6 características indispensáveis de um gestor financeiro

Para ser um bom gestor financeiro é preciso algo mais do que conhecimento técnico em sua atividade. Assim como em outras áreas, elementos como inteligência emocional e disciplina fazem toda a diferença.

Para atuar com organização e planejamento dos recursos financeiros das empresas, é preciso possuir algumas características especiais. Quer saber mais sobre isso? Então confira no post 6 características essenciais para se tornar um gestor financeiro de sucesso por muitos anos.

1. Inteligência emocional

Como lidar adequadamente com gestores, clientes e colaboradores sem o devido equilíbrio emocional? Ainda mais em momentos de instabilidade econômica, a exigência pelo controle dos nervos torna-se maior.

É preciso considerar a importância desse fator nas atividades do gestor financeiro. A inteligência emocional garante, entre outros benefícios, uma atitude mais confiante e flexível, permitindo um melhor desempenho em função dos objetivos e jogo de cintura diante de eventualidades.

2. Grande capacidade analítica

Como lidar com o enorme fluxo de dados vindo dos mais diversos setores de uma empresa?

Neste caso, muito mais do que extrair esses dados é fundamental interpretar corretamente todas as informações recebidas de modo a encontrar soluções para problemas, além de propor as melhores alternativas. Assim, cabe ao gestor financeiro desenvolver uma grande capacidade analítica para ganhar destaque.

3. Ser um líder nato, mas sempre justo com os funcionários

Liderança é fundamental. Entretanto, é muito comum ver gestores que confundem liderança com autoritarismo. Liderar é conquistar pelo respeito, não pela imposição.

Quando se conquista pelo respeito, você ganha aliados que estão dispostos a estar ao seu lado na sua missão. Por outro lado, quando se lidera pela imposição, o que se obtém é o descontentamento e pouca disposição das pessoas para ajuda-lo.

Assim, procure pensar que um bom líder surge naturalmente quando suas intenções são boas e suas ideias fazem todo o sentido para as outras pessoas.

4. Ser um gestor financeiro que nunca fica parado

Para obter destaque num mercado tão competitivo, é importante estar sempre em busca de conhecimentos específicos, capazes de diferenciar você dos outros profissionais. Para tanto, só existe um caminho: investindo em educação.

Procure por especializações que envolvam ferramentas específicas para fazer a diferença na sua carreira. Cursos de pós-graduação, de idiomas, entre outros, tendem a alavancar sua trajetória profissional.

Da mesma forma, procure estar sempre atento às inovações tecnológicas que surgem. Elas podem exigir novos conhecimentos em sua área.

5. Ter disciplina e cumprir horários

Disciplina é importante. A partir do momento em que você define um objetivo para sua carreira, é preciso pensar na trajetória que será percorrida até que ele seja alcançado. Estamos falando aqui de comprometimento com as próprias prioridades, algo que só poderá render benefícios a longo prazo.

Da mesma forma, saber lidar com os horários será primordial para construir uma carreira de sucesso. Não somente para cumprir com os compromissos profissionais, mas também para que a trajetória pensada seja percorrida sem maiores problemas.

6. Querer ir sempre além

Um gestor financeiro sem ambição tende a se contentar com resultados medianos em sua carreira. Da mesma maneira que é preciso estabelecer objetivos, é fundamental também renová-los à medida em que as metas são atingidas. Disso depende uma evolução pessoal e profissional, em função de conhecimento e maturidade.

QI_CTA_CardsTransformationFINANCEIRO


Rômulo Martins

Rômulo Martins

Rômulo é Diretor de Marketing da Qi Network, empreendedor por natureza, estrategista por vocação e entusiasta do Inbound Marketing.