScript está ativado.

Quais são as vantagens de usá-lo?

Diminui os casos de phishing

Segundo informações do Google, os ataques de phishing são eficazes em 45% das vezes em que são aplicados, sendo responsáveis por 2% das mensagens enviadas pelo seu serviço de e-mail.

O phishing ocorre quando tentam fazer com que um usuário compartilhe informações pessoais por meio de e-mail, anúncios ou sites semelhantes aos que ele costuma usar. Por exemplo, os golpistas podem enviar um e-mail como se fosse do seu banco e pedir dados da sua conta. Eles também costumam perguntar o CPF ou CNPJ, números de cartão de crédito e a data de aniversário.

Como comentamos, o plugin “Alerta de senha” envia um alerta, caso você esteja em uma falsa página de login. Lembre-se também de que o Google e o Gmail nunca solicitam que você forneça esse tipo de informação via e-mail.

Incentiva o uso de senhas diferentes

Como o add-on também identifica quando uma mesma senha é utilizada em sites legítimos, isso serve de incentivo para que você crie combinações diferentes em suas contas. Sabia que, quando uma conta é comprometida, os invasores tentam utilizar sua senha em outros sites? Por isso, é muito arriscado repeti-las.

Agora que você já conhece o “Alerta de senha”, não perca tempo e instale esse add-on para combater fraudes no Gmail. Embora só esteja disponível para o Chrome, a expectativa é que a versão compatível com outros navegadores seja divulgada em breve, já que a extensão está em código aberto.

Gostou deste post sobre o plugin que aponta fraudes no Gmail? Então, aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!

QI_CTA_CasesdeSucesso


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.