Inspire-se nos Gestores de RH e melhore a sua produtividade

As empresas vivem numa constante busca pelo aperfeiçoamento dos serviços e produtos que oferecem, a forma como atendem seus clientes e a base de consumidores que possuem. Todos esses aspectos são essenciais para construir um negócio escalável e que ofereça uma boa lucratividade. Um dos instrumentos essenciais para isso é melhorar a produtividade, o que permitirá que seu negócio atenda mais clientes em menos tempo.

Como fazer isso sem perder a qualidade dos serviços? Buscando a resposta para essa e outras perguntas fomos procurar nos gestores de RH a inspiração para esse post.

Gestores de RH se preocupam com pessoas

O departamento de recursos humanos das empresas é norteado pelo relacionamento com as pessoas que fazem parte de uma corporação. Ele é o responsável por fazer a ponte entre o que sua empresa espera do funcionário e vice-versa. Para conquistar os melhores profissionais o setor está disposto a negociar contrapartidas e ouvir o que eles têm a dizer.

Uma das principais preocupações dos departamentos de RH em todo o mundo é a motivação dos colaboradores. Podemos encontrar lições valiosas aqui. Existem diversas maneiras para garantir uma equipe motivada, mas a melhor delas continua sendo investir em qualidade de vida. Sua empresa procura os melhores profissionais, mas ela está pronta para recebê-los?

Criar ambientes estimulantes para sua equipe não é só garantir que o local de trabalho é adequado, mas também se adaptar às necessidades desse time. Uma forma de flexibilizar o trabalho dos colaboradores e acesso a arquivos, planilhas e dados de sua empresa que não devem ser públicos é com a criação de intranets.

A tecnologia do Google Sites é ideal para criação desses websites simples, que não precisam de layouts complexos e grandes conhecimentos de webdesign. Com suas ferramentas intuitivas é possível criar um espaço para a colaboração entre membros de sua equipe e ainda se beneficiar do armazenamento na nuvem, o que reduz os custos na manutenção de servidores locais.

Gestores de RH não se preocupam apenas em melhorar a produtividade de sua empresa

Se existem duas coisas comuns a departamentos de recursos humanos e marketing é que ambos se preocupam com a satisfação do outro. Assim como o departamento de RH procura construir relacionamentos horizontais com seus colaboradores, seu departamento de marketing é responsável por fazer o mesmo com os clientes.

Quando esses profissionais de recursos humanos buscam novos talentos eles precisam oferecer uma contrapartida atraente, como planos de carreira e benefícios. Garantir que os talentos de uma empresa estão felizes com o trabalho que desempenham é parte de saber ouvir, algo que gestores de RH aprendem de cara.

Procure estender essa experiência a outras áreas, criando uma comunicação aberta entre seus profissionais. Com o Google Groups é possível separar equipes de trabalho por departamento, projeto ou quase qualquer outro critério. Assim será mais fácil criar um ambiente em que se pode debater ideias de forma horizontal e garantir que seus colaboradores estão motivados o suficiente para trabalharem cada vez mais e melhor, integrados àquilo que fazem e com liberdade de expressar suas visões sobre um projeto ou produto.

Gestores de RH são organizados

Lidando com milhares de currículos por dia, as expectativas entre contratados e contratantes e uma rotina bem estressante, para que gestores de RH consigam se manter sãos ao longo do caminho é preciso de organização. Estes departamentos precisam dar feedback tanto para quem foi contratado quanto para aqueles que não conseguiram a vaga. Para isso é preciso não apenas jogo de cintura, mas ferramentas que consigam automatizar parte dos processos e facilitem o dia a dia dos profissionais.

O G Suite pode ser utilizado visando facilitar essa parte do trabalho e aumentar a produtividade.Listas criadas no Gmail são uma forma fácil de configurar grupos de contatos para simplificar a comunicação. Isso pode ser implementado em outras áreas da sua empresa como, por exemplo, com a criação de listas específicas para cada departamento interno.

Uma comunicação interna eficiente pode economizar preciosos minutos que somados seriam horas perdidas conferindo e-mails que não são exatamente relevantes para o seu trabalho.

O que achou dessas dicas para melhorar a produtividade dos seus colaboradores e, consequentemente, da sua empresa? Não deixe de comentar esse post com a sua opinião!

QI_CTA_CardsTransformationRH


Vanusa Cardoso

Vanusa Cardoso

Vanusa possui vivência de 16 anos de atuação na área de Desenvolvimento Humano, adquirindo experiências em todos os subsistemas de RH. Atualmente é especialista e atua na área de Coaching empresarial. Acesse http://vanusacardoso.com.br/blog/ para mais informações e artigos relacionados a Coaching.