Banco espanhol BBVA vê segurança e vantagens do G Suite

O negócio é o maior que o gigante das buscas assinou com uma empresa para seus serviços de computação em nuvem, onde o software é oferecido como um serviço (SaaS). O banco contou à BBC que iria usar as ferramentas do Google apenas para comunicação interna. Mas o acordo pode ser visto como um avanço na adoção corporativa.
Bancário, com as suas necessidades de alta segurança e regulamentos estritos – sempre foi considerada uma das indústrias últimos a aceitar a computação em nuvem.

BBVA diretor de inovação, Carmen Herranz, destacou que todos os dados de clientes e outros sistemas bancários chave iria “permanecer em nossos próprios data centers” e ser completamente separada da solução de cloud.

O banco usaria aplicações do Google, como email, calendário videoconferência docs, chat e outras ferramentas de colaboração para “conseguir uma mudança cultural” e se “toda a empresa a trabalhar em conjunto” entre os 26 países onde o BBVA se baseia.

Ms Herranz disse que o projeto – com roll-out em todos os funcionários para ser concluídas até o final do ano – não era sobre redução de custos.

“O objetivo principal é promover a inovação e tomada de decisões e aumentar a produtividade. Estamos em um mercado desafiador e precisamos fazer mais rápido e as decisões mais precisas … e eliminar a duplicação”, Ms Herranz, disse à BBC.

Também a condução da mudança foi o aumento da mobilidade da força de trabalho do banco. Um monte de necessidades de computação do banco tinha se mudado para smartphones, tablets, notebooks e computadores em casa, ela disse.

José Olalla, diretor de informática do BBVA, disse que porque os trabalhadores já tinham “acesso [para] a informação que precisam, a qualquer momento a partir de qualquer dispositivo conectado à Internet, em qualquer lugar do mundo, [eles] será capaz de ser mais flexível e móvel “.

O BBVA é um dos maiores bancos da Espanha.

É também o maior provedor de serviços financeiros no México, e tem uma grande presença no sul dos Estados Unidos.


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.