Agilize seu trabalho no G Suite com templates

Template é uma palavra muito utilizada por profissionais do ramo do design e tecnologia. Trata-se de um “modelo” de documento. Não é o documento em si, e sim uma espécie de layout, só que sem conteúdo.

O uso dos templates é muito comum quando queremos acelerar o tempo de criação de um determinado documento. Sabe aquele dia em que o chefe te pede para fazer uma planilha “pra ontem” e você está totalmente sem criatividade, mas gostaria de entregar um bom trabalho? É justamente para ocasiões como essa, ou para aqueles que não gostam de criar seus próprios modelos que os templates podem ser muito úteis.

E como o G Suite tem um arsenal de ferramentas incríveis para te ajudar em todas as tarefas, é claro que ele não deixaria de lado essas “belezuras”. Veja como é fácil agilizar seu trabalho do dia a dia com os templates do G Suite:

Onde encontro os templates?

O Google Drive tem uma galeria gigante com muitos modelos de documentos disponíveis (planilhas, arquivos de texto, cartas, recibos, cartões, entre outros). Clicando neste link, você poderá visualizar a lista completa, devidamente separada por tipos, categorias e até por idioma.

Você também pode acessar os modelos a partir do seu próprio Google Drive. Basta proceder da seguinte maneira:

  1. Abra o seu Google Drive.
  2. Crie um documento qualquer (pode ser uma planilha ou apresentação, conforme sua necessidade).
  3. No menu do documento clique em “Arquivo” (File), depois em “Novo” (New) e a seguir em “Do modelo” (From template).
  4. A mesma lista que você acessaria pelo link vai aparecer e você poderá explorá-la à vontade.

Como faço para começar a usar um modelo?

Depois de percorrer a galeria, você pode escolher aquele template que mais te interessa e clicar em Visualizar (Preview). Dessa maneira você poderá ter uma ideia mais detalhada daqueles que acha mais interessantes para o seu tipo de projeto. Depois de escolhido o layout preferido, clique em Usar este template (Use this Template) para começar a editar o conteúdo.

Como pesquisar mais opções de template?

Dentro da galeria é fácil navegar e encontrar os mais variados tipos de modelos. Na barra lateral esquerda da lista, é possível pautar sua busca em um dos seguintes critérios:

  • Mais populares
  • Tipos
  • Categorias
  • Idiomas

Abaixo de cada critério haverá uma pequena listagem das variantes, por exemplo, em Categorias há uma lista com alguns itens como: cartas e tabelas. Basta escolher aquele que mais se ajusta à sua necessidade para ver os modelos existentes.

Se gostar de um dos modelos poderá usá-lo em outro trabalho, sempre que precisar. Também poderá classificar o template conferindo a ele uma pontuação (aquela estrelinha que fica abaixo do título do modelo).

Você também pode salvar os modelos que mais curtir criando uma galeria personalizada na aba Templates que usei e também criar modelos e disponibilizá-los para outros usuários. Isto é especialmente útil em empresas, que podem unificar o padrão visual de seus documentos com facilidade.

A biblioteca cresce a cada dia com a colaboração de muitas pessoas ao redor do mundo. E tudo fica sempre ali, ao alcance de um clique. Aproveite para experimentar e incremente o design do seu próximo documento!

Quer mais dicas de como tirar o máximo do G Suite? É só continuar ligado no blog da Qi Network!

QI_CTA_CaseRhRd


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.