Gerenciamento de email: Gmail x Programas de Email

O Gmail é o melhor serviço de email profissional do mundo. Não é a toa que hoje é o mais utilizado pelas pessoas.

Seu sistema é melhor preparado para o usuário e, se compararmos com os demais serviços de email, o Gmail conta com mais opções de customização, controle para gerenciamento de mensagens e permite acesso de qualquer dispositivo em qualquer lugar.

Com base nos benefícios que o Gmail oferece, comparamos suas principais características com os principais programas de email do mercado e apontamos os aspectos que definem o porquê do serviço da Google ser o mais utilizado pelos usuários.

Mozilla Thunderbird

Dos mesmos desenvolvedores do navegador Firefox, o Thuderbird aparece como um grande concorrente dos programas de email.

O programa é gratuito e oferece o gerenciamento de diversas contas de email a partir de sua interface. Também conta com filtro antispam inteligente, suporte a skins (telas com visuais diferentes), marcadores de mensagens, navegação pelo histórico de mensagens,  além de se mostrar bastante estável durante o funcionamento.

Possui mecanismo de busca integrado com o Windows, visual organizado e enxuto, suas funções se apresentam em forma de botão, o que facilita o processo de aprendizado.

O Thunderbird é compatível com os sistemas Windows 2000, XP, 2003, Vista e 7. Pesa 16 MB.

Apple Mail

É o serviço de email da Apple. A ferramenta de gerenciamento de mensagens é simples e ao mesmo tempo poderosa. Por ser da Apple, o serviço está totalmente integrado ao sistema e aos aplicativos.

O recurso possui simples configuração de contas de email, interface organizada, caixas de correio inteligente, eficiente sistema de notificação, além da caixa VIP, um sistema em que você visualiza de forma rápida os emails de quem realmente importa.

O Mail funciona com qualquer tipo de conta, seja IMAP ou POP, e possui configuração automática de contas Gmail, AOL e iCloud.

Outlook

É o principal cliente de mensagens e colaboração da Microsoft. A ferramenta permite que você filtre e organize suas mensagens de email, além de integrar e gerenciar diversas contas de email, calendários pessoais e de grupos, contatos e tarefas.

Fornece desempenho e integração com o Internet Explorer. A integração completa com emails, calendários e contatos faz do Outlook uma ferramenta bastante utilizada pelas empresas.

O programa é capaz de organizar diferentes caixas de entrada, com opção de unir os emails utilizando parâmetros como tamanho de anexos, data de recebimento ou até mesmo o assunto da mensagem.

Através de um navegador de Internet, é possível ter acesso a lista de endereços e emails importantes. Além disso, usuários do Windows Phone também contam com uma versão integrada dos serviços pelo dispositivo móvel.

Pesa como ponto negativo o fato do programa ter apenas 60 dias para testes e, caso o usuário tenha interesse, terá que comprar o Office para continuar utilizando.

Gmail

O Gmail oferece ao usuário um modelo com operadores de pesquisa avançados e abrangentes, é rápido e eficiente.

Extremamente prático, o Gmail conta com marcadores e filtros que os demais serviços não possuem. O sistema é essencial pra quem trabalha constantemente com altas taxas de emails enviados e recebidos. De forma simples você configura um filtro automático, que distribui de forma ágil as mensagens para os marcadores criados.

 Para quem gosta de deixar o email do seu jeito, o Gmail dispõe de maiores opções para customização. O serviço conta com temas personalizados, onde o usuário pode customizar sua área de trabalho e deixar conforme sua preferência.

O recurso oferece suporte POP e IMAP. Você consegue alterar as configurações em tempo real de forma fácil, sincronizar email entre diversos programas, inclusive os citados acima, e também acessar emails arquivados mesmo estando sem conexão com a internet. Recomendamos, inclusive, o download do aplicativo Gmail Offline para navegadores Chrome.

A tendência é que os programas de email tornem-se cada dia mais obsoletos com o cloud computing. O Gmail está substituindo esses programas inclusive nas empresas com a sua versão de email corporativo. Mais que um simples serviço de email, o Gmail é uma ferramenta completa e preparada para atender o usuário que procura simples recursos de email, até ao que busca ferramentas de gerenciamento, personalização e controle de suas mensagens.

QI_CTA_CasesdeSucesso


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.