2016 foi um ano incrível! O G Suite passou a se chamar G Suite, e com ele, a Google trouxe uma série de novos recursos e atualizações que estão ajudando empresas a trabalhar de forma mais produtiva e eficiente. Confira neste post, uma retrospectiva com as principais atualizações do G Suite em 2016!
Nesse ano, a Google criou recursos de inteligência artificial para o G Suite, lançando a ferramenta Explorar em Documentos, Planilhas e Apresentações. Agora você pode fazer perguntas sobre os dados da sua planilha e obter respostas sem precisar criar fórmulas para isso. O Google Docs pode recomendar conteúdo da web, como fotos e textos, relacionados ao seu documento. E o Google Slides pode sugerir layouts automaticamente de acordo com o conteúdo inserido na sua apresentação.
As vezes, determinar prazos e atividades em um projeto que envolve muitas pessoas pode não ser uma tarefa muito fácil. Por isso, o G Suite passou a contar com a possibilidade de atribuir ações em documentos e planilhas. Dessa forma, colaboradores podem ser notificados por email e ver o que lhes foi atribuído nos documentos.
Em 2016, o Google Forms passou a ajudar os usuários na formulação de questões. O aplicativo é capaz de prever o tipo de pergunta que você está formulando e sugerir opções de resposta automaticamente. Com isso você pode economizar aproximadamente 25% de tempo gasto ao criar um formulário.
Pesquisar no Google Drive ficou ainda mais fácil. Agora, você pode digitar frases como se estivesse pedindo para um pessoa encontrar arquivos e documentos na nuvem. Por exemplo: “Encontre a planilha de orçamento de dezembro passado” ou “Mostre-me as apresentações do Pedro”. Assim, o Drive vai entender o que você busca e apresentar resultados de pesquisa específicos. A interpretação vai melhorando, isto é, ficando cada vez mais “inteligente” na medida que você faz novas pesquisas de arquivos.
Agora, o Drive permite fazer o upload de um arquivo sobre outro na mesma pasta e as versões anteriores ficam armazenadas no histórico de revisões. Até então, você ficava com vários arquivos de mesmo nome gravados na mesma pasta, dificultando a localização da última versão.
Também em 2016, a Google lançou o aplicativo Google Trips para auxiliar você nas viagens. Ele é parecido com um guia de bolso, mas totalmente personalizado e digital. Cada viagem que você planeja contém informações como roteiro, reservas, passagens, locais turísticos, dicas para comer e beber e tudo que você precisa ao seu alcance.
Em outubro, a Google anunciou o lançamento do Jamboard, um quadro digital colaborativo que facilita a forma como a sua equipe compartilha ideias em tempo real. O quadro branco agora está na nuvem e seu lançamento está previsto para o início de 2017!
O que achou das principais novidades do G Suite em 2016? Qual a sua favorita? Aproveitamos para desejar um feliz 2017 a todos os leitores do blog!