O alto nível de competitividade e a mudança do perfil do consumidor tem feito com que as empresas repensem os seus procedimentos, metodologias e canais de comunicação com o cliente. Um método tradicional é o suporte, mas o que tem gerado melhores resultados é o sucesso do cliente.
Para você que não conhece ou quer saber mais, elaboramos este artigo para mostrar o que é o sucesso do cliente, a diferença entre ele e o suporte e as suas principais vantagens. Confira!
Sucesso do cliente é um setor estratégico da empresa cujo desafio é entender os clientes nos mínimos detalhes e tem como principal característica a proatividade.
O profissional desse setor deve trabalhar orientando o cliente de modo que este possa utilizar o seu produto ou serviço de forma correta, tendo uma experiência satisfatória e alcançando os objetivos estabelecidos.
Desse modo, o cliente atinge o sucesso esperado da parceria que fez com a sua empresa e fica satisfeito com os resultados, gerando fidelização. Com um acompanhamento bem-feito, esse cliente também pode se tornar um defensor da sua empresa e recomendá-la para a sua rede de contatos, gerando novas oportunidades de negócios para sua organização.
É comum confundir a equipe de sucesso do cliente com suporte. Enquanto o suporte atua de forma reativa, ou seja, atua quando o cliente apresenta algum problema e pede ajuda, o sucesso do cliente atua de forma proativa, buscando minimizar problemas, evitando que clientes fiquem insatisfeitos, tornando-os menos propícios ao cancelamento.
O setor de suporte tem grande importância no chamado para resolução de problemas pontuais, atuando de forma conjunta ao sucesso do cliente.
Agora que você já sabe o que é um setor de sucesso do cliente, confira as vantagens da implementação dessa equipe na empresa:
Toda empresa tem o desejo de aumentar a base de clientes e, para isso, investe alto. Mas o que as mantêm são os clientes atuais, principalmente se o seu negócio se tratar de um serviço de assinatura.
Atuando de forma proativa, o time de sucesso do cliente cria estratégias para reter e engajar os clientes atuais, garantindo a saúde financeira da empresa e facilitando a aquisição de novos clientes.
Outra particularidade de uma equipe de sucesso do cliente é a habilidade de vislumbrar oportunidades e geração de valor no produto ou serviço.
Observar vantagens que um cliente poderá obter com um pacote mais avançado ou mais básico que o atual e orientá-lo nessa direção é muito importante para construir um bom relacionamento.
Por exemplo, fazer com que o cliente mude o seu plano para um mais barato é uma estratégia que pode parecer negativa, mas que fideliza e passa maior confiança na empresa. O cliente verá que sua organização está realmente interessada e preocupada com o sucesso dele em vez se preocupar somente com a venda e o lucro.
Além disso, por lidar diretamente com o cliente e antecipando oportunidades, a equipe poderá identificar melhorias nos produtos ou serviços e inovações que podem alavancar as vendas e melhorar a satisfação dos clientes.
O sucesso do cliente é uma ferramenta que personaliza o atendimento. Por intermédio de softwares próprios ou de terceiros, você tem informações de como o cliente utiliza seus produtos e serviços, dúvidas recorrentes e até mesmo os materiais baixados pelo cliente em busca de tirar dúvidas.
Com essas informações, é muito mais fácil oferecer a solução ideal e no momento que o cliente mais precisa, abrindo um diálogo e ganhando a confiança do cliente. A confiança conquistada deve ser trabalhada pela equipe e transformada em fidelização e satisfação com o produto e a marca.
Pronto! Agora você já sabe como o sucesso do cliente pode gerar melhores resultados para o seu negócio. Que tal colocá-lo em prática na sua empresa para aumentar a retenção, fidelização e satisfação dos seus clientes?