Gestão da inovação: processos e tecnologias para inovar na sua empresa

Durante muitos anos, o que norteou as empresas foi a busca por qualidade. Hoje, é possível perceber que apenas a qualidade já não é suficiente. O comportamento do consumidor mudou: ele está mais exigente e muito mais ávido por informação. Por isso, com o objetivo de situar as empresas em um mercado tão competitivo, a inovação organizacional passou a ser indispensável e, com ela, a gestão da inovação para organizar a busca por eficiência e melhores resultados.

Com intensas inovações sendo implantadas nos mais diferentes segmentos, a capacidade de inovar tornou-se o diferencial que separa as empresas bem-sucedidas das malsucedidas. Sendo assim, para se manter no mercado, é preciso que uma cultura de inovação realmente faça parte da sua empresa.

Se os planos para o seu negócio incluem crescimento, novas oportunidades, clientes cada vez mais satisfeitos e aumento da lucratividade, a gestão da inovação é algo que deve permear esses objetivos.

Neste conteúdo, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre gestão da inovação, qual é a importância dela para a sua empresa, quais são os benefícios de aplicá-la na organização e por que é imprescindível contar com tecnologia adequada. Confira!

O que é gestão da inovação?

A inovação pode ser definida como uma ideia colocada em prática que proporciona resultados de impacto para a organização e a coloca em destaque em relação aos seus concorrentes. O exercício da inovação geralmente traz melhorias para todos os envolvidos, internamente e externamente, conforme são otimizados os processos.

Nesse sentido, a gestão da inovação é a prática de estruturar os processos de criação de soluções inovadoras, baseada em uma cultura de incentivo à participação dos colaboradores. Considerando estratégias diferenciadas para aprimorar ferramentas, gerir a inovação tem como objetivo indicar novos caminhos para tornar alcançáveis as metas do negócio.

A competitividade leva as empresas a precisarem se diferenciar, entregando algo que a concorrência ainda não oferece. Precisam ainda produzir mais com menos recursos e sem retrabalho, usando ao máximo o que a tecnologia oferece.

Diante desse cenário, a gestão da inovação tem o papel de otimizar as operações, renovando as soluções da empresa continuamente e tornando os processos mais ágeis, eficientes e econômicos.

Qual é a importância de aplicar a gestão da inovação nas empresas?

Adotar a gestão da inovação não se trata mais de uma questão de escolha. Esse conjunto de práticas inovadoras é hoje algo obrigatório para empresas que desejam continuar no mercado. Além disso, sem uma gestão da inovação se torna difícil obter processos otimizados que contribuam para alcançar ou manter a sustentabilidade econômica.

Portanto, ao se questionar sobre o quão importante é aplicar a gestão da inovação na sua empresa, entenda que é uma estratégia indispensável para estar de acordo com as demandas do mercado.

Considerando todas as metas que a organização tem, sejam elas de atendimento às expectativas dos clientes e às exigências legais, só é possível alcançá-las inovando continuamente.

Se essas razões ainda não forem suficientes para entender a importância da gestão da inovação para a sua empresa, podemos destacar ainda que essa prática é a responsável por escalar as operações na empresa, já que possibilita resolver falhas, otimizar processos e, sobretudo, aumentar vendas.

Como em qualquer implantação, podem surgir desafios, como certa resistência dos colaboradores e a dificuldade de estabelecer uma nova cultura organizacional. Ainda assim, é cada vez mais fundamental contar com a gestão da inovação para que a empresa obtenha melhores resultados.

Quais são os principais benefícios da gestão da inovação?

Já foi possível ver o quanto a gestão da inovação pode ser interessante para o seu negócio. Mesmo assim, resolvemos trazer ainda mais motivos para você considerar antes de aderir essa estratégia.

Maior vantagem competitiva

Quando a organização atua visando a gestão da inovação, ela tem mais chances de organizar com eficácia seus processos de produção, de administração e de negócios, ao aplicar no dia a dia as diferentes ferramentas tecnológicas do mercado disponíveis com esse objetivo.

Com isso, a empresa consegue se destacar ativamente no segmento em que atua, gerando mais visibilidade e criando maior vantagem competitiva em relação à concorrência.

Otimização de processos

A gestão da inovação tem como principal objetivo a melhoria contínua das operações de uma empresa, o que deve ser realizado contando com recursos tecnológicos, engajamento das pessoas e otimização de processos.

Dessa forma, a organização pode ser inteiramente reestruturada, mudando a forma como desenvolve seus produtos e serviços, define suas estratégias de marketing, se comunica com seus clientes, etc.

Essas mudanças possibilitam processos otimizados, tanto internamente quanto externamente, passando a ser mais eficientes e ágeis.

Aumento da lucratividade

Como a gestão da inovação garante maior vantagem competitiva e processos otimizados, a empresa tem um excelente cenário para ter ganhos em lucratividade.

Isso é possível porque, ao automatizar tarefas operacionais, a empresa consegue ser mais ágil, reduzir custos e aumentar resultados financeiros. E também porque essas mudanças impactam positivamente a satisfação dos clientes, que tendem a se tornar mais fiéis.

Possibilidade de escalar os negócios

Uma empresa que investe em inovação está sempre um passo à frente no mercado, focada em garantir para o cliente o melhor custo-benefício de seus produtos e serviços e, assim, conquistar mais clientes, aumentar a lucratividade e, consequentemente, ter mais chances de expandir os negócios.

Esse crescimento é possível a partir da gestão da inovação, que reestrutura a empresa para começar a pensar de maneira inovadora e alinhar-se em relação às exigências do mercado, que está também em constante mudança.

Fortalecimento da marca

Quando a empresa investe em gestão da inovação, a marca ganha porque recebe um novo olhar do mercado. Com processos otimizados e sempre focada em inovação, é certo que a organização passará a ser vista com outros olhos.

Se posicionando como uma organização mais eficiente e com processos mais ágeis e com a consequente confirmação do mercado em relação a essa mudança, a marca inevitavelmente ganha força para se destacar no seu segmento.

Por que usar tecnologia adequada para gestão da inovação?

Para conquistar todos esses benefícios, o uso de tecnologias e sistemas adequados para a gestão da inovação é indispensável; já que geralmente as empresas sabem que precisam inovar, mas não têm noção de por onde começar.

Portanto, é fundamental contar com empresas especializadas para desenvolver um programa de inovação aderente à empresa e também para implantar processos que garantam uma boa  gestão da inovação.

A Qi Network é Premier Partner Google Cloud, especialista em Work Transformation e colaboração empresarial e possui profissionais certificados em modernização de infraestrutura e inteligência de dados. Oferece o serviço de gestão da inovação para empresas de diversos segmentos do mercado, orientando sobre as mudanças necessárias para que a inovação seja contínua, organizada e gerenciada.

Conheça o Programa Jornada de Inovação da Qi Network:

O Programa Jornada de Inovação tem o propósito de facilitar a jornada de inovação nas empresas por meio da implementação de um programa de inovação aliado a um conjunto de soluções cloud e serviços especializados em gestão da inovação

Acreditamos que a sinergia destes três elementos proporciona gestão, governança e sustentabilidade de uma cultura de inovação.

Caso a empresa já possua um programa, é possível revisá-lo, analisando possíveis melhorias para o fluxo da inovação contínua. Se a empresa possui iniciativas de inovação não estruturadas, podemos cocriar um programa customizado, seguindo as melhores práticas do mercado.

O serviço de gestão da inovação visa orquestrar o fluxo dos projetos de inovação desde a sua descoberta até a mensuração dos resultados após a implementação da inovação.

Entenda o processo de inovação desenvolvido pela Qi Network:

 

  1. Descoberta de desafios:
  • Captura dos desafios
  • Homologação e classificação dos desafios
  • Aprovação dos desafios prioritários

Como a Qi Network atua:

  • Suporte à gestão financeira
  • Suporte técnico
  • Análise e orientação
  • Capacitação

 

  1. Design de soluções:
  • Analisar e planejar protótipo
  • Analisar e planejar POC
  • Analisar e planejar sprint de Dev
  • Preparar para execução

Como a Qi Network atua:

  • Design de protótipo
    • Planejamento de fluxo de trabalho
    • Planejamento de fluxo e arquitetura de dados
    • Planejamento da prototipação de solução
    • Planejamento da arquitetura da infra
  • Design de POC
    • Planejamento de POC da solução
    • Planejamento de prototipação de solução
  • Design de sprint
      • Planejamento de solução

 

  1. Desenvolvimento de inovação:
  • Desenvolvimento
  • Implementação
  • Adoção da solução

Como a Qi Network atua:

A Qi Network possui equipes de desenvolvimento e implementação de soluções de Produtividade, Modernização de Infraestrutura e Inteligência de Dados, além de desenhar e implantar projetos para adoção de soluções inovadoras.

Entenda como a Qi Network pode potencializar a gestão da inovação na sua empresa. Fale com um de nossos consultores para saber mais detalhes sobre o nosso Programa Jornada de Inovação!

Falar com a Qi Network!


Henrique Augusto

Henrique Augusto

Diretor de Inovação e sócio-fundador da Qi Network, há mais de nove anos ajudo empresas a inovarem por meio de soluções em nuvem nas áreas de produtividade, inteligência de dados e modernização de infraestrutura.