5 dicas para montar uma aula criativa usando tecnologia

Desenvolver e realizar aulas criativas é fundamental! Nos dias atuais, é importante que os professores deixem um pouco de lado as aulas expositivas e utilizem a tecnologia a seu favor, elaborando atividades que incentivem a criatividade dos alunos a partir dos meios tecnológicos.

No post de hoje, separamos 5 dicas de como tirar suas aulas da mesmice com o auxílio da Internet e de ferramentas gratuitas para o ensino. Acompanhe!

two-up-arrows-straight-and-the-other-curved1. Introduza o conteúdo de um jeito diferente

Suas aulas são dadas sempre da mesma maneira? Você apenas passa o conteúdo do no quadro para seus alunos copiarem e nunca estimula debates na sala de aula? Saiba que professores precisam ter jogo de cintura e é necessário que se mantenham sempre atualizados, buscando novas formas de ensinar seus alunos a explorarem o mundo.

Isso pode ser feito a partir da mudança da configuração da sala de aula, colocando ênfase na participação dos alunos e introduzindo novas metodologias de ensino, como videoaulas e jogos educativos.

internet-like-a-bridge-concept-for-a-man-sitting-with-a-laptop2. Ofereça oportunidades para que seus alunos participem também pela Internet

Uma técnica simples para fazer seus alunos se engajarem com os conteúdos trabalhados em sala de aula é a criação de um blog. Assim, eles poderão conferir referências bibliográficas, retomar parte do que aprenderam e interagir.

A participação via comentários ou posts colaborativos pode funcionar como uma atividade extracurricular, ajudando a integrar os alunos que possuem mais dificuldade.

fitness-app3. Abuse dos recursos de áudio e imagem

Fica bem mais fácil entender uma história, procedimento ou técnica quando a vemos com nossos próprios olhos. Então, nada de aposentar o data show ou as caixinhas de som, pois eles continuam sendo fundamentais para mudar a dinâmica das aulas. Use vídeos, filmes e aulas nesses formatos para reforçar o conteúdo transmitido em sala de aula.

google-plus4. Aprenda a usar as redes sociais a seu favor

Não é preciso ser amigo de seus alunos no Facebook ou segui-los no Twitter, mas as mídias sociais podem, e devem, ter protagonismo no aprendizado. Boa parte dos seus estudantes se divertem e buscam informação nas redes sociais, então, que tal criar um Twitter só para a turma?

Publique conteúdos e dicas sobre a matéria dada em sala de aula, assim, será possível atingir os seus alunos com conhecimento que passará a fazer parte do seu dia a dia.

working-with-laptop5. Recorra a atividades paradidáticas já definidas para uma aula criativa

Existem centenas de aplicativos, softwares e tecnologias disponíveis para serem usadas em sala de aula. Tanto a App Store quanto a Google Play têm áreas específicas para o compartilhamento e divulgação de softwares educativos, que podem ter seu uso introduzido na classe.

Usar a tecnologia para explicar o mundo, encurtar distâncias e solucionar problemas pode tornar suas aulas mais criativas. O principal é garantir que esses instrumentos não estão sendo utilizados para substituir as aulas, mas, sim, para melhorar a maneira como professores e alunos interagem e aprendem juntos.

Ainda acredita que precisa de um bom motivo para começar a usar a tecnologia na hora de desenvolver uma aula criativa? Então, confira cinco razões para começar agora!


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.