Processos de Inovação e Mentoria da Qi Network auxiliam CIO’s

Constantemente, líderes são bombardeados por uma gama de serviços e produtos que prometem revolucionar práticas, aumentar vendas e gerar maior valor. Mas, em meio a tudo isso, como os CIOs podem identificar quais tecnologias realmente vão transformar uma empresa tradicional em uma organização digital? A resposta mais segura é: com o apoio de especialistas em processos de inovação!  

Com a avaliação e consultoria de profissionais que estão em contato com as tendências e novas tecnologias do mercado, os CIOs têm a possibilidade de estruturar e analisar quais instrumentos fazem sentido e são fundamentais para alcançar os objetivos institucionais. Diante a necessidade iminente de manter as instituições competitivas, torna-se crucial estruturar o quanto antes as etapas para transformação digital.

A pesquisa CIO Global 2016-2017, realizada pela Deloitte em 48 países, indicou que a inovação é uma das cinco prioridades principais para os líderes de tecnologia nas empresas. As demais prioridades para os mais de 1.200 CIOs entrevistados, são:

  • clientes (57%);
  • crescimento (49%);
  • perfomance (48%);
  • custos (40%);
  • inovação (35%).


O estudo identificou, ainda, uma diminuição de 11% no valor do orçamento destinado aos investimentos em inovação realizados pelo CIOs, em relação à 2015. Para a Deloitte, tal redução pode representar uma maior prudência dos líderes e organizações para aplicar recursos em inovações e tecnologias. Tal hipótese vai de encontro a necessidade e importância de planejar adequadamente quais processos e ferramentas devem ser adotadas nas empresas para alcançar os objetivos

Assim, o primeiro passo para os líderes que pretendem implantar mudanças em suas organizações é entender quais as principais dificuldades do negócio, bem como as falhas e limitações da equipe que possam ser resolvidas com a adoção de ferramentas e tecnologias estratégicas. Essa tarefa e todos os demais passos de um processo de modernização institucional, podem ser realizados com mais agilidade e eficiência em um programa que visa capacitar líderes e gerar inovação no mercado.

O programa de mentoria da Qi Network – uma das poucas instituições parceiras Premier da Google no Brasil – tem como finalidade aumentar a segurança das empresas para inovar, capacitar líderes e criar equipes de alta performance. O Programa de mentoria já auxiliou grandes nomes do mercado como a Resultados Digitais, que hoje é referência no segmento de marketing e vendas, a estruturar metodologias e utilizar ferramentas que consolidaram a cultura digital da instituição.

A iniciativa da Qi Network prevê o apoio aos líderes, CEOs, CIOs e demais funcionários em um período de 1 a 3 anos – tempo necessário para as organizações ganharem maturidade digital e avançarem na adoção de tecnologias emergentes e soluções disruptivas. Durante essa jornada, os profissionais passarão por diversos treinamentos e capacitações com especialistas que irão simplificar e facilitar a implementação de soluções que geram resultados.

Essa é a maneira mais segura de iniciar os processos de inovação e transformação digital, pois além de contar com o apoio de profissionais de referência, os empreendimentos selecionados para participar do programa contam com diversos benefícios, como:

– acesso aos cursos online da Qi Academy;
– implementação das ferramentas G Suite;
– suporte profissional;
– acesso ao Serviço de Gestão do Sucesso do Cliente;
– preparação, planejamento a apoio à migração de e-mail.


Etapas dos processos de inovação da Qi Network

Embora em muitos empreendimentos e startups impere a ideia de inovação radical e disruptiva, os CIOs de negócios tradicionais sabem a importância de planejar com ponderação as mudanças indispensáveis para as empresas. Por esse motivo, durante todo o programa de mentoria da Qi Network, os líderes e demais colaboradores podem contar com um atendimento especializado e capacitações para aprimorar os valores de uma cultura inovadora.

Durante o programa, os líderes recebem suporte para consolidar soluções avançadas, promovendo a digitalização de processos e introduzindo tecnologias como cloud computing. No artigo Como acelerar a migração digital da Sua Empresa com o Programa de Mentoria Qi Network, indicamos os três estágios da migração:


Por meio dessa metodologia, as empresas podem consolidar uma cultura digital e adotar tecnologias estratégicas.

Como participar do Programa de Mentoria da Qi Network?

Todos os meses a Qi Network seleciona cinco empresas para participar do programa de mentoria. O processo tem alguns critérios, como o número de usuários com e-mail corporativo e instituições que ainda não utilizam as soluções do G Suite. Depois de selecionado, o empreendimento passa por uma entrevista técnica, workshops iniciais (para entender os propósitos e as finalidades do negócio) e finalmente pela aprovação por parte da Qi e da Google. Com todos os detalhes alinhados, os líderes e profissionais da organização podem iniciar a jornada rumo à inovação!  

Inscreva-se agora mesmo no Programa de Mentoria da Qi!

O que achou desse artigo? Sua empresa já iniciou um processo de inovação? Deixe seu comentário!



Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.