Utilizando o G Suite para a Educação
Com certeza você deve estar habituado a usar em sua empresa e/ou instituição de ensino, alguns produtos Google, como o buscador, por exemplo. Mas você conhece o G Suite para a educação?
Acredite, este pacote de produtos Google, referência em tecnologia e internet, poderá revolucionar o modo como você se comunica e desenvolve a construção e compartilhamento de conhecimento em seu ambiente de trabalho.
Mas afinal, o que é o G Suite?
Reunindo uma extensa diversidade de aplicativos com focos bem definidos, podemos dizer que o G Suite tem a otimização como sua característica mais relevante. O G Suite, por exemplo, é ideal para otimizar a produtividade da empresa, permitindo suprimir distâncias físicas conectando toda a equipe e focando o desenvolvimento do trabalho na nuvem.
O mesmo pode ser dito acerca do G Suite for Education, pois essas facilidades também podem ser aplicadas em instituições de ensino que prezam pela otimização do estudo de seus alunos. Tudo isso graças à alguns aplicativos, como:
- Google Drive (que possibilita salvar e compartilhar arquivos e documentos diretamente da nuvem e em qualquer dispositivo conectado);
- Gmail (com personalização única, além do suporte off-line);
- Google Agenda (otimiza o agendamento de reuniões além de enviar lembretes);
- Planilhas;
- Editor de sites;
- Editor de texto online;
- Editor de apresentações (que facilita a vida na criação de slides e incorporação de outras mídias, como vídeos, etc.)
Uma nova era: colocar sua empresa na nuvem
Foi-se o tempo em que sua empresa ficava restrita em um único ambiente. Se você ainda se sente “preso” neste sentido tecnológico, é hora de dar um passo além e usufruir do pacote G Suite. Com ele, você e os demais funcionários da empresa ganharão em produtividade e mobilidade.
Prova disso é que até a Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e Google uniram forças, conforme matéria no site Fast Com. Este fato reforça a tendência do Google apps se firmar também no Brasil, uma vez que ele já é realidade em quase todo mundo, seja instituições públicas ou privadas.
Com este acordo, os professores terão acesso às novas tecnologias e poderão, por exemplo, fazer conferências em tempo real com os alunos, criando assim infinitas possibilidades de ensino e aprendizagem, com muito mais interação.
Gratuito, seguro e prático
Para educação em especial, o ponto forte do G Suite, além de toda funcionalidade das ferramentas, é a constante atualização de seus dispositivos, o que evita aqueles conflitos de compatibilidade. Os conflitos de compatibilidade entre softwares já causou muitos problemas desnecessários quando usávamos produtos similares do mercado e, devido à isso, trabalhos e apresentações não podiam ser abertos.
Outro ponto relevante: o G Suite para educação é gratuito, o que certamente é um atrativo a mais, não é mesmo? Privacidade e segurança, temas tão significativos ainda mais nos tempos atuais, também fazem parte de todo o alicerce desta ferramenta, que revolucionou o modus operandi de pequenas, médias e grandes empresas.
Mais do que uma novidade, o G Suite se trata de uma necessidade do mercado e mostra que instituições de ensino que tiveram esta lacuna preenchida estão um passo à frente no quesito produtividade.
E você, já usa o Google apps para a educação? Conte-nos suas aplicações dessas ferramentas nos comentários abaixo!