Educação e tecnologia: 8 aplicativos para professores

A prática docente tem mudado constantemente. Isso porque os alunos têm levado para a sala de aula novas demandas e necessidades de aprendizado, bem como muitas informações que adquirem em uma velocidade surpreendente.

Pensando nisso, o professor — que precisa dar conta dessas mudanças e tem pouco tempo — também precisa de apoio da tecnologia para otimizar o tempo, buscar conteúdos interessantes, preparar aulas, comunicar-se com os alunos e muito mais.

Já existem no mercado diversos aplicativos para uso do professor, que ajudam a tornar as aulas mais dinâmicas e interativas, além de organizar o tempo de forma eficiente.

Nesse post, unimos educação e tecnologia, buscando os melhores aplicativos para professores. Veja só!

attendanceAttendance

Com esse aplicativo ficará mais fácil controlar a frequência dos seus alunos. Com uma interface simples e muito bem pensada, você pode criar diversos grupos (salas de aula) e controlar a presença.
Acabou a dor de cabeça de monitorar a enorme quantidade de salas que todo mundo tem!

remindRemind

O Remind trouxe uma forma prática e muito eficiente de entrar em contato com pais e alunos. Com ele, você cria as mensagens e elas chegam nos telefones dos destinatários.

O melhor de tudo é que os que recebem não têm acesso ao seu número de telefone e outros dados. Além disso, os professores podem visualizar quais destinatários receberam.

evernoteEvernote

O Evernote funciona como uma espécie de bloco de notas onde é possível fazer anotações, colocar imagens, vídeos, fazer listas e controlar despesas e similares. É praticamente um assistente pessoal que pode te ajudar a organizar todo o conteúdo que você utiliza nas aulas. É um dos aplicativos de maior sucesso com essa função.

TeacherkitTeacherKit

Com esse aplicativo você pode controlar todos os dados dos seus alunos, como frequência, notas, informações sobre comportamento e outros detalhes. É uma forma simples e completa de organizar as informações de cada estudante.

educreationsEducreations

O Educreations permite que o professor crie imagens e animações, inclusive com sons, para compartilhar com os alunos em tablets ou lousas digitais. É uma ferramenta muito completa que deixa a aula mais dinâmica e interativa. Os alunos adoram!

QuizletQuizlet

Esse aplicativo permite criar, compartilhar e encontrar cards sobre diversos assuntos. É uma forma prática e muito divertida de se atualizar e de encontrar diferentes formas de apresentar temáticas.

TEDTED

Com o TED, você encontrará uma infinidade de vídeos e conteúdos sobre os mais diversos assuntos. São histórias inspiradoras, que com certeza te ajudarão a preparar aulas e a achar recursos para a utilização com os alunos.

Star ChartStar Chart

Com o Star Chart, você terá um planetário no smartphone. Ele permite, por localização via GPS, que você mostre aos alunos quais constelações estão ali, no local onde estiverem, naquele momento. Os recursos não param por aí e você terá um guia completo sobre os astros.

Viu, só? São diversas as possibilidades, tanto para organização do dia a dia do professor quanto para auxílio na preparação de aulas e busca de conteúdos.

Educação e tecnologia unidos por meio de aplicativos para professores deixarão a aula mais dinâmica e atraente!

E se você quiser saber mais sobre as tendências em tecnologia na educação, leia esse post.


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.