Ferramentas de RH: conheça a potencialidade da videoconferência

A utilização do recurso de videoconferência permite que uma reunião a distância seja feita cara a cara em tempo real e que as informações fluam de forma cooperativa e compartilhada. Também abre espaço para a transmissão ao vivo e o compartilhamento de documentos, permitindo que estes sejam editados em tempo real e com o conhecimento de todos os participantes da reunião.

A mudança tecnológica tem influenciado fortemente aspectos no mundo dos negócios. Produtos tornam-se obsoletos em uma velocidade cada vez maior e ramos de atividades deixam de existir em um espaço de tempo relativamente pequeno. O setor de RH deve estar sempre atento a essas transformações para capacitar seus colaboradores para novas atividades e tecnologias.

Entrevistas de emprego

Para aperfeiçoar o atendimento a tantos candidatos por varga e vencer as distâncias geográficas, a videoconferência tem sido uma boa alternativa. Para o recrutamento de pessoal, o crescimento da utilização da videoconferência nos últimos anos tem sido significativa.

Treinamentos

Com a alta produtividade dos processos empresariais e unidades da empresa distantes, o desafio tem sido conseguir fornecer capacitação aos funcionários. As salas virtuais têm auxiliado na retenção e na formação de talentos. Os principais atributos da tecnologia no treinamento são a disseminação do conhecimento, a interatividade e a sociabilidade.

Apresentações de resultados

As apresentações de resultados muitas vezes envolvem funcionários de diversos setores ou unidades remotas. A videoconferência se encaixa muito bem nessas situações, pois reduz deslocamentos e aumenta a comunicabilidade, a agilidade nos projetos e a mobilidade.

Gestão de mudanças e RH

Toda tecnologia de informação está a serviço no sentido de impulsionar a informação ao topo da lista de prioridades na atualidade. No mundo dos negócios, agregar vantagens é priorizar os investimentos no sentido de captar os recursos para a tomada de decisão. A videoconferência faz parte desse contexto e o RH também se vincula pelas características já descritas anteriormente.

As pessoas aceitam ou rejeitam as mudanças com maior ou menor determinação. Sempre haverá a pessoa que priorizará o contato físico para suas entrevistas e reuniões, como haverá quem prefira quebrar sua rotina de trabalho em busca de uma interação com pessoas em outras localidades.

Existe aquele que ocupa o tempo de deslocamento para estudar propostas, soluções alternativas ou simplesmente montar estratégias de ação para a reunião presencial. Como, também, há pessoas que não se sentem plenamente à vontade diante da tecnologia. Há perfis diferentes, mas que buscam o mesmo objetivo: serem produtivas e atingir o crescimento profissional. Atender o perfil dessas pessoas é uma tarefa de RH.

A velocidade das decisões está cada vez mais rápida e exige uma tecnologia de comunicação baseada nas características e nas metas propostas por meio de ferramentas do RH. No entanto, um fator estrutural importante é a forma como a informação transita por todos os seus patamares e com que características essa informação chega às pessoas, e a videoconferência é uma das ferramentas que irá ajudar nessa tarefa.

Aproveite para saber mais sobre como a tecnologia otimiza seu dia a dia no RH!

QI_CTA_CardsTransformationRH


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.