G Suite x Pacote Office: 10 comparações que você precisa fazer

O G Suite e o Office 365 são os líderes do mercado de cloud computing, tecnologia que permite que você e sua equipe se mantenham conectados de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, necessitando apenas que você e sua equipe estejam conectados na internet.

Ambas as plataformas possuem várias ferramentas que facilitam o cotidiano das empresas. O G Suite trabalha com:

  • Docs (Editor de texto);

  • Planilhas;

  • Apresentações;

  • Gmail;

  • Agenda (Um serviço de agenda totalmente integrável aos mais diversos dispositivos, inclusive para Windows e Apple);

  • Sites (Serviço de publicação na web sem necessidade de programação);

  • Drive (Uma Dropbox totalmente integrada aos outros serviços) ;

  • Talk (Comunicador instantâneo);

  • Hangouts (Comunicação instantânea por videoconferência, chat e/ou voz);

  • Google+ (Rede Social privada ou pública);

  • Keep.

Já o Office 365 utiliza:

  • Word (Editor de texto);

  • Excel (Planilhas);

  • PowerPoint (Apresentações);

  • Outlook (E-mail);

  • Sharepoint;

  • Skydrive (Disco virtual);

  • Lync;

  • Access;

  • So.cl;

  • OneNote.

Como ambos oferecem serviços parecidos, fica difícil escolher o pacote certo de ferramentas. Pensando nisso, elaboramos uma lista de 10 comparações para ajudar na sua escolha. Confira!

  1. Atributos

Por mais que os serviços sejam parecidos, eles possuem atributos diferentes. A plataforma do Gmail é mais simples e intuitiva do que a do Outlook. O calendário para empresas do Google, por exemplo possui como diferencial a facilidade de ser compartilhado entre os integrantes de um grupo de trabalho, além de sincronizar as agendas de forma prática entre os mais diversos dispositivos.

  1. Versões e preços

Enquanto o Office 365 possui várias versões e preços para cada usuário, o G Suite tem apenas um preço para seus usuários (5 dólares por mês ou 50 dólares por ano) e isso se aplica independentemente se você é uma empresa com três ou trinta mil funcionários.

  1. Sincronização e migração

O G Suite oferece mais simplicidade na hora de migrar e sincronizar o uso dos aplicativos. Para ter acesso à todas as ferramentas, basta ter uma conta Google e os apps estarão totalmente disponíveis online.

Já o Office 365 exige alguns requisitos antes do uso das ferramentas na web: o usuário precisa instalar um software na máquina e mantê-lo atualizado para o envio de arquivos à nuvem. Além disso, o usuário também precisa de uma conta nova, pois os cadastros anteriores no Microsoft Live não são aceitos para esta plataforma.

  1. Capacidade de armazenamento

O armazenamento online (em nuvem) varia entre as plataformas: o Google oferece 30 GB de espaço, enquanto a Microsoft fornece 7GB, mas ambos são expansíveis. Tanto o Drive como Skydrive possuem fácil integração com os respectivos produtos de cada empresa. Além disso, ambos oferecem leitores dos documentos online, para que você possa ver os arquivos diretamente do browser, sem necessidade de download.

  1. Painel de Administração

Tanto o G Suite quanto o Office 365 possuem um painel com instrumentos que mostram como estão os serviços. Isso quer dizer que você terá as informações de imediato e em qualquer lugar, o que facilita o gerenciamento dos serviços. A diferença aqui entre Google e Microsoft é que a Google oferece estes serviços (Services, Analytics, Maps, Voice e Blogger) de forma gratuita, enquanto que o serviço da Microsoft é pago.

  1. Arquivamento de e-mails

Ambos oferecem arquivamento e registro de e-mails de forma bem semelhante, servindo para identificar e gravar os passos de sua empresa, comprovando envios e situações. Enquanto o arquivamento de e-mails do Google, o Google Vault, custa apenas 10 dólares mensais por usuário, o serviço da Microsoft custa o dobro do preço.

  1. Aplicativos no desktop

Alguns planos do Office 365 incluem aplicativos direto no desktop, para ajudar os usuários quando estão fora da plataforma online, ou seja, ele vai poder trabalhar da mesma forma, estando on line ou não. A plataforma do G Suite é baseada no browser, embora também conte com uma versão offline do Google Drive para sincronização com a nuvem.

Ainda assim, o foco do G Suite é muito mais voltada para a web, possuindo pouco direcionamento aos aplicativos em desktop. Entretanto, o usuário pode utilizar os programas na plataforma do Chrome mesmo estando offline, lembrando apenas que para poder salvar (neste caso fazer o back-up) e compartilhar o usuário precisa estar online.

  1. Potencial das planilhas

Alguns usuários preferem o Excel do que o Sheets, tendo em vista o poder das fórmulas e das macros que podem ser geradas pelo Excel. A maior diferença é que o Sheets trabalha com apenas 400.000 células enquanto que o Excel usa 17 bilhões.

  1. Usabilidade da plataforma

Para alguns usuários, ter que aprender a mexer numa plataforma nova pode ser algo desconfortável – e neste ponto a Microsoft pode ter uma vantagem, já que o pacote Office é praticamente o mesmo de anos atrás. Claro que ele evoluiu bastante, porém sua curva de aprendizado é menor se comparada com o G Suite. Por outro lado, para empresas novas com funcionários jovens, isso pode ser algo irrelevante.

  1. Mercado de aplicativos

Ambos possuem um mercado de aplicativos e o interessante de trabalhar com o ambiente em nuvem é que ele é facilmente adaptável para as necessidades específicas de cada empresa. Tanto o Microsoft Marketplace quanto a loja de apps do Google possuem uma série de alternativas para cada situação de empresa.

Porém, o G Suite, por ser na nuvem e não precisar de instalação, é mais seguro. O trabalho é sempre salvo em backup. A mobilidade é outra vantagem que deriva desse aspecto: toda a equipe pode trabalhar simultaneamente no mesmo arquivo, online. As novas versões também não implicam acréscimo de mensalidade ou licença: o serviço está sempre atualizando e essas melhorias estão inclusas no pacote.

Ambas as plataformas estão sempre inovando em suas áreas – e as vantagens são relativas às necessidades de cada negócio. Então avalie bem o que pesa mais na hora de escolher o pacote certo de aplicativos!

E você, qual pacote de aplicativos parece melhor para você? Deixe suas opiniões nos comentários abaixo!

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Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.