A internet simplesmente revolucionou a comunicação e a forma de se fazer negócios, implementando novas práticas e perspectivas que mudaram completamente os hábitos da população mundial. E um dos conceitos desses novos tempos diz respeito aos endereços de e-mail usados profissionalmente por aí. Nesse caso preferimos até já adiantar: por mais que seja extremamente fácil obter um e-mail gratuito com @gmail.com, esse tipo de endereço não oferece — nem de longe! — a mesma credibilidade de um legítimo @nomedaempresa.com.br. Até sem o endereço completo já faz diferença, não acha?
E são diversas as vantagens para uma empresa usar um e-mail próprio, que incluem transmitir mais credibilidade, captar mais negócios e até servir de acesso fácil ao site. Além disso, ter um e-mail próprio proporciona funcionalidades únicas à empresa, que poupam não só tempo como recursos. E ainda tem mais: se você gosta da interface do Gmail, não precisa abandoná-la para usar um e-mail corporativo, afinal de contas, o G Suite oferece todas as vantagens do sistema Google para endereços personalizados!
Pronto para investir nessa solução o quanto antes e já sair na frente da concorrência no mercado? Então confira no post de hoje 9 excelentes motivos para criar um e-mail personalizado agora mesmo:
Um contato por e-mail pode servir como uma excelente via de negócios, até mesmo se não tiver as vendas como assunto inicial. Ao se deparar com um e-mail do tipo @nomedaempresa.com.br, o destinatário se sentirá suficientemente seguro para fazer negócios com aquela empresa, muito mais do que ficaria se recebesse exatamente a mesma proposta de um endereço pessoal. Seu e-mail serve como um ótimo cartão de visitas, chegando a contatos muito estratégicos já causando uma boa primeira impressão.
Coloque-se no lugar do seu destinatário: você encara com mais credibilidade uma mensagem de remetente @servidor.com ou @nomedaempresa.com.br? É claro que o segundo, mesmo que inconscientemente, transmite muito mais seriedade para o destinatário, mostrando que a empresa realmente existe. Por passar mais credibilidade, esse passo também serve para legitimar o negócio diante das pessoas com quem você se comunica.
É uma ilusão pensar que um e-mail personalizado para uma empresa custe caro. Em geral, é inclusive uma possibilidade oferecida juntamente com a hospedagem do site. Assim, se você já possui uma página na web, é muito possível que tenha direito a um ou até mais endereços de e-mail personalizados. Além disso, os negócios obtidos graças às vantagens de se ter um endereço único compensarão esses gastos em um piscar de olhos.
Quando uma empresa passa a usar os serviços gratuitos de um sistema de e-mails, acaba confiando seus dados a esse servidor, o que pode não ser uma atitude muito estratégica para os negócios, já que qualquer vazamento de informações pode significar grandes problemas. Ao ter um e-mail personalizado, a empresa passa a ser a detentora dos seus próprios dados, o que proporciona muito mais privacidade e segurança para suas comunicações. Além disso, optando pelo Apps for Work você ainda tem a vantagem de contar com o sistema de segurança Google, que passa por constantes atualizações, estando sempre um passo à frente da concorrência.
Um endereço de e-mail personalizado não serve apenas para criar uma conta para cada funcionário. A maioria dos serviços também consegue criar mecanismos que facilitam a vida da equipe, como o envio em massa. Com essa funcionalidade é possível criar endereços para departamentos, por exemplo, e fazer com que tudo o que for enviado para ele seja encaminhado para todos os membros da equipe. Assim você pode ter um endereço financeiro@nomedaempresa.com.br, por exemplo, de forma a fazer com que todas as mensagens mandadas para lá sejam encaminhadas automaticamente para os profissionais do dito setor.
Outra vantagem de ter um e-mail personalizado para a empresa é que o endereço do seu site consequentemente acaba recebendo uma maior divulgação, afinal, ele já está ali, estampado no endereço do e-mail! Pense por um minutinho: é muito mais difícil para o destinatário saber qual é seu site se receber uma mensagem vinda de um @gmail.com ou @hotmail.com, não concorda? Ao ganhar visitas na sua página, você automaticamente abrirá mais uma porta para a possibilidade de fechamento de negócios.
Para sempre obter boas perspectivas de negócios em sua área de atuação, você precisa estar sempre à frente dos seus concorrentes. Isso é fato. Nesse cenário, prever e antecipar tendências é simplesmente essencial para o trabalho eficiente. Portanto, ficar para trás só poderia gerar o efeito contrário! Por mais que você não veja problema algum em continuar a fazer seus contatos usando um e-mail @gmail.com, a verdade é que seu cliente em potencial se sentirá muito mais seguro tratando com seu concorrente, que possui um e-mail com o nome da empresa. Melhor não correr esse risco, certo?
Em geral, sistemas de e-mail gratuitos, como os que são mais popularmente usados, oferecem funcionalidades pensadas para o usuário médio lidar em sua vida pessoal. Uma empresa, por outro lado, possui necessidades bem maiores e mais sofisticadas. E aí entra a necessidade de mais espaço para o armazenamento de mensagens e dados. A maioria dos planos de hospedagem conta com boas reservas de espaço para corporações, exatamente tendo em vista essa maior demanda por envios e recebimentos de arquivos grandes.
Se você usa um e-mail @gmail.com primariamente porque considera a plataforma do Google a melhor, ficará super satisfeito ao saber que é possível trazer todas as suas vantagens para o endereço personalizado. Usando o pacote G Suite, qualquer empresa pode utilizar toda a tecnologia da estrutura do Gmail com seu próprio endereço @nomedaempresa.com.br, uma vez que o G Suite permite acesso a todos os produtos Google, como Drive, Agenda, Hangouts e muito outros.
Sabendo que esses motivos são mais que suficientes para você perceber o quão importante é ter um e-mail personalizado para sua empresa, que tal começar já? Confira nossos posts sobre como criar um e-mail com o nome da sua empresa e como fazer um e-mail do Google com o nome do seu negócio! E aproveite para entrar em contato com um consultor para saber exatamente como trabalhar de forma mais estratégica!