Ainda que a computação em nuvem tenha avançado a passos largos nos últimos anos, alguns problemas continuam acontecendo, inclusive no compartilhamento de arquivos. Todavia, soluções como o Google Drive compartilhado podem resolver essa questão.
Criar um drive compartilhado e adicionar participantes
Criar um drive compartilhado
Observação: só será possível criar drives compartilhados se eles forem compatíveis com a edição e se o administrador permitir.
Você pode adicionar qualquer pessoa na sua organização como participante de um drive compartilhado.
Se a organização permitir, você poderá adicionar usuários externos a um drive compartilhado, desde que eles tenham um endereço de e-mail associado a uma Conta do Google. Qualquer conteúdo em que uma pessoa externa contribui (por exemplo, edita, cria ou faz upload de um arquivo) em um drive compartilhado criado por alguém na sua organização é transferido e de propriedade dela.
Só é possível adicionar pessoas com acesso de Leitor a uma edição do Google Workspace que não inclui drives compartilhados. No entanto, você talvez consiga conceder acesso para comentar ou editar em arquivos específicos no drive compartilhado, dependendo das permissões da pasta. Consulte Como funciona o compartilhamento de uma pasta em um drive compartilhado.
Quando você adiciona um novo participante a um drive compartilhado, é possível definir o nível de acesso dele:
Nível de acesso | |||||
Permissão | Administrador | Administrador de conteúdo | Colaborador | Comentadores | Leitor |
---|---|---|---|---|---|
Pode ver arquivos e pastas | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ |
Pode fazer comentários em arquivos | ✔ | ✔ | ✔ | ✔ | |
Pode editar arquivos | ✔ | ✔ | ✔ | ||
Pode criar e adicionar arquivos, pode criar pastas | ✔ | ✔ | ✔* | ||
Pode adicionar e remover pessoas e grupos em arquivos específicos | ✔ | ✔ | ✔ | ||
Pode restaurar arquivos da lixeira (até 30 dias) | ✔ | ✔ | ✔ | ||
Pode mover arquivos do Meu Drive para um drive compartilhado | ✔ | ✔ | ✔ | ||
Pode mover arquivos e pastas para a lixeira | ✔ | ✔ | |||
Pode mover arquivos e pastas dentro de um drive compartilhado | ✔ | ✔ | |||
Pode adicionar ou remover pessoas e grupos em pastas específicas de um drive compartilhado | ✔ | ✔** | |||
Pode mover pastas do Meu Drive para um drive compartilhado | ✔ | ||||
Pode mover arquivos de um drive compartilhado para outro | ✔ | ||||
Pode adicionar ou remover participantes de um drive compartilhado | ✔ | ||||
Pode alterar os níveis de acesso de participantes | ✔ | ||||
Pode excluir permanentemente os arquivos na lixeira | ✔ | ||||
Pode renomear ou mudar o tema | ✔ | ||||
Pode excluir o drive compartilhado | ✔ |
* No Google Drive para computador ou em arquivos no app Arquivos do ChromeOS, o Acesso de colaborador concede acesso somente leitura aos arquivos. Para permitir que os usuários criem, façam upload e editem arquivos em um drive compartilhado no Google Drive para computador e no ChromeOS, conceda ao usuário acesso de Administrador de conteúdo ou Gerente.
** Os administradores ou Gerenciadores podem impedir que os Administradores de conteúdo compartilhem pastas.
Exige o acesso Administrador
Exige o acesso Administrador
- À esquerda, clique em um drive compartilhado.
- No nome do drive compartilhado, clique no número de participantes.
Requer acesso de Administrador
Os participantes que são administradores podem mudar as permissões de acesso das outras pessoas.
Dica: se você não quiser excluir um drive compartilhado que não está sendo utilizado, poderá ocultá-lo. Quando você faz isso, o drive deixa de ser exibido. Veja práticas recomendadas para os drives compartilhados.
Para excluir um drive compartilhado:
Exige o acesso Administrador
Para esvaziar um drive compartilhado antes de excluí-lo, coloque os arquivos na lixeira ou mova-os para “Meu Drive”.