G Suite: segurança para os dados da sua empresa
O G Suite apresenta uma série de funcionalidades e recursos que ajudam a facilitar e agilizar as rotinas de empresas de qualquer porte. Entretanto, muitos empreendedores e administradores ficam em dúvida a respeito de o quanto estão, de fato, seguros os dados da empresa quando usam aplicativos como esse.
Hoje em dia, a segurança na internet é um desafio cada vez mais relevante, haja vista a importância do armazenamento em nuvem e a sofisticação das ações de hackers e crackers internet afora. Portanto, iremos falar à respeito da segurança para os dados de sua empresa com o G Suite.
Como o Google protege os dados da minha empresa?
O que podemos apontar, a fim de responder a esses questionamento é que a Google tem como um de seus carros-chefe a questão da segurança. Por isso, a gigante da informática mundial precisa evitar, a todo custo, quaisquer falhas de segurança.
Para isso, a Google costuma, frequentemente, desenvolver uma série de recursos e atualizações de segurança para manter os dados sob a mais completa segurança e controle total dos usuários. Todo esse procedimento, segundo a empresa, funciona todos os dias, 24 horas, de forma contínua.
Em resumo: os dados colocados lá por você são só seus e, além disso, você designará quais colaboradores deverão ter acesso e até que ponto poderão interferir nessas informações.
Como manter minhas informações protegidas
Para quem deseja ter maior proteção, há configurações que podem ser feitas no G Suite, para dar um plus no quesito segurança corporativa. Algumas dessas precauções apresentaremos a seguir:
Senha
O comprimento da senha pode ser ampliado, dificultando a descoberta da mesma por usuários não permitidos, ou hackers, em geral. Para fazer essa alteração basta entrar na guia “ferramentas avançadas”, no painel de administração do G Suite. Dentro da guia, encontrar “Autenticação” e, em seguida, “Configurações avançadas de senha”.
Segundo especialistas em segurança, a senha ideal precisa conter entre 12 e 15 caracteres, não ser uma palavra existente no dicionário, tampouco variação do nome – seja da empresa, seja do criador do sistema, ou as sequências tradicionais de números, de 1 a 15, ou vários 0 juntos. Verifique também se os colaboradores são criativos com suas senhas, para evitar qualquer ponto frágil do sistema, criando brechas de segurança.
O próprio Google tem por padrão avisar sobre a força da senha, categorizando-a em três níveis: forte – verde –, amarela – mediana – e vermelha – a mais fraca, que deve ser modificada o quanto antes;
SSL
Esse protocolo é o ideal para empresas que possuam redes constantemente utilizadas por usuários diferentes, como em hotéis, LAN houses e outros. Ativando-se o protocolo SSL, toda a troca de informações entre o navegador e o App é criptografada, tornando-a menos devassável.
PIN
Como a Google mantém um suporte telefônico para seus usuários em caso de qualquer eventualidade no sistema, o contato é direto com a empresa. Assim, manter a página do Suporte já no painel de controle é uma atitude inteligente, pois os códigos PIN e números do suporte serão facilmente encontráveis, ajudando a reverter problemas rapidamente.
Google Vault
O Google Vault é uma aplicativo do G Suite vendido separadamente, que permite definir políticas de retenção que são automaticamente aplicadas as mensagens de bate-papo e e-mail. Essas mensagens podem ser arquivadas e mantidas de acordo com suas políticas, evitando exclusões acidentais.
Além disso, o Google Vault permite realizar descoberta eletrônica para litígios e auditorias de conformidade com poderosas ferramentas de pesquisa que ajudam a localizar e recuperar e-mails relevantes e mensagens de bate-papo. O aplicativo permite ainda atribuir guarda legal a usuários quando necessário. Dessa forma, mensagens de e-mail e bate-papo não podem ser excluídas pelos usuários quando estão sob guarda.
Você tem alguma dúvida em relação à segurança dos seus dados? Deixe suas perguntas abaixo nos comentários!