5 ideias para usar o Google Formulários em sala de aula

Vive-se, hoje, uma constante e crescente informatização da sala de aula. Cada vez mais, os professores e educadores têm aderido às tecnologias, trazendo-as para sua realidade. Essa é uma ótima forma de se conectar com seus alunos e de economizar tempo de trabalho.

Já são muitas as ferramentas disponíveis para esse fim, mas hoje vamos focar especificamente em uma, o Google Formulários. Esse recurso cria formulários e questionários que, assim que preenchidos, geram uma planilha com todos os dados levantados.

Mas como essa ferramente pode ser útil na sala de aula? Pois acompanhe agora mesmo nosso post e entenda as utilidades e aplicações do Google Forms no dia a dia das instituições de ensino:

Coletar trabalhos

Cada dia mais e mais trabalhos são feitos e entregues pelo próprio computador, mas alguns professores ainda se confundem quando recebem e-mails com os trabalhos em anexo, acabando por se perder em meio aos que já foram entregues, os que estão em aberto e os que estão incompletos. Com o Google Formulários, existe a possibilidade de se criar um formulário em que o aluno preenche as informações necessárias e fornece o link para seu trabalho pronto. Dessa maneira, o professor consegue controlar muito mais facilmente a entrega dos deveres.

Formar banco de dados

Informações essenciais sobre os alunos precisam estar sempre ao alcance do professor, não é mesmo? Por meio dessa ferramenta, pode-se armazenar dados básicos sobre cada turma, como o e-mail de cada aluno, seus telefones e carteiras de identidade, por exemplo, informações extremamente úteis no caso da realização de alguma excursão ou evento que envolva toda a sala, por exemplo. Dessa forma fica muito mais fácil se organizar, ganhando-se, com isso, bastante tempo para focar em todas as outras questões.

Aplicar avaliações

Uma nova e bem interessante forma de avaliação pode acontecer por meio do próprio aplicativo. Assim, o professor consegue, por exemplo, criar tarefas ou pequenos testes pelo Google Formulários de forma que se obtenha as notas automaticamente, logo após o efetivo cumprimento da avaliação pelo aluno. Com isso, ganha-se tempo tanto na realização como na correção da prova.

Realizar votações

Quem nunca teve que fazer votações em sala de aula sobre o melhor dia para a entrega de tal trabalho ou para a aplicação de determinada prova, por exemplo? Aí os alunos ficam super agitados e o resto do horário da aula vai por água abaixo! Pois o Google Formulários chegou como sendo um excelente recurso para apurar informações como essa. Por meio dele, a turma pode se organizar, de uma maneira muito mais ágil e coesa, para votar assuntos de seu interesses. Dessa maneira fica muito mais fácil esclarecer os argumentos a favor ou contra o pleito, definir detalhes sobre um evento ou até mesmo votar para o representante da turma.

Receber feedback

O Google Forms pode ser extremamente valioso para um professor que busca aprimorar seu trabalho a cada nova turma que leciona, já que, com essa ferramenta, passa a ser possível criar formulários que avaliam vários aspectos do seu trabalho, de uma forma super segura — e anônima!

E você, professor, já usou esse recurso em algum momento dentro da sala de aula? Como foi essa experiência? Comente aqui e compartilhe conosco suas vivências!

QI_CTA_GuiaIProfessores


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.