Gestão de Vendas: utilizando o G Suite para vender mais

Vender mais nem sempre é uma questão que envolve apenas os produtos, os serviços e a expertise da equipe de vendas. A gestão de vendas necessita de uma boa infraestrutura para que o trabalho possa transcorrer de forma mais ágil e fácil.

O G Suite colabora nesse aspecto com algumas soluções que podem fazer toda a diferença. Por isso, preparamos este artigo para mostrar como esse conjunto de ferramentas pode aumentar as vendas da sua empresa. Acompanhe e conheça mais a respeito!

Compartilhando propostas e informações de potenciais clientes

Muitas vendas acabam se perdendo em função de uma abordagem errada ou mal informada, fruto da falta de dados a respeito dos potenciais clientes. O G Suite pode resolver esse problema por meio do Google Docs.

Esse recurso proporciona a disponibilização de todas as informações que os membros da equipe conseguirem coletar, levando ao conhecimento de todos e em tempo real, detalhes que podem ser imprescindíveis para que a venda seja concluída com sucesso.

E mais, criando uma proposta com o Google Docs, além de sempre tê-la atualizada junto aos clientes, você pode definir quem terá acesso (internamente e clientes) e também definir uma validade para visualização do documento,. Quando expira este tempo definido pelo proprietário do documento, perde-se o acesso ao mesmo.

Otimizando treinamentos e reuniões

Reunir toda uma equipe de vendas em um só espaço para a realização de reuniões e treinamentos nem sempre é uma tarefa tranquila. A opção da disponibilização de apresentações e arquivos de texto para que estudem ou formulem decisões sobre aquilo nem sempre é uma opção boa também.

Para resolver isso, o Hangouts pode ser uma solução fantástica, fazendo com que todos os envolvidos possam absorver informações e tirar dúvidas por meio das videochamadas. Confira aqui como manter as reuniões online ainda mais eficientes.

Tornando os documentos mais acessíveis

Fechar uma venda muitas vezes é uma questão de agilidade. Como a formatação de propostas, confecção de minutas e contratos e o repasse de informações sobre os clientes é algo que pode demorar algum tempo para que tudo fique pronto para a negociação avançar, o comprador pode desistir nesse meio tempo. Acaba-se o problema de várias versões de um único arquivo.

O Google Docs pode resolver bem essa questão, trazendo atualizações, em tempo real para todo o grupo, de documentos e informações relevantes para que a equipe consiga desempenhar suas funções com agilidade.

Deixando o cliente mais bem informado

É importantíssimo que o cliente que conheça a empresa por meio de informações externas, ou seja, que não partam da equipe de vendas, tenha formas de conhecer mais sobre os produtos ou serviços e também a respeito das formas de contato com o negócio.

O G Suite possui a ferramenta Google Sites, pela qual é possível publicar um conteúdo repleto de dados e links, agilizando negociações e, consequentemente, aumentando a possibilidade de vender mais.

Facilitando o trabalho de comunicação da gestão de vendas

Fazer contato com a equipe de vendas para convocações diversas e agendamento de encontros e reuniões sempre dá trabalho. Seja para encontrar um horário viável para toda a equipe ou até mesmo por não saber que um colaborador está de férias, marcar uma reunião leva tempo.

O Google Agenda, presente no G Suite, permite que todos fiquem sabendo dos compromissos marcados com antecedência, com riqueza de informações e recursos de alerta sobre o encontro, possibilitando mais sucesso na multiplicação de informações em reuniões e treinamentos.

Ainda tem mais: é possível criar agendas internas para saber quais vendedores estão de férias e quando voltam, além de poder manter os prazos dos projetos, promoções e campanhas em um só lugar para que toda a equipe tenha acesso.

Auxiliando no feedback da equipe e de clientes

Para que a gestão de vendas possa elaborar estratégias mais bem-sucedidas visando negócios futuros, é importantíssimo o feedback de clientes e da equipe de vendas.

O Google Formulários possui essa função de distribuição de questionários, tornando o trabalho de compilação das informações mais simples e útil.

Pronto! Agora você já sabe como o G Suite pode ajudar na gestão de vendas. Quer saber como implantar todas essas facilidades em seu negócio para vender ainda mais? Então entre em contato com a gente!

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Diogo Rasmussen

Diogo Rasmussen

Diogo é Gerente Comercial da Qi Network. Graduado em Marketing, fascinado por tecnologia e um amante do mundo comercial.