Administração: Como a tecnologia e a internet podem ajudar na gestão educacional

A cada dia, a forma como nos comunicamos é alterada por um avanço tecnológico. Mais que isso, novos softwares e aplicativos são lançados no mercado quase que diariamente para atender às mais variadas necessidades e facilitar a vida das pessoas, independente do cargo que ocupam. No caso da gestão educacional, especificamente, existem diversas ferramentas que não apenas auxiliam, mas otimizam a gestão e as comunicações interna e externa das instituições de ensino.

Pensamos em alguns problemas enfrentados no cotidiano dos gestores e listamos as possíveis soluções abaixo, todas gratuitas e simples de usar! Confira!

Comunicação interna com alunos, funcionários e professores

O bom e velho mural não precisa perder sua função, nem a sua glória, mas a tecnologia pode – e vai – tornar a comunicação interna muito mais eficiente e assertiva. Conheça algumas funcionalidades de aplicativos gratuitos que irão te ajudar nessa missão:

Gmail: a plataforma de e-mail mais utilizada do mundo será uma grande aliada na comunicação interna. Com ela você pode criar um grupo de e-mail, nomeá-lo e enviar mensagens direcionadas, por exemplo, apenas para os professores de biologia, ou apenas para as coordenadoras. Na plataforma você pode criar quantos e-mails precisar!

Google Drive: o computador quebrou? Deu problema no servidor da escola? Não se preocupe, com o Drive todos os seus arquivos são salvos em tempo real na nuvem do Google. Além disso, você pode compartilhar planilhas, arquivos de texto e apresentações com quem quiser, controlando, inclusive, se a pessoa pode editar o arquivo ou apenas visualizá-lo. Imagine, por exemplo, atualizar em tempo real os horários de utilização dos laboratórios da escola. Ou então as frequências e notas dos alunos.

Agenda online: compartilhe reuniões, seminários, encontros, viagens e o que mais quiser com professores, funcionários e alunos. Ao confirmarem presença, você tem o controle exato de quem irá e mais, o aplicativo avisa a todos os confirmados com antecedência para que ninguém esqueça do compromisso. Convide quantas pessoas quiser, sem custos adicionais!

Comunicação com pais de alunos e público externo

Assim como na comunicação interna, diversos app’s podem ajudar na comunicação com o público externo. Imagine, por exemplo, enviar o boletim do aluno diretamente para o pai, compartilhando, simultaneamente, as provas e/ou matérias onde ele teve menor aproveitamento. Imagine, ainda, que o pai possa comentar e tirar dúvidas em tempo real com o professor específico. Sem burocracia, sem complicação.

Sustentabilidade e economia de papel

Quantos papéis você tem à sua frente nesse exato momento? Pense em quantos deles poderiam ser substituídos por arquivos virtuais, que não somem, não molham, podem ser acessados de qualquer lugar e são salvos automaticamente no Google Drive. Além da economia, os arquivos podem ser compartilhados com quantas pessoas for preciso, simultaneamente, ao apertar de um botão. Pense nisso!

Existem muitas outras plataformas e aplicativos que auxiliam e agilizam a gestão de escolas e instituições de ensino.

Tem mais alguma dúvida? Faça um comentário que responderemos o quanto antes, ou então fale conosco nos canais de comunicação da QI Network!

QI_CTA_CardsTransformationADMINISTRATIVO


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.