10 dicas incríveis para usar o Gmail no seu dia a dia

Sendo um dos mais populares da internet, o Gmail é um dos melhores serviços de e-mail e já conta com mais de 400 milhões de usuários. O portal tem aparência muito simples, mas suas funções avançadas o tornam um dos melhores gerenciadores de e-mail. Pensando nisso, este artigo abordará uma lista com 10 dicas incríveis para usar o Gmail no seu dia a dia. Confira:

10 dicas para usar o Gmail no cotidiano

1. Desfaça o envio de um e-mail

É difícil voltar atrás quando o assunto é enviar um e-mail não desejado. Quem nunca se arrependeu logo depois de enviar um desses e-mails? Com o Gmail é possível voltar atrás. O portal apresenta um recurso que possibilita o cancelamento do tal e-mail em até 30 segundos após seu envio. Quem deseja ter essa função, basta habilitá-lo em “Configurações” do Gmail.

2. Veja mensagens antes de abrir

Para aquelas pessoas que recebem muitos e-mails, esse recurso é ótimo. Com a função de pré-visualização de mensagens do Gmail, o usuário tem uma rápida ideia do conteúdo da mensagem e já decide se deve abri-la ou apagá-la. Esse recurso pode ser ativado através de “Configurações” do Gmail.

3. Acesse diferentes contas de uma vez só no mesmo navegador

Para os usuários que possuem dois ou mais e-mails, esse recurso é uma ótima escolha. Se você possui mais de um e-mail, é possível abri-los ao mesmo tempo num mesmo navegador. Porém, é necessário que todos sejam do Gmail. Para ativar essa tarefa, você deve entrar em uma das suas contas do Gmail. Depois, deve clicar na sua foto no canto direito superior. Em seguida, clique em “Adicionar conta”. E por fim, basta inserir o usuário e senha de sua outra conta.

4. Desabilite o agrupamento de mensagens

Esse recurso agrada a metade dos usuários do Gmail. Já a outra metade está insatisfeita com o tal recurso. Por isso, o Google disponibiliza a opção de desabilitá-lo. Se você é do grupo que acha que o recurso atrapalha, desabilite-o agora. Para realizar esse procedimento, vá em “Configurações” do Gmail e clique em “Geral”, localizado no menu horizontal central. Procure por ‘’Visualização de conversa’’ e selecione “Exibição de conversa desativada”. Para concluir o processo, clique em “Salvar alterações”.

5. Arraste um arquivo para anexá-lo a mensagem

Esse é um dos recursos mais simples de fazer. No Chrome e no Firefox basta arrastar e soltar um ou mais arquivos para anexá-los a uma nova mensagem. O recurso não funciona no Internet Explorer.

6. Insira imagens no corpo de uma mensagem

Muitas pessoas gostam de acrescentar imagens nas mensagens. E com o Gmail é possível. Existe uma função no Gmail que permite inserir imagens no corpo das mensagens, e para ativá-lo procure por “Configurações” do Gmail. Depois, clique em “Labs”, que está localizado no menu horizontal central. Em seguida, desça a barra de rolagem até chegar em “Inserção de imagens”. Selecione “Ativar” e, por fim, clique em “Salvar alterações”.

7. Acesse o Gmail desconectado da internet

É possível acessar as mensagens do Gmail quando não se tem acesso à internet. O recurso Gmail Offline permite aos usuários escrever novos e-mails, que são enviados assim que o usuário voltar a conectar-se à internet. Atenção: em hipótese alguma instale este complemento em computadores públicos, pois suas mensagens serão armazenadas localmente no disco rígido.

Para habilitar este recurso, faça o seguinte: ‘’Configuraçõe’’ do Gmail; Clique em “Off-line” no menu horizontal central; Por fim em “Instalar Gmail off-line”.

8. Feche seu Gmail remotamente

Sabia que no Gmail é possível sair de uma conta mesmo quando não se está no computador no qual ela foi aberta? Esse recurso é ideal para pessoas que tem o costume de esquecer sua caixa de entrada aberta em computadores públicos ou de amigos. Para ativar está tarefa é preciso clicar em “Detalhes”, podendo ser encontrado no canto direito inferior de sua caixa de entrada. E para finalizar, clique em “Sair de todas as sessões”.

9. Mude a aparência de sua caixa de entrada

Você pode mudar a aparência do Gmail quando quiser. O site oferece vários tipos de temas e até mesmo uma opção em que o tema é escolhido aleatoriamente pelo Google. Para alterar o tema procure por ‘’Configurações’’ do Gmail. Clique em “Temas” no menu horizontal central. E por fim, escolha uma das opções de tema. Após a escolha, o site automaticamente fará a alteração.

10. Veja o horário local do remetente ou destinatário

É comum encontrar pessoas que demorem a responder nossas mensagens. Então, antes de se irritar com a demora, saiba diretamente do Gmail o horário local do destinatário. Mas como vejo isso? Simples. Se no fuso horário local do destinatário for entre 21h e 6h, aparecerá um ícone de um telefone em vermelho. Este ícone ficará ao lado do contato. Caso encontre dificuldade, procure por mais informações clicando em “Mostrar detalhes”.

Para ativar o recurso faça o seguinte: “Configurações” do Gmail – Clique em “Labs”  – Desça a barra de rolagem e procure por ” Fuso horário do remetente” – Selecione “Ativar” e clique em “Salvar alterações”.

E você, conhece outros recursos interessantes do Gmail? Conte para a gente nos comentários abaixo!

QI_CTA_GuiaGmail


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.