A importância da Hospedagem de Sites para o Ranqueamento no Google

Empreendimentos online crescem diariamente e o que cada novo empreendedor espera é ver o seu site na primeira página do Google. E melhor possível, como primeiro resultado nas buscas. Atualmente, SEO é tudo no mundo digital e é essencial que seu site atenda todas as regras para ganhar destaque no site de buscas mais conhecido de todos.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que são técnicas aplicadas em um site para melhorar o posicionamento nos sites de busca e ter resultados orgânicos.

Nas salas de aula quando a disciplina é sobre o mundo digital, a brincadeira é “O melhor lugar para esconder um cadáver é na segunda página do Google”. Você não quer deixar o seu site lá, certo?

E uma pergunta muito comum nesse assunto é se a hospedagem de sites tem algum impacto no ranqueamento do site no Google. A resposta é sim! Sites rápidos e com bom conteúdo tem chances de alcançar melhores posições no Google e isso tem tudo a ver com o provedor de hospedagem de sites.

Aqui estão algumas dicas de como uma hospedagem de site de qualidade afeta o SEO e ranqueamento do seu site e porque deve escolher uma empresa de confiança!

Uptime do servidor

Importantíssimo na hora de contratar o seu plano de hospedagem de sites é conhecer qual o uptime do servidor. Uptime quer dizer por quanto tempo esse servidor ficará disponível, em operação.

Se o servidor ficar fora do ar por muito tempo, já temos a primeira prova de que essa não é uma empresa de confiança.

Um site instável tem efeito na performance do seu site, considerando que os seus clientes não o encontrarão ao realizar a busca, e também prejudica o SEO.

Entenda: o Google sabe que o seu site é autoridade em determinado assunto e ao receber uma busca, tenta conexão com o seu site para fornecer a informação e não encontra o conteúdo pois o seu site está fora do ar.

Nesse cenário descrito acima, o seu site perde ranqueamento no Google além de aumentar a taxa de rejeição, já que as pessoas tentaram acessar o seu site e, por estar fora do ar, não voltarão mais ali.

Antes de fechar negócio, se informe sobre o histórico da empresa no assunto! É possível encontrar servidores com 99,9% de uptime.

Velocidade do site

Outro fator importante na hora de contratar seu provedor de hospedagem de sites, é a velocidade de carregamento. Se um site leva muito tempo para carregar, isso é absolutamente relevante para o seu ranqueamento.

Uma página demora que mais do que dois segundos para carregar, sofre os riscos de ter o usuário abrindo novas páginas, dos concorrentes, para encontrar outras opções disponíveis. Além disso, a velocidade de um site também interfere na reputação.

Sem diferença do tópico abordado anteriormente, a velocidade também afeta a taxa de rejeição. Vale mais investir em uma hospedagem de site de qualidade do que arcar com prejuízos de reverter taxas de rejeição.

Lembre-se: Um boa hospedagem de site garante a alta performance de um site, com tecnologia de última geração e traz resultados orgânicos. São diversos fatores que, em um ciclo, determinam a relevância do seu site.

Escolha a hospedagem ideal para o seu site

É natural buscarmos por preços baixos. No mercado de hospedagem de sites, a hospedagem compartilhada é a mais atraente.

Antes de definir o seu plano de hospedagem é preciso saber quais os recursos ideias para o seu site e qual tecnologia requer. Para chegar a essa conclusão, calcule qual a solução para o seu projeto levando em consideração as expectativas de acessos diários, e-mails disparados diariamente, publicações diárias e qual gerenciador de conteúdo utilizará, entre outras ações.

Neste momento avalie se o que é mais barato é realmente o apropriado. Uma hospedagem compartilhada é recomendada para projetos iniciantes que ainda não tem um grande número de acessos. Mas não permita que isso interfira na qualidade oferecida.

Infelizmente, alguns provedores de hospedagem compartilhada não tem como preocupação a qualidade e sim o lucro. Faça sua parte e pesquise! Não há problema algum contratar um plano de hospedagem compartilhada desde que não prejudique o seu site.

Se tiver um site em hospedagem compartilhada, a prática errada de um site vizinho, vai afetar o site dele e o seu, prejudicando sua relevância, credibilidade e posicionamento.

Certificado SSL

E para finalizar, a característica mais importante que o seu site precisa ter para ser rankeado no Google é o Certificado SSL. Esse recurso garante o sigilo de informações na troca de dados, arquivos e transações financeiras.

Sites que possuem este selo de segurança recebem a sigla https. Se a sua empresa não tem esse selo, o Google informa ao usuário que ele está acessando um site que não oferece segurança.

O impacto disso no seu site é que o trabalho do SEO não vai ser eficiente se não tiver o Certificado de Segurança.

Conclusão

Um site hospedado em um provedor ruim está predestinado a falhar e falir. Isso ocorre porque os recursos tecnológicos não vão suportar a demanda, prejudicando diretamente o posicionamento e SEO.

Para quem já tem projetos em andamento e quer saber qual a melhor hospedagem de sites, utiliza uma calculadora de soluções de sites para saber qual o plano ideal.

Não escolha apenas o mais barato. Verifique o histórico e reputação da empresa no mercado, os depoimentos de outros usuários se há essa consciência com o SEO.


 

Este artigo foi produzido pela Hostinger, multinacional da Lituânia especializada no mercado de hospedagem de sites. A empresa também atua no Brasil, tendo mais mais de 29 milhões de usuários mundo afora. No país, a WebLink faz parte do grupo europeu e oferece praticamente os mesmos serviços.


admin

admin