Como a tecnologia nas empresas pode ajudar a otimizar processos?

Ao longo dos anos, a inclusão da tecnologia nas empresas tem transformado muito o ritmo e a competitividade no mundo corporativo.

A todo momento, surgem novas soluções para otimizar a rotina de operações e para adequar as empresas às novas demandas do mercado.

Nesse contexto, todos os tipos de atividades podem ser beneficiados pelas melhorias trazidas pela tecnologia. Isso fica evidente ao analisar o que ela é capaz de oferecer para a otimização dos processos dentro de uma organização.

No entanto, esse é um assunto que deve ser analisado com mais cuidado. Então, se para você ainda não é tão evidente como a tecnologia pode contribuir com essa realidade, fique tranquilo! Nesse post, vamos apresentar algumas soluções capazes de demonstrar como a tecnologia pode otimizar processos dentro de uma empresa. Continue lendo e confira!

Automação

Falar de otimização de processos e não citar a automação é o mesmo que falar de internet sem citar o Google. A automação nas empresas é um nítido reflexo dos avanços da tecnologia. Ela tem trazido inúmeros benefícios para as corporações que já a utilizam.

Além de ser uma importante ferramenta para superar os ultrapassados métodos manuais, lentos e burocráticos, de gerenciamento e de operação da empresa, dando lugar a modernos sistemas automatizados capazes de fazer essas tarefas de maneira muito mais eficiente.

Todas essas características otimizam diretamente os processos da empresa, já que estes passam a ocorrer de maneira automatizada, em menor tempo, com menor custo e podem ser controladas de forma mais ágil.

Internet das coisas

Esse é um conceito tecnológico que gradativamente vem ganhando força, principalmente no mundo dos negócios. A internet das coisas pode potencializar a interconexão, por meio da internet, de praticamente tudo que está envolvido no processo produtivo, como o maquinário em um parque industrial, por exemplo.

A partir desse conceito, é possível reconfigurar todas as funções desse maquinário, para que os gestores tenham todo tipo de informações à disposição, de forma antecipada, podendo corrigir e otimizar, ao mínimo sinal, a perda de produtividade e as falhas nos processos operacionais.

Além disso, a internet das coisas já pode agir em níveis inimagináveis. Por exemplo, não apenas as máquinas maiores e mais complexas podem se conectar, ao contrário, todo tipo de ferramentas, produtos, insumos, ou seja, até os mínimos itens.

Assim, é possível monitorar detalhadamente o fluxo de operação, as condições de desgaste de ferramentas, a necessidade de manutenção e até mesmo eventuais acidentes — que podem ser rapidamente comunicados.

Dessa forma, nada que se relacione ao processo produtivo escapa da atenção dos gestores, engenheiros ou responsáveis. Isso, invariavelmente, contribuirá para a otimização de processos, a eliminação de falhas e o consequente aumento na produtividade.

Programas e Softwares

Uma das maneiras mais rápidas e acessíveis de otimizar os processos de uma empresa é por meio da organização. Ambientes organizados tendem a ser mais produtivos e eficientes. Nesse contexto, empresas de todos os portes têm se valido de programas e de softwares para organizar e gerenciar de forma mais eficiente a rotina de operação do negócio. Dentre eles podemos citar:

ERP (Enterprise Resource Planning)

Com a utilização desse software, há uma integração de todos os dados e processos da empresa em um único sistema. Assim, é possível integrar diversos setores do negócio, automatizando a gestão dessas informações e facilitando o seu acesso.

O ERP permite um maior controle sobre o negócio, potencializando os pontos fortes e ajudando a identificar as deficiências. Além disso, por meio desse software é possível empregar outras técnicas de gestão da informação da empresa, como a BPM (Business Process Management) e a CRM (Customer Relationship Management).

Por fim, essas são algumas das muitas contribuições que a implantação da tecnologia nas empresas tem a oferecer, e que podem alinhar os mais diversos negócios com as atuais demandas do mercado, mostrando como a tecnologia pode ser um diferencial competitivo na atual realidade empresarial.

Agora que já sabe um pouco mais sobre esse assunto, o que acha de compartilhar esse conhecimento nas suas redes sociais? Compartilhe!

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Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro

Fábio Ribeiro é diretor da área de Operações da Qi Network e especialista em governança de tecnologia da informação.