6 ferramentas do Google Sala de Aula que vão incrementar sua aula
Com o objetivo de tornar o aprendizado cada vez mais fácil, a Google investe constantemente no desenvolvimento de ferramentas que têm como foco o setor educacional. O Google Sala de Aula é parte integrante da plataforma G Suite for Education, que oferece todas as funcionalidades dos aplicativos do Google (como Gmail, Drive e Hangouts) para escolas e universidades.
Com a ferramenta, professores e estudantes podem usar recursos novos para tornar o ensino mais produtivo. O Google Classroom tem uma funcionalidade de criar e manter turmas no ambiente digital. A plataforma está disponível para as instituições de ensino cadastradas no sistema G Suite for Education. Veja a seguir 6 ferramentas da plataforma que você não deve perder:
Criar uma turma
Para criar a sua primeira turma no Google Sala de Aula, basta clicar no botão com o símbolo de adição no topo. Nas telas que surgirem a seguir, você deve nomear a sua aula e categorizá-la adequadamente. Os seus alunos serão capazes de encontrar a sua turma e entrar no sistema por meio do código que o Google Classroom vai gerar. Também é possível convidar seus alunos usando o endereço de email deles.
O celular na sala de aula não precisa ser algo negativo, pode ser muito bem aproveitado para melhorar o aprendizado dos alunos. Confira este artigo!
Lançar comunicados
A tela principal do Google Classroom é muito parecida com uma rede social. Através dela, é possível postar comunicados que se tornam visíveis para todos os alunos que fazem parte daquela turma. Esses “posts” podem incluir links externos, vídeos do YouTube e até anexos do Google Drive. É a ferramenta perfeita para comunicados e avisos rápidos que precisam ser vistos por toda a turma.
Criar avaliações
Todo o potencial produtivo do Google Sala de Aula fica claro uma vez que abrimos a página da turma pela primeira vez. Por meio dessa tela, é possível enviar avaliações ou trabalhos para a turma com descrições, data e hora de prazo. Cada publicação deste tipo pode incluir anexos (inclusive arquivos que estão no seu Google Drive) ou links externos. Também é possível criar uma mesma tarefa para mais de uma turma.
Receber trabalhos
Do lado do aluno, esse processo também é intuitivo e facilitado. Quando eles terminarem a tarefa e precisarem enviá-la, farão tudo isso a partir daquela mesma tela do Google Classroom. Todas as tarefas possuem um botão de envio de arquivo, que os alunos deverão usar para entregar o trabalho. Essa funcionalidade também aparece no Google Drive, quando o aluno estiver realizando sua tarefa.
Organizar seu material
Para trabalharem de maneira produtiva, os professores precisam manter os seus materiais bem organizados. Ao contar primariamente com o ambiente digital do Google Drive, associado ao Google Sala de Aula, é possível ter todos os seus arquivos bem categorizados e separados. Eles ficam divididos em pastas com os nomes das turmas, o que facilita na hora de buscar um material específico. Os alunos também contam com uma funcionalidade equivalente, tendo seus arquivos organizados em pastas com os nomes das aulas.
Aproveitando que estamos falando do Google Sala de Aula, vamos ensinar como facilitar a comunicação com os alunos por meio do Google Google Group. Veja aqui como criar um!
Otimizar a comunicação
Alunos e professores precisam de boas ferramentas para a comunicação. A tela principal do Google Classroom estimula esse contato, permitindo que seja possível publicar mensagens e direcioná-las a grupos de alunos específicos. Além disso, o professor pode responder ao envio de trabalhos e avaliações por meio de mensagens que são direcionadas aos autores. Isso possibilita o envio de feedback particular a respeito do que é produzido.
O Google Sala de Aula tem recursos capazes de revolucionar a forma como professores e alunos interagem com o conteúdo. De que maneira você acha que todas essas funcionalidades podem fazer a diferença na sua instituição de ensino? Deixe um comentário com as suas ideias!