Garantir a segurança de dados contra ataques e promover a adaptação dos times mesmo na modalidade home office, são dois dos desafios diários enfrentados pela TI. No entanto, é possível ter mais facilidade nessas atividades com o Desktop como Serviço (DaaS, na sigla em inglês), uma solução de virtualização de desktop ofertada pela computação em nuvem.
Ao migrar o desktop da sua empresa para a cloud, lidar com a instabilidade e sustentação de infraestrutura deixa de ser sua preocupação, e você e sua equipe podem atuar com maior foco em projetos estratégicos da organização. E se a opção for o Google Cloud, você tem a garantia de contar com os melhores recursos para segurança e desenvolvimento dos serviços.
Quer saber mais sobre as vantagens da nuvem do Google para DaaS? Então continue acompanhando este texto!
Desktop como Serviço — Desktop as a Service, em inglês —, é uma solução de cloud computing, na qual um provedor fornece aplicações e desktops virtuais para qualquer dispositivo ou local. O DaaS também oferece um modelo de assinatura pré-pago que facilita o provisionamento, ou seja, fica mais fácil aumentar ou diminuir sob demanda.
Pronto para uso, o DaaS é fácil de gerenciar e possui recursos para simplificar diversas tarefas da equipe de TI. O fornecedor é quem fica responsável pela manutenção, backup, atualizações, armazenamento de dados, segurança e aplicativos no desktop.
Leia também: Backup na nuvem: garanta a continuidade dos negócios e maior eficiência para a TI
As aplicações e o desktop são fornecidos pelo DaaS através de um serviço de nuvem pública ou privada. Dessa forma, você e todos os colaboradores têm acesso a um desktop virtual da sua empresa por meio de um navegador da web ou aplicativo baixado no seu dispositivo — laptop, PC, thin client ou tablet.
Enquanto o provedor faz todo o gerenciamento do DaaS, você gerencia os aplicativos e imagens da área de trabalho de qualquer device. Basta ter uma conexão de internet.
Um VDI (Virtual Desktop Infrastructure) é uma forma de virtualização de desktop que permite a hospedagem dos sistemas operacionais em dispositivos de endpoint de um servidor centralizado. Dessa forma, os aplicativos e imagens do desktop são executadas em VMs (máquinas virtuais) e são entregues aos usuários finais em uma mesma rede.
O DaaS é um modelo de VDI, porém hospedado na nuvem. Assim, enquanto no VDI sua equipe de TI é responsável pela implantação dos desktops virtuais, aquisição, gerenciamento e atualização da infraestrutura, no DaaS essa preocupação é do provedor. Esta é uma das razões do crescimento da sua assinatura durante a pandemia da COVID 19. A possibilidade de acesso de qualquer dispositivo conectado à internet — enquanto a VDI é limitada à infraestrutura local — é outro fator determinante.
Leia também: Software na nuvem: quais as vantagens para as equipes de TI
Com o aumento do trabalho remoto, as empresas estão buscando por soluções intuitivas e seguras que forneçam os aplicativos e desktops necessários para seus colaboradores realizarem suas atividades. Os ambientes de computação tradicionais demandam muito tempo da TI, desde tarefas mais simples — como redefinição de senhas —, até atualizações complexas de segurança.
Portanto, as organizações que almejam ter mais facilidade no gerenciamento de VDI, têm migrado para DaaS e fornecido aplicações e desktops Windows de forma simplificada para seus funcionários. Afinal, estes só precisam fazer login no VDI virtual de onde estiverem para acessar a mesma aparência do último acesso, mesmo de um local diferente.
Veja os principais benefícios do desktop como serviço:
Mas para proporcionar a melhor experiência para seus colaboradores e garantir a percepção de todos os benefícios do DaaS, é preciso contratar um provedor com experiência na oferta de soluções em nuvem.
O Google Cloud é um sistema de servidores físicos que suporta as atividades internas do Google e todo o seu serviço baseado na nuvem. O Google Workspace — antigo G Suite — e o Google Cloud Platform (GCP), são suas duas plataformas. A primeira é um ambiente com ferramentas de colaboração e produtividade, já a segunda é uma infraestrutura onde as empresas podem desenvolver e hospedar seus softwares.
Suportadas por Machine Learning e Inteligência Artificial (IA), diversas outras tecnologias são ofertadas pelo Google Cloud, como modernização de data warehouse, análises de marketing, colaboração, integração de VM e modernização da infraestrutura. Tudo isso permite aos seus clientes aproveitar soluções seguras e alcançar alta performance nas atividades na nuvem.
O Google Cloud encerrou 2019 com um run rate de mais de 10 bilhões de dólares e nesse mesmo ano, o número de negócios acima de US$ 50 bilhões mais que dobrou.
Não é por acaso que grandes empresas confiam seus dados ao Google — 8 das 10 maiores empresas de telecomunicações, 7 das 10 maiores organizações de mídia e entretenimento e 7 das 10 maiores do setor de software e internet —, e que 9 dos seus aplicativos contam com mais de 9 bilhões de usuários.
Ao hospedar seu DaaS no Google Cloud, sua empresa irá se beneficiar de todos os recursos dessa multinacional, incluindo uma Central de Recursos de Segurança — com certificações como ISO/IEC, SOC 1/2/3, PCI DSS e CSA STAR — e suporte à LGPD.
Aliás, muitas pessoas ainda acreditam que a nuvem não é muito segura, mas isso não se confirma. Como esclarece Moacir Quadros, Corporate Sales Executive do Google:
“O Google tem profissionais, sistemas de prevenção de invasão, firewalls, antivírus e diversos stacks em vários níveis para implementar a segurança. Tudo isso por um custo muito menor em relação ao que sua empresa precisaria investir para desenvolver tudo isso”.
Ao levar DaaS para a nuvem do Google, sua empresa terá as seguintes vantagens:
Leia também: Como a infraestrutura do Google garante a segurança na nuvem
O DaaS se destina à empresas com diferentes necessidades, como mudança de ambiente, impossibilidade de troca de tecnologia, familiaridade com a nuvem e iniciativa para migrar:
Mas há, ainda, as empresas que não conseguem usar SaaS e PaaS devido à sua tecnologia baseada em Microsoft Windows. Para atender essa demanda, a Qi Network tem uma parceria com a Itopia, uma solução nativa do GCP para oferecer DaaS com um stack de automação e orquestração da Microsoft.
A solução fornece gerenciamento de ciclo de vida de ponta a ponta do Microsoft RDS hospedado na infraestrutura do Google Cloud — habilitando desktops e aplicativos virtuais de nível empresarial. Assim, os seus colaboradores podem acessar os Windows Desktop da sua empresa ou o Windows App com apenas um login em sua área de trabalho ou sessão de aplicativo por meio de URL exclusiva ou cliente RDP.
O melhor de tudo é a possibilidade de aproveitar produtos do GCP — como o BigQuery, que permite processar e analisar grandes volumes de dados — e reduzir, de 30% a 40%, os custos de infraestrutura em nuvem.
Leia também: SaaS, PaaS e IaaS – Os serviços de Computação em Nuvem
Quer saber mais sobre como aproveitar o desktop como serviço no Google? Fale com um dos nossos consultores!
Google Cloud Partner, a Qi Network é especialista em Produtividade, Inteligência de Dados e Modernização de Infraestrutura, e podemos ajudá-lo a inovar na nuvem!