Admin Console: conheça o painel de controle do G Suite

O G Suite é de grande ajuda para as empresas que desejam alcançar melhores resultados de comunicação e automação de tarefas.

Como tem diversas ferramentas e aplicativos, é fundamental que tudo possa ser controlado e configurado de um jeito fácil. É exatamente para isso que existe o Admin Console.

Essa ferramenta é um painel que permite a configuração de diversos parâmetros sobre o G Suite. Ao ser utilizada corretamente, os benefícios são variados, especialmente em relação à segurança. Para entender melhor como tudo funciona, conheça o Admin Console e as suas principais funções!

Afinal, o que é o Admin Console?

O Admin Console é uma das principais ferramentas do G Suite. Ele é utilizado pelos administradores de domínio e serve para garantir uma gestão centralizada.

Por meio dele, é possível controlar a segurança e o acesso de dados, privacidade, proteção contra phishing, aprimorar a segurança do e-mail, bem como informações sobre todos os recursos empregados. A partir da configuração correta, garante que tudo seja utilizado da melhor maneira, de acordo com as políticas de compliance e segurança da empresa.

Quais são as principais funções?

Uma de suas funções é a inclusão ou exclusão de usuários e a criação de grupos. Para que a cloud computing seja usada da melhor maneira, é indispensável que haja uma preocupação com a hierarquização de acesso e uma organização de permissões. No Admin Console, o administrador de domínio pode determinar quais usuários terão privilégio de administrador, por exemplo.

Ele também permite a aplicação de políticas específicas para cada um, o que dá permissões diferentes. Isso garante que pessoas com níveis hierárquicos distintos tenham acessos condizentes com suas posições. Para facilitar o gerenciamento, há o aprovisionamento de usuários de forma automatizada.

Ainda oferece controle dos aplicativos utilizados, bem como dos dispositivos. Com isso, é possível reconhecer quais são os smartphones e tablets que são usados pela empresa. Quanto à segurança, determina passos de acesso, como o Logon único ou o processo em duas etapas. Dessa forma, é possível escolher a configuração mais adequada para o empreendimento e seus grupos.

Para melhorar, oferece monitoramento e total acompanhamento dos aplicativos do G Suite. Com a elaboração de relatórios, é possível reconhecer como é o uso dos recursos e a adoção dos aplicativos na empresa.

Por que ele é importante?

O Admin Console é, acima de tudo, uma ferramenta de controle que permite mais segurança e total centralização de dados de configuração e gerenciamento. Assim, há uma melhoria no workflow de comunicação e de atuação.

Outra questão indispensável é a segurança. Graças a esse elemento, é mais fácil proteger as informações e criar barreiras contra vazamentos de informações confidenciais. Isso ajuda a equilibrar a disponibilidade de dados e um nível elevado de proteção.

Para ficar ainda melhor, também proporciona visibilidade completa sobre várias questões do empreendimento. É possível entender quais são as principais ferramentas, bem como a forma de utilização delas e os dispositivos empregados. A partir de uma análise cruzada de informações, será possível reconhecer novas necessidades, oportunidades e desafios da área de TI no negócio.

O Admin Console é um painel fundamental para controlar o acesso e uso do G Suite. Graças a essa ferramenta, a empresa obtém os níveis corretos de segurança e produtividade.

Para que tudo isso possa ser aproveitado corretamente, contar com um bom suporte técnico é fundamental. Para obter um acompanhamento em tempo real, conheça o serviço da Qi Network e garanta o melhor desempenho para o negócio!

QI_CTA_eBook28_KitGSuite


Jorge Oliveira

Jorge Oliveira

Jorge Oliveira é líder técnico da Qi Network. Graduado em Ciências da Computação e Sistemas Computacionais pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Arquiteturas Cloud e web.