Servidor parado: como migrar para nuvem do Google com agilidade e segurança

Contar com um data center local para manter no ar os sistemas de que a empresa precisa para operar significa, muitas vezes, ter que lidar com servidor parado. As causas de instabilidade que podem levar um data center à indisponibilidade total são diversas, como falhas no sistema elétrico, problemas no sistema de resfriamento, condições climáticas, erros humanos, crimes cibernéticos, entre outros.

Essa indisponibilidade, principalmente por não ser planejada, é responsável por muitos prejuízos para a organização.

Em nossa trajetória, aqui na Qi Network, já vimos muitos casos de empresas que ficaram com o funcionamento de seus sistemas parado por dias, o que, infortunadamente, costuma acontecer nos momentos em que o negócio mais precisa dos sistemas.

O resultado? Perda de vendas e até mesmo impossibilidade de finalizar processos críticos. Se a sua empresa já passou por uma situação como essa, você sabe o quanto é frustrante ter investido em uma infraestrutura local para hospedar os seus dados e não poder fazer nada ao ver servidores parados.

Mas esse problema pode ser resolvido de maneira bastante segura e mais rápido do que você possa imaginar (nós também sabemos como as empresas ficam receosas com a demora de uma mudança de infraestrutura de TI). E é sobre uma solução definitiva para evitar servidores parados que vamos falar neste artigo. Confira!

Como resolver definitivamente os problemas de ter um servidor parado?

A saída ideal para não ter mais problemas com servidores parados é a migração para a nuvem. A cloud computing vem ganhando mais espaço nas empresas pela praticidade e pela segurança. As organizações estão experimentando os benefícios de ter sua infraestrutura de TI na nuvem e perdendo o receio de não ter seus dados hospedados em um data center local.

Podemos dizer que os servidores cloud vieram para ficar, oferecendo diversos benefícios para as empresas que decidem migrar seus dados para esse tipo de infraestrutura. Se a empresa em que você atua ainda mantém os servidores localmente, talvez seja o momento de rever o gerenciamento dos seus dados.

Neste conteúdo, levantamos os principais benefícios que o serviço de infraestrutura de TI na nuvem pode garantir para a sua empresa, não apenas em relação a eliminar o problema de servidor parado. Saiba por que a implantação de uma infraestrutura cloud é a melhor opção para o seu negócio e como migrar para a nuvem com agilidade e segurança.

Por que ter uma infraestrutura de TI na nuvem?

As vantagens de hospedar os dados da sua empresa na nuvem vão muito além de garantir que as operações não enfrentem mais um servidor parado.

Confira algumas delas e identifique se esses benefícios seriam importantes para o seu negócio.

Diminui a indisponibilidade dos sistemas na sua empresa

Esse é o primeiro benefício que nós destacamos por saber o quanto é estressante lidar com servidor parado, enquanto a empresa tem clientes esperando e a lucratividade sendo perdida.

A indisponibilidade de sistemas da empresa representa improdutividade e, por esse motivo, deve ser evitada ao máximo. Isso é possível quando a empresa investe na contratação de serviços de infraestrutura em cloud, que conta com o amplo apoio do fornecedor com profissionais especializados e dedicados em prevenir falhas e realizar revisões operacionais constantes.

Reduz custos

Com servidores na nuvem, é possível ter uma redução de custos de até 80% em relação à infraestrutura responsável pelo armazenamento e pela gestão dos dados da empresa.

Afinal, não será preciso investir em recursos específicos para manter servidores locais , nem ter gastos elevados com energia e manutenção de ambiente refrigerado para impedir que os servidores fiquem superaquecidos, por exemplo.

Libera espaço físico no seu ambiente de trabalho

Dependendo do volume de dados que a sua empresa manipula, se a opção for por servidores locais, pode ser necessário manter um espaço físico considerável para garantir uma infraestrutura adequada.

Sendo assim, quando a empresa opta por modernizar a infraestrutura de TI, migrando para a nuvem, é possível ganhar muito espaço na empresa. Local que pode ser melhor aproveitado de acordo com as estratégias do negócio, por exemplo, contratando mais colaboradores dedicados à expansão.

Como a infraestrutura na nuvem impacta a empresa financeiramente?

Ao migrar para a nuvem, é possível que a empresa reduza drasticamente os custos ao perceber que precisa de muito menos recursos que o previsto.

É o caso de uma empresa de softwares (ERP) para concessionárias de veículos que migrou para o Google Cloud Platform com o apoio da Qi Network. A MicroWork pensava em migrar para a infraestrutura em nuvem, mas esbarrava no problema do custo.

Ao calcular a infraestrutura que julgava ser necessária, tendo como base a infraestrutura usada até então, o custo seria altíssimo. No entanto, a quantidade de recursos e a infraestrutura que a empresa acreditava que seria necessária era muito menor — fato que a empresa só foi descobrir em contato com a Qi Network.

“A MicroWork estava superestimando a sua necessidade de recursos. Descobrimos que a quantidade de recursos compartilhados até então não era otimizada para as necessidades da empresa. Com isso, migrar para a nuvem ficou muito mais barato do que ela esperava”, comenta Marcos Gileno, arquiteto Google Cloud da Qi Network.

Confira o case completo da Microwork!

Quais são os diferenciais da infraestrutura cloud do Google?

Entenda por que o Google Cloud Platform é a opção mais vantajosa para a sua empresa migrar para a nuvem.

Segurança com a qualidade do Google

Fundamentado em mais de 15 anos de experiência, o modelo de segurança do Google é um processo completo, dedicado a garantir a segurança dos usuários de aplicativos do Google, como o Gmail e o Google Apps.

Usando o Google Cloud Platform, os aplicativos e os dados da sua empresa aproveitam esse mesmo modelo de segurança.

Faturamento por segundo

As instâncias do Compute Engine são cobradas de modo que a sua empresa não pague por minutos de computação que não foram usados.

Big Data

As inovações em tecnologia de Big Data do Google ajudam você a transformar a sua empresa com insights de dados eficientes. Conheça algumas delas:

  • MapReduce;
  • Bigtable;
  • Dremel;
  • Serviços e estruturas de última geração para armazenamento de dados em nuvem (BigQuery);
  • Machine learning avançado (AI Platform);
  • Processamento de dados em lote e em tempo real (Dataflow, Pub/Sub, Dataproc);
  • Preparação inteligente de dados (Dataprep by Trifacta);
  • Análise visual (Google Data Studio).

As soluções de análise de Big Data do Google Cloud são sem servidor, o que significa muito menos complexidade de criação e manutenção de um sistema de análise de dados para acelerar o seu tempo de insight.

Rede global

A rede de backbone do Google utiliza uma rede avançada que é definida por software, além de contar com serviços de armazenamento em cache próximo dos usuários finais, oferecendo desempenho rápido, consistente e escalonável.

Responsabilidade ambiental

Os data centers do Google Cloud consomem metade da energia de um data center convencional e são alimentados com energia 100% renovável, algo muito importante para elevar a responsabilidade ambiental da sua empresa.

Como migrar para a nuvem com agilidade e segurança?

Agora que você já conhece os benefícios de migrar para a nuvem e os diferenciais do Google Cloud Platform, deve querer saber como fazer isso de maneira ágil e segura. Afinal, o que geralmente se pensa em relação a esse processo é que se trata de algo moroso, complexo e arriscado.

Mas podemos garantir que, com apoio adequado, é possível migrar para a nuvem em poucos dias e sem nenhum risco. Nós, da Qi Network, somos especialistas em Migração e Gerenciamento da Nuvem. Contamos com profissionais certificados e com experiência no mercado, além de diversos especialistas técnicos para orientar cada passo desse processo e capacitar a sua equipe para lidar com as questões do dia a dia de seus servidores na nuvem.

E vale lembrar que migrar para nuvem é apenas o primeiro passo. A sua empresa deve contar com o apoio de especialistas para avançar na estratégia e adotar outros recursos na nuvem que potencializem ainda mais infraestrutura e os resultados da  sua instituição.

Não deixe o servidor ficar parado para migrar para a nuvem. Inicie agora mesmo a sua jornada de inovação em infraestrutura com quem tem mais experiência no mercado, metodologias exclusivas e uma base recursos para apoiar a sua empresa. Agende uma conversa com os consultores da Qi Network, e faça parte do nosso Programa de Jornada de Inovação para modernizar sua infraestrutura!


Entrar em contato com a Qi Network!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.